Não dê descanso ao lazer!

Inscreva-se e receba as melhores dicas e os artigos que realmente lhe interessam.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

5 dicas para aprender a cozinhar online

Sempre desejou aprender a cozinhar, mas não tem tempo ou budget para aulas presenciais? Então, descubra aqui 5 dicas imperdíveis para fazê-lo online.

5 dicas para aprender a cozinhar online
Transforme a Internet na sua mais preciosa auxiliar de cozinha.

Se pretende aprender a cozinhar online, estamos certos de que conjuga pelo menos duas destas quatro características:
1. adora culinária
2. não gosta de comida industrial e não tem quem cozinhe para si
3. a sua disponibilidade de tempo é limitada
4. o seu budget não é propriamente ilimitado.

Quer isto dizer que gostaria ou tem mesmo de aprender a mexer-se numa cozinha, mas de forma rápida e sem despender uma avultada soma de dinheiro. 

Afortunadamente, não há nada que não se encontre dos dias de hoje na Internet! Assim, fizemos uma pesquisa e vamos poder ajudá-lo a cumprir este seu objetivo. Basta para isso que prepare o avental, a colher de pau, tachos e panelas e nos siga neste roteiro de como aprender a cozinhar online.

Como aprender a cozinhar online 


1. Faça uma pesquisa adequada aos seus objetivos

Antes de mais, vai ter de fazer uma pesquisa online para encontrar os sites, blogues e portais que melhor espelhem os objetivos que pretende atingir com esta sua aventura. Na nossa opinião, para verdadeiros iniciantes, o ideal é mesmo ver exatamente aquilo que tem de fazer. Assim, nesta primeira fase, mais do que ler receitas escritas, que pode encontrar em qualquer livro ou revista impressa, sugerimos que mergulhe no mundo dos canais do YouTube.

Estes canais não só dão dicas preciosas sobre os fundamentos e processos básicos do mundo da culinária, essenciais a qualquer pessoa que esteja a aprender a cozinhar, como apresentam cada sugestão a ser executada passo a passo por um chef profissional ou amador. Uma vez selecionada a receita, procure também informar-se sobre a mesma, lendo os comentários que os outros utilizadores fazem sobre os resultados obtidos e comparando com outras formas de a executar. 
 

Algumas sugestões de portais

Para aprender a cozinhar online de forma prática e simples, mas também motivadora, o ideal é encontrar um portal que tenha a ver com a sua personalidade e forma de pensar, que se adeque ao seu gosto e facilite a aquisição de conhecimentos. Assim, de seguida apresentamos alguns exemplos de portais culinários divididos pela abordagem que fazem ao universo gastronómico. Só tem de escolher o que mais se adequa a si:
 
Aqui vai encontrar centenas de receitas da gastronomia tradicional portuguesa, dos pratos mais saborosos às sobremesas mais irresistíveis. O bónus é que, além de ser em português, oferece filmes curtos com indicações muito fáceis de seguir.
 
Neste portal vai encontrar um “curso” dividido em vários módulos ou ”palestras”, que unem conceitos científicos com receitas gastronómicas - um pouco como se cruzasse um cientista com um chef de culinária! O conteúdo é disponibilizado em inglês.
 
Este portal é dedicado a todos os que pensam de forma assumidamente analítica, aplicando leis e normas científicas a cada processo da vida diária. É exatamente o que se pretende aqui: atingir o melhor gosto de cada alimento através da utilização da ciência. O conteúdo é disponibilizado em inglês.
 
Aqui vão-lhe ser apresentadas várias receitas muito simples e rápidas de preparar, para aqueles momentos em que alguém aparece inesperadamente ou em que, estando sozinho, a fome teima em apertar. O conteúdo é disponibilizado em português (do Brasil).
 
Tal como o nome indica, neste portal todas as receitas – inúmeras, doces e salgadas – são preparadas no micro-ondas. Sim, sabemos que o que pretende é aprender a cozinhar, mas estas ideias, além de serem perfeitas quando tem de resolver o problema de uma refeição de forma rápida e prática, vão dar-lhe um boost de confiança e motivação. O conteúdo é disponibilizado em português (do Brasil).
 
É vegetariano ou vegan? Então é este o portal para si, uma vez que lhe apresenta inúmeras alternativas doces e salgadas, todas obedecendo aos preceitos destas dietas. O conteúdo é disponibilizado em português (do Brasil).
 
Este portal é excelente para quem deseja arriscar um pouco mais, apostando em pratos gourmet que são apresentados de forma simples e prática de executar; além das receitas, aqui vai encontrar também várias dicas muito práticas. O conteúdo é disponibilizado em português.
 
 

2. Siga a receita e evite invenções pouco iluminadas

Você não está a tentar revolucionar o mundo da culinária com uma nova e excitante descoberta, certo? Então, se o que pretende é apenas aprender a cozinhar, siga sempre a receita sem entrar em grandes improvisos. As receitas foram criadas por especialistas e existem por um motivo concreto: serem seguidas à risca para evitar desastres incomestíveis. Deixe as invenções para quando tiver bastante mais experiência.

 

3. Concentre-se na tarefa que está a executar

Lembre-se que está a começar e, ainda por cima, a aprender a cozinhar online, seguindo indicações que lhe são dadas através de um computador ou qualquer outro aparelho eletrónico. Não convém mesmo nada que faça quaisquer outras atividades em paralelo, seja ver televisão ou falar com um grupo de animados amigos. Reserve esse tempo só para si e para o seu processo de aprendizagem: a ideia é também que absorva o conhecimento, tornando-o algo quase inato.

 

4. Não tenha medo de experimentar

Apesar de o termos avisado que de teria de seguir as receitas sem se por a improvisar, isso não significa que se limite a fazer arroz com salsichas. Como afirmamos no título, “não tenha medo de arriscar”! Isto é, não selecione um complicado bolo de sete camadas para a primeira sobremesa que faz, mas também não se fique por uma salada de fruta. Escolha uma receita de que goste bastante e arrisque. Estamos certos que, com alguma paciência e uma abordagem metódica, vai conseguir apresentar um prato delicioso.

 

5. Convide amigos e família para comer consigo

Tudo bem que você até pode estar a aprender a cozinhar para satisfazer o seu próprio interesse ou apetite, mas não há nada mais satisfatório do que servir apetitosas iguarias às pessoas mais importantes da sua vida e vê-las revirar os olhos de contentamento – ou de surpresa, caso não saibam do que você já é capaz! Assim, avance sem medos: convide meia dúzia de pessoas especiais para si e, seguindo online as receitinhas direitinhas, apresente-lhes um delicioso e inesquecível manjar!



Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões para aprender a cozinhar online e que tenha ficado suficientemente entusiasmado para começar já hoje a aplicá-las no seu lar. Esperamos que as futuras experiências saiam muito apetitosas e que consiga impressionar a família e amigos com os seus recém-adquiridos dotes culinários. Boa sorte e bons cozinhados!


Veja também: