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6 aptidões e competências sociais a dominar

As aptidões e competências sociais são fundamentais se quer ter uma carreira bem sucedida. Fique a conhecer as 5 mais importantes.

6 aptidões e competências sociais a dominar
Aptidões e competências sociais são essenciais no trabalho

A interação social é inseparável da vida. Seja no seio familiar, na escola, no trabalho ou em qualquer lugar, é inevitável interagir com os outros.

As aptidões e competências sociais estão relacionadas com a capacidade de interagir com outros de uma forma eficiente e disciplinada, resolvendo problemas e conflitos que possam surgir. Estas competências são essenciais para um desenvolvimento de carreira bem sucedida e cooperação com outros.

Estas aptidões incluem capacidades de comunicação: verbais (a forma como fala com outras pessoas) e não verbais (linguagem corporal, gestos e contacto visual).

A importâncias das aptidões e competências sociais

Quase qualquer emprego requer aptidões e competências sociais. Se trabalhar em equipa, é importante que se entenda bem com os colegas. Se trabalhar com clientes, é fundamental que saiba ouvir as suas dúvidas e preocupações. Se for chefe, tem de saber como motivar os seus funcionários.

1. Empatia

É uma competência muito importante. Para interagir bem com os outros, precisa de perceber como se estão a sentir. A empatia é particularmente especial quando lida com clientes que têm dúvidas ou problemas. Tem de expressar preocupação genuína para com as suas questões e ajudar a resolver as mesmas.

2. Cooperação

Esta capacidade é especialmente importante quando trabalha em equipa. Tem de conseguir trabalhar com os outros tendo em mente um objetivo comum. No entanto, mesmo não trabalhando em equipa, a cooperação é fundamental. Deve sempre trabalhar em prol da empresa para que consiga ser mais eficiente, o que implica cooperar bem com os colegas.

4. Comunicação verbal

A comunicação verbal é muito importante em qualquer emprego. É preciso saber expressar-se usando uma linguagem direta, clara e acessível a todos. Tem de estar à vontade para falar pessoalmente, ao telefone, via email, etc., com quem quer que seja.

4. Ouvir

Mais uma aptidão que o ajuda a interagir com os outros. É preciso saber ouvir atentamente o que o seu chefe lhe diz para fazer, o que os seus colegas dizem numa reunião ou, se é o chefe, o que é que os seus funcionários lhe transmitem. Se trabalha com clientes, deve aprender a ouvi-los com cuidado, conhecer as suas preocupações e demonstrar que as ouviu com atenção. As pessoas respondem melhor aos outros quando sentem que foram ouvidas.

5. Comunicação não verbal

Pode parecer o elo mais fraco da lista, mas é uma capacidade tão importante quanto a comunicação verbal. Através da linguagem corporal, do contacto visual e de expressões faciais, pode expressar que tem empatia para com os outros e que é capaz de os ouvir e de cooperar com eles em função de um objetivo comum.

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