Aprender inglês em casa: expressões e dicas para treinar

Treinar o idioma com os filhos, enquanto aprende ou relembra expressões e dicas úteis, pode ser super divertido. Aprender inglês em casa: porque não?

Aprender inglês em casa: expressões e dicas para treinar
Aprender inglês em família pode ser tão divertido!

Não há voltar a dar: é urgente percebermos que é real a necessidade de iniciar e aperfeiçoar a aprendizagem da língua inglesa – e desde muito cedo. Sendo a escola e o emprego ambientes onde é comum lidar com o idioma mais social do mundo, aprender inglês em casa pode realmente ser uma excelente opção para aprimorar as competências e preparar-se para o mundo. Assim, num ambiente rico de afetos, as crianças e os jovens vão estar mais à vontade e terão maior liberdade para enriquecer os conhecimentos e arriscar no inglês.

Nunca, como nos dias de hoje, a aprendizagem do inglês foi tão valorizada. Duvida? Basta pensarmos que a língua inglesa é presença constante na escola desde o 1.º Ciclo – em alguns casos, desde o ensino pré-escolar – e é igualmente um fator de exclusão em termos de oportunidades de emprego.

Quer saber como treinar e aprender inglês em casa e com a família? Quer descobrir quais são as expressões que pode incluir na sua rotina diária? Fique atento às nossas dicas e sugestões e fique certo: não vão faltar vantagens a partir daí.

Como aprender inglês em casa?

Há vocabulário e expressões básicas que podemos incluir na nossa rotina diária, a par da língua portuguesa, e que a maioria das crianças vai adorar aprender.

Podemos começar por dizer bom dia, cumprimentar, falar sobre o pequeno almoço ou cantar um refrão simples de uma música em inglês (quem não adora a companhia da rádio a caminho da escola?).

Ao fim do dia, procure saber como correram as atividades, escreva a ementa do jantar em inglês e, com algum tempo, reúna a família para fazer uma pesquisa na Internet. O mote pode ser preparar um fim de semana, uma viagem, fazer os trabalhos de casa – e tudo aquilo que a imaginação mandar.

Em alguns casos, precisamente por serem expressões simples e habitualmente ouvidas, por exemplo em filmes, se repetidas, vão com certeza ser aprendidas e apreendidas com facilidade.

Expressões inglesas a incluir na rotina da família

De manhã, ao acordar ou ao pequeno-almoço

  • Olá! Hello! Hi!
  • Bom dia! Good morning!
  • Como estás? How are you?
  • Como te sentes hoje? How do you feel today?

Ao deixar/buscar os filhos na escola

  • Dá-me um beijo! Give me a kiss!
  • Adeus! Good bye! Bye!
  • Tens trabalhos de casa hoje? Do you have homework today?
  • Boa tarde! Good evening

E ainda o inglês para os miminhos e para as boas maneiras

  • Obrigado (a)! Thank you!
  • De nada! You’re welcome!
  • Por favor! Please!
  • Boa noite! Good night!
  • Dorme bem! Sleep well!
  • Bons sonhos! Sweet dreams

“Daily Routine”: outras expressões para o dia a dia

aprender-ingles-em-casa

Depois de repetir e consolidar algumas das expressões que apresentamos acima, poderão ser introduzidas outras expressões da rotina diária. Aliás, a “daily routine” faz parte dos conteúdos programáticos de alguns níveis de ensino. Por isso, provavelmente, ainda irá relembrar os seus tempos de escola com as suas crianças e jovens.

Vamos aprender mais expressões?

  • Acorda! Wake up!
  • Desliga o despertador e levanta-te! Turn off the alarm and get up!
  • Toma um banho. Take a shower.
  • Lava os dentes. Brush your teeth.
  • Vamos tomar o pequeno-almoço. Let’s have breakfast.
  • Amarra os cordões dos sapatos, por favor. Tie your shoes, please!
  • Vamos para a escola!  Let’s go to school!
  • Despacha-te, é tarde. Hurry up, it’s late.

Aprender inglês em casa e com a família pode ser divertido e  basta um bocadinho de boa vontade e disposição para que os bons resultados comecem a aparecer. Pense em algumas estratégias, objetivos e expressões, elabore o método que mais se adapta à sua vida familiar e, depois, só é preciso implementar e repetir.

Dicas para treinar

Pensou que já não havia mais sugestões para aprender inglês? Então enganou-se, porque aqui não faltam boas e muitas dicas para quem quer dominar o idioma.

Vamos a mais sugestões práticas, dinâmicas e motivadoras? Lembre-se de dar valor aos gostos e interesses particulares de cada um, pois isto pode significar uma aprendizagem mais efetiva da língua inglesa.

Veja mais dicas para melhorar o inglês:

Ver televisão e ouvir rádio em inglês

Algo que as famílias fazem habitualmente, certo? Então esta atividade pode agora ser uma forma de aprender inglês. Que tal ver as séries favoritas com legendas em inglês? Ou, quem sabe, ver as notícias internacionais?

Ouvir, cantar e traduzir as músicas favoritas

Um família inteira a cantar a caminho da escola e do trabalho, já imaginou? Parece-nos um quadro perfeito (mas, atenção à condução, claro!).

Ler livros, revistas, jornais, artigos online

Ler livros, principalmente os infantis, pode ser muito divertido – afinal, são histórias que todos conhecem. Mantenha o foco das crianças na narração e use as ilustrações como apoio para facilitar a compreensão.

Os contos e histórias infantis têm, geralmente, o vocabulário e sintaxe mais simples, e isto pode ser excelente para os mais pequeninos aí de casa.

Abusar de post its e cartazes

Esta é uma ótima estratégia para ajudar, por exemplo, os filhos, a fixar vocabulário e gramática. Distribua recados pela casa, na mochila da escola, nos livros…

Registar novas palavras

Criem, em conjunto, um glossário/dicionário de novos vocábulos e expressões aprendidas. Organizem a informação por ordem alfabética e temas. Basta, para o efeito, preparar um caderno ou um documento no computador, tablet ou telemóvel.

Aproveitar as novas tecnologias e a internet

A diversidade de informações e conteúdos de inglês na internet é tal, que podem mesmo organizar uma verdadeira maratona de vídeos e jogos.

Reúnam-se para assistir aos vídeos do youtube (treinando a audição e a pronúncia), leiam publicações sobre temas do vosso interesse (ajuda a adquirir vocabulário), descarreguem as mais variadas apps (encontra versões inteiramente dedicadas à aprendizagem do inglês por níveis), faça o download de jogos clássicos para entreter toda a família (palavras cruzadas e jogo da forca, por exemplo) ou utilize o gravador do smartphone para gravar verdadeiros espetáculos em grupo. Que tal conseguir cantar uma música completa em inglês ou, quem sabe, recitar um poema? Use as gravações para corrigir – e divertir toda a gente com os erros.

Pode ainda usar a internet para praticar exercícios e ter acesso a dicionários e ferramentas de tradução online.

Tudo a postos para aprender inglês em casa? Este artigo será, com certeza, um excelente motivo para levar o inglês para mais perto da família. Partilhe desses momentos com os seus filhos e fique certo de que cumplicidade e afeto não vão faltar. Vamos experimentar?

Lembre-se: quando o assunto é dominar o inglês, nada substitui a sala de aula. Fora de casa, independentemente da idade, crianças, jovens e adultos podem – e devem – aprofundar os conhecimentos na língua mais importante do mundo. Encontre o melhor curso para cada idade e invista no inglês.

Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos