AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 dicas para aprender a tocar piano

Se quer aprender a tocar piano e não sabe por onde começar aproveite estas dicas.

6 dicas para aprender a tocar piano
Saiba onde encontrar lições gratuitas online

Não quer ser um pianista de renome, mas gostava de aprender umas notas e saber tocar algumas músicas?

Se tiver dinheiro para investir e tempo para ter aulas com um professor essa seria, com certeza, a melhor opção para aprender a tocar piano. Mas se quer apenas adquirir um conhecimento extra sem perder muito tempo e dinheiro, pode sempre aproveitar as muitas oportunidades que existem online.

Aprender a tocar piano e de forma gratuita nunca foi tão fácil. Mais do que tudo é preciso dedicação e vontade de evoluir.
 

O que é preciso para aprender a tocar piano

Sim, pode demorar algum tempo, e sim, tem que saber (ou aprender) a ler notas musicais. Mas aprender a tocar piano também não precisa de ser um bicho-de-sete-cabeças. E com as novas tecnologias é mesmo algo que pode fazer sozinho, a partir de casa e gratuitamente. A não ser que queira ser um mestre… aí convém mesmo arranjar um professor e ter grande disciplina de aprendizagem.

Ficam algumas dicas:

1. Tenha um piano!!! Ou alguém que o deixe utilizar um. Comece por conhecer o teclado para conseguir encontrar mais facilmente as notas.

2. Se não sabe ler partituras vai ter que começar por aí. É essencial que consiga reconhecer as notas na pauta. Pode parecer estranho no início, mas é quase como aprender uma segunda ou terceira língua.

3. Aprenda a manter-se na postura correta. Isso vai fazer com que toque melhor e evitar lesões.

4. Depois de conhecer as teclas e saber a que notas correspondem, comece por exercícios simples, com escalas, que vão permitir-lhe ganhar maior coordenação.

5. Quando já conseguir fazer tudo isto pode avançar para algo mais complexo e começar a tocar as suas composições preferidas.

6. Se quiser continuar a evoluir vai precisar de arranjar tempo para praticar, diariamente ou semanalmente. A prática vai fazê-lo melhorar rapidamente.



Onde aprender a tocar piano online

Agora que já conhece as nossas dicas damos-lhe a conhecer dois sites onde tem acesso a aulas em formato vídeo passo a passo, para que possa aprender ao seu próprio ritmo. São ambos em inglês e dedicados a quem se está a iniciar no piano.

Vai poder aprender a identificar as teclas e como colocar as mãos, assim como qual a postura em que se deve sentar, como treinar o seu ouvido para reconhecer as notas e como executar escalas musicais, entre outros.

Basta escolher qual o modelo que mais se adapta a si. Pode encontrar as aulas vídeo no Piano Lessons e no Furmanczyk Academy of Music

Veja também: