Armadilhas numa entrevista de emprego

Poucas são as entrevistas de emprego sem armadilhas. De uma ou de outra forma, os entrevistadores vão sempre tentar pô-lo à prova em algum mommento. Saiba com o que contar.

Armadilhas numa entrevista de emprego
Prepare-se bem para não ser apanhado nas armadilhas de uma entrevista

Uma entrevista de emprego não é tarefa fácil para o candidato. Primeiro, porque é sempre um momento em que os nervos estão à flor da pele e podem gerar algum desconforto. Segundo, porque é preciso estar muito bem preparado para não cair nas armadilhas que possam ter sido preparadas pela empresa para por o candidato à prova.
 
Descubra alguns truques que podem ser utilizados por parte das entidades na altura de recrutar.
 

5 possíveis armadilhas numa entrevista de emprego

 

1. Não minta no Currículo

Por uma razão ou por outra, infelizmente existem muitas pessoas que mentem no Currículo, o que pode ser uma situação que acaba por se virar contra o próprio candidato. As entidades que já são experientes neste tipo de análise, podem confrontá-lo com algumas perguntas sobre determinadas coisas no seu CV que não são verdade. Para prevenir este tipo de armadilha, evite mentir no CV. É uma garantia que no dia da entrevista estará mais à vontade.
 

2. Investigue tudo sobre a empresa

Outra das armadilhas muito utilizadas numa entrevista de emprego pode surgir nas perguntas sobre a própria entidade. Quem o estiver a entrevistar, vai testar até ao limite a forma como se preparou para a entrevista e o que sabe sobre a empresa e o departamento ao qual se candidata. Para não se deixar cair nesta armadilha, prepare-se bem.
 

3. Tem a certeza de que quer vir trabalhar para esta empresa?

Esta é uma das perguntas rasteira de uma entrevista de emprego. Quando, a dada altura, lhe perguntarem se tem mesmo a certeza de que quer trabalhar naquela empresa, não mostre surpresa nem demore a responder. Tem de transmitir convicção e segurança e não deixar dúvidas de que está ali não porque quer um emprego, mas porque quer mesmo um emprego naquela emprega e naquele cargo específico. O seu papel aqui é convencer o entrevistador de que é a pessoa perfeita para aquele cargo.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

4. Casos práticos

Mesmo numa entrevista pode surgir, a dada altura, um caso prático que envolva, por exemplo, uma situação de equipa. Aqui, será testada a sua forma de resolver um conflito interno e pode ser uma situação decisiva na entrevista. Reaja com calma, analise bem os factos que lhe estão a ser dados e tente mostrar espirito de equipa e facilidade no relacionamento interpessoal.
 

5. Indicar erros e defeitos

Esta é uma das perguntas mais frequentes que é feita por parte dos recursos humanos, mas apesar disso apanha muitas pessoas de surpresa. A melhor forma de dar a volta a esta armadilha é mostrar humildade e assumir erros. Tente sempre apontar um erro ou uma falha que não tenham sido demasiado graves, dando isso como exemplo para ter ganho maturidade e ter crescido profissionalmente.
 

O que significam estas armadilhas?

As armadilhas numa entrevista de emprego não são necessariamente uma coisa má. Quase todas as empresas têm os seus truques para por os candidatos à prova, mas tal pode ser um bom incentivo para o candidato, caso ele esteja à altura do desafio. 
 
Em suma, é importante concluir que a forma mais eficaz de contornar as armadilhas numa entrevista de emprego é sem dúvida com humildade, preparação e veracidade.
 
Veja também: