10 usos extraordinários para aproveitar o que tem em casa

Truques e ideias para dar outro uso a produtos que todos temos em casa.

10 usos extraordinários para aproveitar o que tem em casa
A poupança também passa por aqui

Dar usos extraordinários para produtos que tem em casa nem sempre é um hábito português. No entanto, com um pouco de imaginação e alguma pesquisa, todos podemos dar usos incríveis ao que está ao nosso alcance. Aproveite estas 10 dicas que temos para si e e rentabilize os recursos já disponíveis para solucionar alguns problemas.

10 dicas para poupar com o que tem em casa

1. Limão para tudo

Além das utilidades conhecidas na alimentação, o limão pode servir para eliminar odores no frigorífico, bem como para tirar manchas nas roupas (mergulhe a mancha em sumo de limão, cerca de dez minutos antes de colocar a peça a lavar no programa normal da máquina de lavar roupa).

2. Bicarbonato de sódio

Use-o para tirar manchas e nódoas, utilizando-o numa esponja húmida que deve ser esfregada gentilmente sobre a superfície manchada, para eliminar a exagerada acidez de um prato de culinária (deite um pouco de bicarbonato de sódio na panela enquanto cozinha), e para retirar maus cheiros em recipientes de plástico, entre outro usos.

3. Vinagre

Serve para tirar manchas de suor na roupa, colocando uma porção de vinagre para quatro de água. Deixe mergulhada por um minuto e coloque na lavagem normal da máquina de lavar roupa.

4. Açúcar

acucar

Para tirar manchas de relva,não há melhor. Misture ¼ de açúcar em água quente, até criar uma pasta, e aplique na mancha.

5. Óleo de côco

Utilize o óleo de côco para dar brilho aos móveis de madeira e objetos em couro.

6. Leite para polir

leite

Também o leite tem resultados muito satisfatórios quando usado para polir superfícies em couro. Aplique o leite num pano e passe-o suavemente sobre o couro em movimentos circulares.

7. Leite de magnésio

Afaste o desodorizante. Habitualmente usado como laxante, o leite de magnésio pode substituir o desodorizante, pois tem propriedades antibacterianas. Aplique-o com algodão.

8. Cartão do rolo do papel higiénico

Este item pode ser usado para armazenar e arrumar cabos (carregadores, cabos das baterias do portátil, etc.). Cole cordas ao redor do rolo para o tornar mais resistente.

9. Escova de dentes

escova-de-dentes

Use uma escova de dentes para limpar superfícies de difícil acesso, como por exemplo tijoleiras ou teclados.

10. Espuma de barbear

Aplique a espuma de barbear numa esponja seca sobre uma mesa que tenha cola ou tinta seca. Após 15 minutos, passe novamente uma esponja, desta vez húmida, sobre a superfície. Parece milagre, mas é a mais pura verdade: a cola ou tinta desaparecem como num passe de mágica. Experimente e comprove.

Veja também: