6 formas de contornar as armadilhas numa entrevista de emprego

Quando é chamado para uma entrevista, o objetivo é comprovar que tem as competências que colocou no CV. Prepare-se para as armadilhas numa entrevista de emprego.

6 formas de contornar as armadilhas numa entrevista de emprego
Truques para não cair nas "rasteiras" numa entrevista de emprego

É raro não existirem armadilhas numa entrevista de emprego. De uma ou de outra forma, os recrutadores vão sempre tentar pô-lo à prova em algum momento.

Uma entrevista de emprego não é tarefa fácil para o candidato. Primeiro, porque é um momento em que os nervos estão à flor da pele, o que pode gerar algum desconforto e até afetar a capacidade de resposta. Segundo, porque é preciso estar muito bem preparado para não cair nas armadilhas que possam ter sido preparadas pela empresa para colocar o candidato à prova.

Truques para não cair nas armadilhas numa entrevista de emprego

Descubra alguns truques que podem ser utilizados por parte das entidades empregadoras na altura de recrutar.

1. Não minta no currículo

Por uma razão ou por outra, muitas pessoas mentem no currículo, o que pode ser uma situação que acaba por se virar contra o próprio candidato. As entidades que já são experientes neste tipo de análise podem confrontá-lo com algumas perguntas sobre determinadas informações no seu CV que se afastam da verdade. Para evitar cair neste tipo de armadilha, evite mentir no CV. É uma garantia que no dia da entrevista estará mais à vontade.

2. Saiba tudo sobre a empresa

Outra das armadilhas muito utilizadas numa entrevista de emprego pode surgir nas perguntas sobre a própria entidade. Quem o estiver a entrevistar, vai testar até ao limite a forma como se preparou para a entrevista e o que sabe sobre a empresa e o departamento ao qual se candidata. Para não se deixar cair nesta armadilha, prepare-se bem.

entrevistador

3. “Tem a certeza de que quer trabalhar na nossa empresa?”

Esta é uma das rasteiras de uma entrevista de emprego. Quando, a dada altura, lhe perguntarem se tem mesmo a certeza de que quer trabalhar naquela empresa, não mostre surpresa nem demore a responder. Tem de transmitir convicção e segurança e não deixar dúvidas de que está ali não porque quer um emprego, mas porque quer mesmo um emprego naquela empresa e naquele cargo específico. O seu papel aqui é convencer o entrevistador de que é a pessoa perfeita para aquele cargo.

4. Resolver situações práticas e desafios reais

Mesmo numa entrevista pode surgir, a dada altura, um caso prático que envolva, por exemplo, uma situação de trabalho em equipa. Aqui, será testada a sua forma de resolver um conflito interno e pode ser uma situação decisiva na entrevista. Reaja com calma, analise bem os factos que lhe estão a ser dados e tente mostrar espírito de equipa e facilidade no relacionamento interpessoal.

5. Os seus 3 piores defeitos

Esta é uma das perguntas mais frequentes que é feita por parte dos recursos humanos, mas apesar disso apanha muitas pessoas de surpresa. A melhor forma de dar a volta a esta armadilha é mostrar humildade e assumir erros. Tente sempre apontar um erro ou uma falha que não tenham sido demasiado graves, dando isso como exemplo para ter ganho maturidade e ter crescido profissionalmente.

6. A pergunta “de que é que menos gostava no seu último emprego?”

Esta questão faz sentido, pois não estaria a procurar um novo emprego se corresse tudo às mil maravilhas no anterior. Responda com algo positivo, como “aprendi muito com o meu anterior emprego, mas chegou a altura de assumir novas e aliciantes oportunidades, que sinto que este emprego me poderá dar”. Evite falar sobre falhas, arrependimentos e problemas.

Para que servem todas estas armadilhas na entrevista de emprego?

As armadilhas numa entrevista de emprego não são necessariamente uma coisa má. Quase todas as empresas têm os seus truques para pôr os candidatos à prova, mas tal pode ser um bom incentivo para o candidato, caso ele esteja à altura do desafio.

Em suma, é importante concluir que a forma mais eficaz de contornar as armadilhas numa entrevista de emprego é, sem dúvida, com humildade, preparação e veracidade.

Veja também: