Como aproveitar claras de ovos

Nunca sabe como aproveitar claras que acabam, invariavelmente, no caixote do lixo? Anda a perder as melhores sobremesas! 

Como aproveitar claras de ovos
3 Receitas simples mas deliciosas

Quantas vezes lhe sobraram dezenas de caras que ficaram perdidas no frigorifico até que encontraram o seu destino caixote do lixo? O Natal e a Páscoa estão cheios de receitas que apenas levam uma quantidade criminosa de gemas, no final, tem mesmo que aproveitar as claras. E são tantas as deliciosas receitas que apenas levam claras! 
 

Dicas para congelar ovos

Congelar ovos é muito simples, prático e a melhor forma para conseguir, mais tarde, aproveitar todas as claras que lhe sobram. No caso destas, use sacos para fazer gelo para as congelar. As claras ficam separadas individualmente o que torna o seu uso muito mais fácil. Quanto às gemas, precisa de mais cuidados. Numa caixa de congelação, deite as gemas e uma colher de chá de açúcar, cubra com um quadrado de papel vegetal e um de película de alumínio, feche com a tampa e leve a congelar.

Truque: para bater claras congeladas na Bimby, basta colocar diretamente do congelador na Bimby, dá uns toques de turbo para as tritutar, coloque a borboleta e depois ligue a máquina programando os minutos de acordo com o numero de claras, por exemplo, 6 claras, durante 6 minutos, na temperatura 37 e velocidade 4.

 

3 Receitas para aproveitar claras

Torta de Claras 

Esta é uma receita para aproveitar claras na Bimby mas que pode facilmente fazer no seu fogão. É simples mas muito deliciosa. Não deixe de experimentar porque só vai precisar do seguinte: 
  • 1 Lata de Leite Condensado 10 Claras
  • 1 Vagem de Baunilha 
  • Raspa de Chocolate
  • 125 g de Açúcar
  • 400 g de Leite
  • 1o Claras
  • 6 Gemas

Coloque a borboleta na máquina, adicione as claras e bata em castelo durante 11 minutos, na velocidade 3.  A meio do processo, coloque o açúcar. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e pincele-o com um pouco de óleo ou manteiga para ajudar a desenformar. Coloque as claras e leve ao forno, a 180 graus, durante 8 minutos. Retire, e ainda quente, com a ajuda do papel vegetal, enrole em forma de torta.

Agora é tempo de preparar o guloso creme de baunilha. Coloque todos os restantes ingredientes, exceto as raspas do chocolate, no copo, na temperatura 90 graus, na velocidade 2 1/2, durante 10 minutos. Não se esqueça de abrir a vagem de baunilha e de a retirar no final! Deite o creme por cima da torta e decore com as raspas de chocolate.

 

Bolo de Anjos (Angel Cake)

Agora uma receita que precisa de um pouco mais de amor mas que vale tanto a pena! Um bolo leve e macio, com uma textura muito diferente que faz lembrar “miolo de pão de forma branco, mas em bom”, como diz a blogger do Lume Brando. Comece a separar os seguintes ingredientes:
  • 13 claras L à temperatura ambiente
  • 1 chávena de farinha sem fermento
  • 1 colher de chá de creme tártaro 
  • 1 + 1/2 chávenas de açúcar em pó
  • 1 c. chá de extracto de baunilha
  • 1 c. sopa de água morna
  • 1/2 c. chá de sal

Comece por pré-aquecer o forno nos 180º. Misture a farinha com 3/4 de chávena de açúcar e peneire 4 vezes. Reserve. Bata as claras com a água morna em velocidade baixa, até ficar em espuma. De seguida, adicione o sal, o cremor tártaro e a baunilha. Bata em velocidade média-alta, até surgirem picos macios - demora cerca de 3 minutos. Não desligue a batedeira e junte o resto do açúcar, colher a colher, até obter uma mistura espessa e brilhante - atenção! não pode ficar seco. 

Agora é tempo de envolver a mistura da farinha e açúcar nas claras, com uma espátula de borracha, em 6 vezes. Não tenha pressa! Coloque numa forma grande com buraco e passe uma faca pela massa para retirar as bolsas de ar, alise e vai ao forno durante 40 minutos. Quando a massa estiver douradinha por cima e, se pressionar, volta à posição inicial, é sinal que está pronto.

Deixe arrefecer completamente, durante 2 horas, colocando a forma invertida sobre uma garrafa da gargalo estreito para o ar circular. Desenforme e sirva assim ou com a sua cobertura preferida, como, doce de ovos ou coulis de frutos vermelhos.

 

Doce de claras

Uma receita ultra rápida e simples mas muito gulosa! Perfeita para aproveitar qualquer clara que lhe sobre e assim conseguir uma receita instantânea para uma visita inesperada ou para acalmar os desejos de um doce. Precisa apenas de:
  • 1 clara
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • Caramelo liquido qb.

Bata as claras em castelo bem firme, enquanto vai adicionando o açúcar colher a colher. Junte caramelo líquido a gosto, coloque a mistura num prato de pyrex e leve ao microondas durante 3 minutos. Et voilà, está pronto!
 
Veja também: