Aprender inglês: 8 razões para o fazer

Marque a diferença no mercado de trabalho e na vida pessoal. Aprender inglês, ou um outro novo idioma, confere-lhe características e competências adicionais.

Aprender inglês: 8 razões para o fazer
Ainda não domina a língua inglesa?

Nelson Mandela disse um dia: “If you talk to a man in a language he understands, that goes to his head. If you talk to him in his language, that goes to his heart”.

Aprender inglês permitir-lhe-á perceber a frase de Mandela: “Se falares com um homem numa língua que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria língua, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração.”

Não bastasse este lado mais poético e emocional da questão, a língua como um fator de união e compreensão intercultural, aprender um novo idioma, como, por exemplo, aprender inglês, pode realmente fazer a diferença. No que diz respeito à aquisição e/ou manutenção de um emprego, no momento de concretizar novos negócios e obter rendimentos extra, assim como no seu enriquecimento e desenvolvimento humano, cognitivo e cultural.


Aprender inglês: não fique para trás!

Já pensou no que poderá estar a perder por não saber falar e escrever num idioma diferente do seu?

Se passar em revista alguns anúncios de emprego, facilmente encontrará um universo de oportunidades que exigem, por exemplo, o domínio da língua inglesa. Aprender inglês pode, assim, abrir novos horizontes profissionais, fazê-lo progredir na carreira e ainda encontrar alternativas complementares ou a tempo inteiro, por exemplo, a partir de casa, de forma independente ou em regime freelancer.



8 razões para aprender inglês


1. Ter mais perspetivas de emprego

Aprender novos idiomas permite-lhe estar mais preparado para um mercado de trabalho global e em constante mudança, alcançar oportunidades de progressão na carreira e perspetivas de emprego.

As empresas estão, cada vez mais, em ligação com vários países, por isso necessitam de contratar pessoas com uma mentalidade global, mais aberta e que falem, pelo menos, uma língua estrangeira.

Mesmo em pequenas empresas locais, a capacidade de falar uma segunda língua irá diferenciá-lo de outros candidatos.
 


2. Obter benefícios cognitivos

Vários estudos apontam neste sentido: aprender um novo idioma melhora a memória, a atenção e concentração e ajuda a evitar o declínio cognitivo relacionado com a idade.



3. Criar relações profissionais e amizades interculturais

Quantas vezes, em trabalho ou em férias, sentimos perder a oportunidade de experienciar uma vivência intercultural mais rica por não conseguirmos comunicar?

Evidentemente que não podemos saber falar todas as línguas, mas aprender inglês, por exemplo, um idioma tão universal, permitir-lhe-á, com certeza, eliminar uma boa parcela de oportunidades de negócio e de lazer perdidas.
 


4. Poupar dinheiro em literatura

Sabia que muitos dos livros que compra são mais baratos em inglês?

Para além de poder apreciar obras de arte ou livros técnicos na língua original, treinar uma língua estrangeira, adquirir vocabulário e expressões novas, em inglês, por exemplo (e, acredite, que ficaria surpreendido com o que se perde e com as alterações nas traduções), pode poupar dinheiro.
 


5. Transformar uma experiência de viagem

Aprender uma língua estrangeira, e voltamos ao exemplo de aprender inglês, mesmo que apenas um conjunto de frases, vai tornar as suas experiências de viagem muito mais intensas e envolventes.

O conhecimento da língua local, ou fazer-se compreender pelos locais, resultará em receber mais atenção, melhor atendimento, sorrisos e convites. E pode ainda trazer-lhe impensáveis oportunidades pessoais e profissionais.

Adicionalmente, enriquecerá a sua vida, através da compreensão mais profunda da cultura e da história das pessoas que encontrar.

Se tiver filhos em idade escolar, e a aprender inglês, esta experiência pode assumir não só um caráter lúdico, mas também pedagógico, através da imersão numa língua e cultura estrangeiras.
 


6. Rentabilizar a comunicação online

Aprender inglês, o principal idioma da Internet, possibilita o acesso a mais entretenimento, informação, diversão, etc.
 


7. Estudar ou viver no estrangeiro

Se pretende estudar ou viver no estrangeiro, conhecer o idioma local facilitará a integração e adaptação a essa nova realidade.
 


8. Ter mais amigos e, quem sabe, um novo amor

Também nestes campos, o conhecimento de um outro idioma abre um novo leque de oportunidades.

 

Porquê aprender um novo idioma? Porquê aprender inglês?

Não acabaria o rol de razões.

Se a sua primeira língua é o português, uma língua presente em diferentes continentes, aprender inglês, a segunda língua mais comum no mundo, torná-lo-á uma pessoa mais interessante, acessível e tolerante.

Ficou convencido?

Quando vai começar a aprender inglês?

Continuar a Ler

Os mais vistos