6 dicas úteis para aprender a negociar

Ao aprender a negociar melhor, vai estar a dar mais um passo em prol do sucesso na sua vida, seja no mundo dos negócios, ou em outras áreas

6 dicas úteis para aprender a negociar
Dicas para o ajudar a negociar como um mestre.

Aprender a negociar é crucial para qualquer pessoa que gosta de fazer mais pelo seu dinheiro, seja para esticar o ordenado até ao final do mês, seja para fazer com que o negócio melhore ao longo do tempo. Quem sabe negociar bem consegue não só baixar o preço de um carro novo, mas também fechar outro tipo de negócios benéficos. Mas, afinal, o que é preciso para aprender a dominar esta habilidade?
 

6 dicas para poder ser um mestre da negociação

 

1. Perceba que não conta só o dinheiro

O mais importante quando vamos aprender a negociar é perceber que não gira tudo à volta do dinheiro. Muitas vezes ganham-se negociações através das pessoas, não do dinheiro.  Quem sabe falar com pessoas como deve ser e cair nas suas boas graças, está sempre em vantagem em qualquer negociação.

 

2. Esteja sempre atento 

Ao longo do dia você passa por centenas de pequenas negociações, e provavelmente não repara em metade.  Desde a decisão de quem lê o jornal primeiro, a onde vai sair com os amigos depois do trabalho, há várias pequenas negociações a decorrer ao longo do dia– e nenhum destes exemplos envolve dinheiro. É importante estar atento para não perder boas oportunidades.

 

3. Faça por obter vantagens mútuas

Com centenas de negociações para praticar ao longo do dia, pode facilmente aprender a negociar e a lidar com pessoas durante negociações. O melhor que pode fazer é procurar sempre vantagens para os dois lados, que façam valer a pena possíveis sacrifícios. É fácil aceitar algo em que todos ficam a ganhar.

 

4. Aprenda a escutar

Para aprender a negociar como deve ser tem que saber escutar como deve ser. Ter a capacidade de escutar os problemas e objeções de outros, e ser capaz de as avaliar resolver, é um grande passo para poder chegar onde quer com a negociação. De fato, saber ouvir o lado de outras pessoas é importante não só para saber negociar, mas também em muitos outros campos.

 

5. Seja disciplinado

Negociar não é fácil. Em alguns casos, negociações podem chegar a durar horas, senão dias, e enquanto o tempo vai passando a vontade de ceder à vontade da pessoa com quem estamos a negociar começa a ser cada vez mais forte. É preciso muita disciplina para saber qual é o seu limite e não vergar, independentemente do tempo ou da pressão que sofre para tal.

 

6. Saiba como convencer pessoas

Não negociamos com fruta, negociamos com pessoas. Saber persuadir pessoas é crucial para uma boa negociação. Se já viu o programa de televisão “Lago dos Tubarões”, certamente já viu que alguns empreendedores são confrontados com a seguinte situação: ou aceitam a proposta de imediato, ou ficam sem ela. Esta tática, usada pelos tubarões, é um excelente exemplo de como se pode convencer pessoas com um pouco de pressão. Como estas táticas, há muitas.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: