11 formas inovadoras de aproveitar vinho

Quando alguma coisa fica imprópria para consumo, deitamo-la fora. Com o vinho não é assim. Há mais vida para ele, para além de ser bebido. Aprenda connosco.

11 formas inovadoras de aproveitar vinho
Se o vinho passou do ponto, dê-lhe outro uso

O vinho é uma bebida muito apreciada por tudo mundo. Há muitos tipos, castas e variações. E cada um reúne os seus próprios fãs. Mas não fique triste se por acaso tinha uma garrafa lá em casa e que não bebeu a tempo. Como qualquer alimento ou bebida, também o vinho se pode estragar. Se isso acontecer ao seu, fique a saber que destino lhe pode dar.

O vinho estragou-se. E agora?

1. Vinagre

vinagre

O vinagre é, na verdade, vinho azedo. Também passa por um processo de fermentação, mas precisa de um extra: oxigenação. Ou seja, precisa de apanhar ar.

Basta colocar o seu vinho num recipiente, juntar um pouco de vinagre, para que se juntem as bactérias necessárias ao processo, agitar e tapar a entrada do recipiente com um pano, para permitir a entrada de ar, mas evitar que entrem impurezas ou insetos.

Diariamente, retire o pano e agite o recipiente, para permitir que haja uma maior circulação de ar. O tempo de fermentação vai depender do estado em que o vinho se encontre quando iniciar o processo.

Se quiser, pode personalizar o seu vinagre, acrescentando um pouco de moscatel, vinho do Porto ou até soja.

2. Peras bêbedas

peras bebedas

Esta sobremesa é simples e muito saborosa. Como o nome indica, é feita com peras. O outro grande ingrediente é o vinho, que as embebedará. É preciso ainda água, açúcar, limão e canela.

Se receber pessoas em casa para jantar e tiver pouco tempo e vinho ao qual não sabe o que fazer, arrisque as peras bêbedas e vai ver como ainda faz um brilharete.

3. Cozinhe

Alguns pratos levam como tempero o vinho. Normalmente, compra-se o chamado vinho de mesa, para esse efeito. Mas se tem algum vinho que já não está no melhor estado para ser bebido, use esse para cozinhar as suas iguarias.

O vinho branco, por exemplo, é bom para fazer um delicioso risotto ou mexilhões.

4. Sal aromatizado

sal aromatizado

Sim, leu bem: sal! No fundo, é mais uma forma de cozinhar com vinho, mas alterando este segundo ingrediente. Neste caso, convém ter pelo menos meia garrafa de vinho.

Numa panela em lume brando, reduza o vinho a uma calda, mexendo de vez em quando ao longo de cerca de 20 minutos. Para cada colher de sopa de vinho (depois da redução), acrescente uma colher de chá de sal grosso. Espalhe-o numa superfície onde possa ficar até ao dia seguinte, coberto com papel absorvente. Quando estiver seco, coloque num frasco.

Este sal é uma boa opção para temperar carnes vermelhas, lombo de porco ou até para legumes assados. Também se pode transformar num excelente presente.

5. Congele

Mais uma vez, o objetivo é a culinária, mas esta é uma sugestão concreta para quando fizer receitas que peçam apenas uma ou duas colheres de vinho. Disponha o vinho em cuvetes, leve ao congelador e utilize quando precisar.

6. Limpe vidros

borrifador luvas limpar limpeza wc torneira

Tal como o vinagre, o vinho azedado pode ser um excelente limpa vidros. Basta colocar num pulverizador e adicionar água. Depois, esfregue e seque com jornal.

7. Remover manchas de gordura

Nada melhor para remover a gordura da sua cozinha, e não só. Com a ajuda de um pano, esfregue as zonas engorduradas e espante-se com o resultado.

8. Lave fruta e legumes

Se é daquelas pessoas que gosta de lavar as verduras e frutas com mais do que água, experimente adicionar o vinho. O álcool que o vinho contém mata várias bactérias e dissolve as impurezas.

9. Use-o para tingir

Estragou uma peça de roupa com vinho? A solução é mais simples do que parece: use o vinho para dar a nova cor à peça que, afinal, não está perdida. Para isso, ferva o vinho numa panela, junte a peça e mexa por 10 minutos. Quando arrefecer, lave a peça de roupa e estenda-a.

10. Sangria e vinho quente

sangria

Se for verão, faça sangria. Se estiver frio, vinho quente é a melhor opção.

A sangria leva outros ingredientes, por isso não vai sentir que o sabor do vinho se alterou. O mesmo acontece com o vinho quente.

11. Armadilha para insetos

Se tiver moscas da fruta em casa, coloque um pouco de vinho junto do cesto da fruta. O vinho vai atrair os insetos e a fruta ficará livre para si.

Agora que já não tem desculpas para deitar o vinho fora, porque lhe apresentámos várias soluções. E não se esqueça de reutilizar as garrafas!

Veja também: