11 dicas para aquecer a casa sem ligar o aquecimento

Descubra como pode aquecer a casa sem ligar o aquecimento. Muitas vezes, a solução passa mais por evitar as perdas do que por gerar calor.

11 dicas para aquecer a casa sem ligar o aquecimento
Como poupar no aquecimento da sua habitação

Nos anos em que o inverno é mais rigoroso, aquecer a casa pode representar pesadas contas de energia, seja eletricidade ou gás. Encontrar alternativas mais económicas mas igualmente eficazes é uma necessidade para a maioria das famílias. Descubra, por isso, como aquecer a casa sem ligar o aquecimento.

De nada serve implementar soluções alternativas de aquecimento, sem antes aplicar outras que impeçam o ar quente de sair e o frio de entrar.

Com pequenas mudanças no seu dia a dia e alguns cuidados, é possível aquecer a casa e mantê-la a uma temperatura confortável. Se não quer gelar de frio no inverno, tampouco quer pedir um empréstimo para pagar as contas de energia, tome nota destas dicas!

Como aquecer a casa sem ligar o aquecimento em 11 passos


1. Isolar, isolar, isolar

Ainda que tenha o mais sofisticado sistema de aquecimento, se a sua casa não estiver bem isolada, está a perder dinheiro. O que gasta para aquecer a casa acaba por fugir pelas frinchas das portas e janelas. Com pouco dinheiro consegue calafetar todas as aberturas, isolar as janelas e, assim, impedir que o calor saia.

2. Deixar o sol entrar

Se a sua casa tem cortinas e persianas ou portadas, abra-as pela manhã e, assim que o sol começar a desaparecer, feche-as para que o calor não fuja. Se ligar o aquecimento com as persianas ou portadas ainda abertas, a perda de calor – e dinheiro! – é inevitável.

janelas isoladas

3. Apostar nos têxteis

É boa ideia colocar cortinas de tecidos mais pesados no outono e no inverno, como veludo, para diminuir as correntes de ar e dar um ambiente mais acolhedor e quente à divisão. Aposte também em tapetes, mantas, almofadas e até capas de sofás de materiais mais quentes.

4. Fechar as portas

Mantenha as portas das divisões e acessos sempre fechadas, especialmente, de áreas da casa que não são usadas como, por exemplo, um quarto de hóspedes. Assim, impede que o ar frio circule e mantém as restantes divisões mais quentes.

5. Isolar o sótão

Quem vive numa moradia ou num último andar, acaba por estar mais sujeito aos humores da meteorologia do que aqueles que vivem num apartamento. Se é o seu caso, isole o sótão com placas de poliestireno extrudido ou lã de rocha.

6. Usar o forno

Temos a certeza que, independentemente da temperatura exterior, ao domingo a sua casa cheira deliciosamente a assado e está mais quentinha, verdade? Repita a ementa no resto da semana porque além de aquecer a casa, tem menos loiça para lavar. E não se preocupe com a limpeza do forno porque temos dicas infalíveis.

usar fort+no

7. Isolamento térmico

Se vive numa moradia que, à boa moda da construção portuguesa do século passado, é mais fresca do que devia no inverno, recomendamos que aposte em isolamento térmico exterior (vulgo capoto). O investimento é grande mas os resultados compensam largamente.

8. Forrar as paredes

Paredes despidas não conseguem reter o calor de forma tão eficaz. De certeza que tem centenas de fotografias suas, da sua família e amigos que estão mesmo a pedir um lugar na sua parede. Espelhos e móveis encostados na parede também uma forma de aquecer a casa por retenção do calor.

9. Usar botijas de água quente

Não vai propriamente aquecer a casa mas sem dúvida que vai deixar a sua cama em brasa. As botijas de água quentes são a forma mais simples e económica de se manter quente, seja na cama, no sofá ou até no escritório, colocando-a aos seus pés.

10. Aplicar plástico nas janelas

Em qualquer grande superfície encontra plástico com bolhas usado para isolar artigos delicados, está a ver do que falamos? Pois bem, são uma boa opção para isolar os vidros, ajudando a aquecer a casa ao impedir que o calor desapareça. Basta borrifar o vidro com um pouco de água, cortar um pedaço de plástico à medida e colocar.

11. Instalar uma salamandra

Se não tem lareira, considere investir numa salamandra. A pellets ou a lenha, é certo que vai gastar bastante menos do que com aquecimento a gás ou elétrico. Vai depender do modelo que escolher, no entanto, uma salamandra restituiu entre 60% a 80% do calor.

Além destas dicas para aquecer a casa, recomendamos que cuide também de si. Vista as camadas de roupa necessárias para se sentir confortável, use pantufas dentro de casa, beba bebidas quentes ao longo do dia e mantenha-se ativo para afugentar o frio.

Veja também: