AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 dicas para melhorar o aproveitamento escolar do seu filho

Ajude o seu filho a melhorar o aproveitamento escolar e a recuperar notas baixas sem perder o ânimo.

10 dicas para melhorar o aproveitamento escolar do seu filho
Listamos 10 truques que o podem ajudar

Saber quais as dificuldades do seu filho só é possível se o acompanhar nos estudos e, mesmo com acompanhamento, nem sempre é fácil motivar ou criar interesse pelo estudo. Mas há estratégias que podem facilitar esta tarefa e ajudar o seu filho a querer aprender mais e, dessa forma, melhorar o aproveitamento escolar.


10 dicas para um aproveitamento escolar de sucesso 


1. Defina um horário de estudo

É importante ter um horário definido para o estudo, criar este hábito ajudará o seu filho a compreender que esta forma será mais eficaz para o rendimento escolar do que deixar as tarefas para a última da hora.
 


2. Crie um local de estudo

Prepare um espaço onde seja possível estimular a concentração. Deverá ser um local sossegado, iluminado e com materiais de consulta disponíveis, tais como livros, cadernos e até acesso à internet.
 


3. Acompanhe os trabalhos de casa

É uma tarefa que exige tempo, mas só assim conseguirá melhorar o aproveitamento escolar. Se o seu filho encontrar dificuldades, ajude-o a resolver e resista à tentação de fazer por ele.
 


4. Fale com o professor ou professores

É essencial acompanhar o processo de aprendizagem do seu filho, mas saber o que se passa na escola e quais são as suas dificuldades é igualmente importante.

Reunindo com os professores, podem ser trocadas informações sobre as dificuldades na escola e as dificuldades em casa durante os trabalhos de casa. Desta forma, é possível criar uma parceria estratégica para melhorar o aproveitamento escolar.
 


5. Encontre o melhor método de estudo

Os alunos não são todos iguais, há quem aprenda melhor a sublinhar e fazer resumos e há quem prefira ler ou ouvir sobre o tema de estudo. É importante observar para poder ajudar o seu filho a escolher o método que melhor se adequa a ele e ao seu aproveitamento escolar.
 


6. Crie hábitos de leitura

Cultivar o gosto pela leitura é importante e conseguirá fazê-lo se o incentivar a conversar sobre o que lê ou por que escolhe determinado tipo de literatura.
 


7. Tenha paciência

Cada pessoa tem o seu ritmo e o seu filho não é diferente. O seu filho não tem menos capacidade de aprendizagem só porque outros são mais rápidos no raciocínio. Evite discutir, isso poderá desmotivá-lo e até causar ansiedade ou frustração.
 


8. Não se esqueça de elogiar

O elogio é uma boa ferramenta para motivar um bom rendimento escolar. Sempre que o seu filho realize um trabalho bem feito, elogie-o.
 


9. Dê o exemplo

Partilhe os momentos de leitura, visitem juntos museus e locais novos. Transmita a ideia de que é bom aprender, cite exemplos de pessoas que se destacaram graças ao seu desempenho académico.



10. Incentive a criatividade

Tal como criar hábitos de estudo, é também importante para o aproveitamento escolar os momentos lúdicos e de lazer, estes momentos possibilitam estimular a criatividade do seu filho.

Veja também: