Vários jogos para aprender inglês em família ou na escola

Temos para si sugestões de jogos para aprender inglês em família - e vamos mostrar que o idioma mais social do mundo pode ser divertido. Vamos lá?

Vários jogos para aprender inglês em família ou na escola
Vamos jogar para aprender inglês? It's your turn!

O jogo tem maioritariamente uma conotação associada a lazer, diversão, distração e prazer. Ótimas referências para associarmos à aprendizagem de um idioma, certo? Na verdade, esta é uma excelente ideia para tornar mais rico e prazeroso qualquer processo de aprendizagem. E por falar no assunto, que tal espreitar as nossas dicas de jogos para aprender inglês em família?

As ideias podem inspirar as horas de estudo em casa, mas por que não as levar também para a escola? Veja as nossas sugestões e descubra um novo mundo de jogos online e tradicionais. Aprender a brincar soa sempre a algo agradável e lúdico… certo?

Não esqueça: jogar com outros elementos da família, com colegas e professores promove não só a aprendizagem de um novo idioma, mas também relações afetivas e sociais e tempos em comum mais agradáveis.

Jogos online

jogos-ingles-online

Com uma ligação à Internet, é muito simples aceder a uma série de aplicações e jogos para aprender inglês. Preparados? Ligue-se ao computador, ao tablet ou ao telemóvel… e divirtam-se!

1. Jogos para aprender inglês com o British Council

Aqui pode encontrar uma série de jogos para treino de vocabulário e gramática. O British Council apresenta como mais populares, no seu website, os seguintes jogos para aprender inglês:

Destacamos, entre os mais populares, o Wordshake e o Pic-yours-wits. Para nós, a experiência de jogar os dois foi bem agradável. Experimente aí em casa!

Para as crianças, o British Council apresenta também vários jogos, anedotas, trava-línguas, canções, e muito mais. Para treinar o vocabulário e a gramática, e ainda adquirir novos conhecimentos, não há melhor. Vamos testar?

2. Jogos para aprender inglês no website Games to learn English

No portal LearnEnglish pode encontrar uma série de jogos para aprender inglês a brincar. Destaque um dos favoritos, que tanto pode ser jogado online, como no papel, no quadro ou através de flipchart, individualmente ou em grupo. Mais versátil impossível.

Hang man (enforcado)

Nesta versão do clássico “enforcado”, os jogadores podem selecionar o tema e definir qual é a área que precisa ser mais trabalhada nos estudos. Comida, animais, desportos e profissões são algumas das opções para aprender vocabulário enquanto se diverte.

Depois de selecionada a categoria “profissões”, por exemplo, basta jogar. Faça as suas apostas em letras até conseguir adivinhar a palavra/profissão!

game ing 2

Há tantas opções!

Mas ainda há outros exemplos de jogos para aprender inglês que poderá encontrar no website Games to learn English. Porque, afinal, estamos a falar num dos maiores portais de jogos para aprender inglês.

Jogos tradicionais e offline

Com boa vontade e criatividade é  possível adaptar uma série de jogos tradicionais à aprendizagem da língua inglesa e garantir a diversão.

Se preferir, ou se não tiver os meios necessários, pode sempre optar por diversos jogos, recursos, ferramentas, materiais mais “tradicionais” e agarrar no papel, no quadro, em cartolinas… vale ir até aonde a imaginação mandar.

Nesta categoria, poderíamos incluir alguns dos seguintes jogos e respetiva sugestão de operacionalização:

  • Sopas de letras – tente encontrar ou aprender palavras sobre uma temática concreta ou aleatória.
  • Palavras cruzadas – aqui vamos procurar enriquecer o vocabulário e aproveitar para dar uma força aos conhecimentos da gramática.
  • Bingo – aqui vamos jogar para aprender os números e o vocabulário matemático, por exemplo.
  • Jogo do enforcado -que tal o “enforcado” tradicional para fortalecer o conhecimento da gramática?
  • Scrabble – o clássico dos jogos de palavras. O jogo é composto por peças com letras, que são encaixadas no tabuleiro para formar palavras e tentar alcançar um número máximo de pontos.
  • Stop! – este é, igualmente, um clássico, sendo muitas vezes jogado em sala de aula. Funciona assim: reúne-se um grupo de amigos, cada um com um caderno ou folha, desenha-se uma tabela com colunas de categorias a preencher, escritas em inglês (names, fruit, colours, animals, objects, countries ou cities, por exemplo). Depois de selecionada a letra com que todas as palavras devem começar, preenche-se a tabela, coluna por coluna. Quem terminar primeiro diz “Stop!”. É tão divertido que é quase obrigatório experimentar. Quem não conhece este jogo?
  • Cartas com ilustrações e palavras associadas – os flashcards servem para treinar e ajudar a memorizar, por exemplo, vocabulário como: cores, profissões, animais, etc.
  • Rimas infantis – Vamos adivinhar palavras inglesas que rimem entre si? Basta propor uma rima para uma frase ou verso.
  • Receitas para crianças – Escolha uma receita e peça às crianças para adivinharem os ingredientes – em inglês.
  • Trava-línguas – treinar a dicção pode ser uma fonte de muitas gargalhadas entre amigos ou em família. Os enganos são uma forma de diversão garantida.
  • Adivinhas – formem equipas e criem um torneio de variedades. Podem incluir, por exemplo, mímica, desenhos, sons, leituras labiais… deixem-se levar pela imaginação.
  • Provérbios – acertar no provérbio a partir de pistas, mímica, imagem correspondente pode ser uma tarefa bastante divertida e, como bónus, enriquecer os conhecimentos em inglês.
  • Contos tradicionais, fábulas, exercícios de escrita criativa – vamos propôr que as crianças continuem uma história em inglês? Basta dar pistas…
  • Livros de colorir em inglês – os livros para colorir podem ser uma boa opção para estimular o interesse pela língua e ajudar a desenvolver os conhecimentos sobre as cores, os números e as letras, por exemplo.
  • Anedotas – esta é fácil! Para rir, ganhar a habilidade de decifrar e ganhar vocabulário.
  • Eventos e workshops em inglês para crianças: construir objetos, preparar uma receita de culinária ou ir à caça a pistas em espaços ao ar livre e museus, pode ser uma forma de aproximar o inglês dos mais jovens.

Outras dicas para aprender inglês de forma divertida

A par dos jogos, os vídeos e canais de TV para público infantil e adulto ajudam a trabalhar a compreensão e a pronúncia, e ainda ensinam a ouvir e a reconhecer o idioma.

A música também é uma opção interessante para a aprendizagem de palavras, frases e pronúncia.

Depois de conhecer as nossas sugestões de jogos para aprender inglês em família, ou na escola, já não há desculpas… Preparados para a brincadeira? Planeie um fim de semana divertido. Aprender inglês pode ser tão fácil!

Chegou a sua vez de jogar! Your turn now!

Veja também:

Os mais vistos