Publicidade:

Aprender a jogar xadrez: regras básicas

Se quer aprender a jogar xadrez deve dominar as regras básicas da modalidade. Descubra agora os fundamentos deste jogo.

Aprender a jogar xadrez: regras básicas
Saiba mais sobre este desporto

A cidade de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, é considerada a capital do xadrez e nomes como Magnus Carlsen, Mark Taimanov (entretanto já falecido) ou Gary Kasparov, o mais famoso de todos os jogadores desta modalidade, continuam a pasmar todos os que desejam aprender a jogar xadrez.

A origem desta modalidade não é consensual, mas a teoria mais aceitável remonta à Índia, no século VI d.C. Nessa altura, era conhecido como “Chaturanga” e, anos mais tarde, os árabes foram os primeiros a estudar e a oficializar os princípios básicos desta modalidade.

A chegada à Europa terá acontecido por volta do século IX e, 200 anos depois, já era amplamente conhecido em todo o mundo com jogadores nos quatro cantos do planeta.

Aprender a jogar xadrez: guia para iniciantes


Para aprender a jogar xadrez é preciso conhecer as regras principais deste jogo. A partida é disputada entre dois adversários que movem as respetivas peças sobre o tabuleiro. O jogador com as peças Brancas faz o primeiro lance.

O objetivo de cada jogador é colocar o Rei do adversário “sob ataque” para que o adversário não tenha hipótese de fazer nova movimentação no tabuleiro. É nessa altura que acontece o “xeque-mate” e a partida termina.

O jogo de xadrez pode terminar empatado se nenhum dos jogadores tiver a possibilidade de fazer xeque-mate ao Rei do adversário.

Aprender a jogar xadrez: o tabuleiro

O jogo é feito sobre um tabuleiro composto por uma grelha 8×8 com 64 casas iguais, alternadas entre a cor branca e preta. O tabuleiro é colocado de frente para cada de jogador de forma a que a casa do canto direito seja de cor branca para ambos os adversários

Cada jogador dispõe de 16 peças:

  • Um Rei;
  • Uma Dama;
  • Duas Torres;
  • Dois Bispos;
  • Dois Cavalos;
  • Oito peões.

 

pecas xadrez

Aprender a jogar xadrez: movimentações no tabuleiro

Neste artigo deixamos-lhe as regras básicas da movimentação das peças no tabuleiro de xadrez:

  • Não é permitido mover uma peça para uma casa já ocupada por outra peça da mesma cor;
  • Se uma peça for movimentada para uma casa ocupada por uma peça do adversário, a última é capturada e sai do tabuleiro.

Assim sendo, vamos conhecer as regras de movimentação para cada uma das peças.

Bispo

Pode movimentar-se para qualquer casa ao longo da diagonal em que se encontra (mas não pode “saltar” sobre uma peça que esteja numa casa contígua a este movimento).

Torre

Pode movimentar-se para qualquer casa ao longo da linha ou coluna em que se encontra (assim como o Bispo, não pode “saltar” sobre uma peça que esteja numa casa contígua ao movimento).

Dama

Pode movimentar-se para qualquer casa diagonal, linha ou coluna em que se encontra (assim como o Bispo e a Torre, a Dama não pode “saltar” sobre uma peça que esteja numa casa contígua ao respetivo movimento).

Cavalo

Pode mover-se para uma das casas mais próximas em relação à que ocupa desde que não esteja na mesma linha, coluna ou diagonal.

Peão

Pode mover-se para a casa imediatamente à frente ao longo da mesma coluna. No primeiro lance pode (se o jogador assim o quiser) avançar duas casas. Se o peão chegar ao outro lado do tabuleiro pode tornar-se no Rei, numa Dama, numa Torre, num Bispo ou num Cavalo: por norma é escolhida a Rainha, por ser a peça mais poderosa e com mais movimentos à disposição. Cada jogador pode ter, nesses casos, até 9 Damas da mesma cor.

Rei

Pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção (linha, diagonal ou coluna).

Estes são os passos básicos para a introdução a xadrez e para que consiga perceber a dinâmica deste jogo que apaixona milhões em todo o mundo e que deixa outros tantos confusos e com vontade de descobrir mais sobre a modalidade.

Em Portugal, pode entrar em contacto com a Federação Portuguesa de Xadrez e perceber onde pode aprender mais sobre este jogo nos clubes certificados e como participar nos diversos torneios que são feitos em todo o país.

Veja também: