Publicidade:

Aprendizagem ao longo da vida: 4 dicas

Já ouviu falar em aprendizagem ao longo da vida? Saiba do que se trata, para o bem da vida profissional e pessoal, e os motivos pelos quais se torna essencial.

Aprendizagem ao longo da vida: 4 dicas
Qual a importância da aprendizagem ao longo da vida?

A aprendizagem ao longo da vida é imprescindível e determinante na formação de qualquer indivíduo. Na verdade, cada pessoa deve ter a consciência de que para evoluir a nível emocional e intelectual, de modo a crescer na sua profissão e nas suas relações interpessoais e vida social, deve estar continuamente a aprender.

Neste contexto, essa aprendizagem ao longo da vida poderá ser levada a cabo de diversas formas que enriquecem o percurso individual de cada um.

Aprendizagem ao longo da vida: 4 dicas


1. Pratique o autodidatismo

Uma das formas de continuamente aprender é através do autodidatismo. Assim, poderá efetuar pesquisas sobre vários temas, ver documentários, filmes, ler diversos livros e artigos e até mesmo procurar falar com pessoas que lhe podem ensinar sobre assuntos do seu interesse. Hoje em dia, com a internet, ser autodidata é muito mais fácil, constituindo uma forma excelente de aprendizagem ao longo da vida.

aprendizagem ao longo da vidaFonte: Pixabay/negativespace

2. Assista a palestras e conferências

Se quer aprender mais sobre vários assuntos, poderá assistir a palestras e conferências que se debruçam sobre vários temas. Pesquise o que poderá ter interesse na sua área de residência, ou até mais longe se tiver disponibilidade e possibilidade de se deslocar, e selecione os eventos que suscitarem a sua curiosidade e com os quais pensa poder aprender mais.

3. Faça diversas formações e cursos de curta curta duração

Há muitas formações e cursos  de curta duração no mercado, vários até financiados, onde poderá desenvolver diferentes competências que enriquecerão o seu curriculum vitae ou até mesmo de forma pessoal. Se tem alguma dificuldade de deslocação, saiba que existem várias formações que ocorrem em ambiente virtual, à distância. Só terá de possuir um computador com ligação à internet.

aprendizagem

Fonte: Pixabay/rawpixel

4. Tire uma ou várias especializações

Para enriquecer a sua formação de base, poderá tirar uma ou várias especializações, de acordo com as suas perspetivas de trabalho ou áreas de interesse. Pesquise as faculdades que lhe interessam e faça a escolha acertada.

Como vê, há várias formas através das quais pode fazer uma aprendizagem ao longo da vida. O que importa, na verdade, é saber que para evoluir na vida terá de estar em constante aprendizagem – e que este processo se pode efetuar de variadas formas, em ambiente formal ou informal de aprendizagem. Faça as suas pesquisas de temas e cursos, e alimente, assim, o seu espírito com várias formas de conhecimento.

Aprender vale sempre a pena! Já o sábio Sócrates escrevia: “Só sei que nada sei” – e com toda a razão! Importa mesmo é continuar a desvendar mais sobre o mundo que está à nossa volta. Não fique pelo que já sabe e aposte sempre em saber mais. Que tal pensar já agora sobre uma área que lhe desperta o interesse?

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.