AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para arrasar na entrevista de emprego

Arrasar numa entrevista de emprego depende fundamentalmente da sua preparação. Veja alguns truques para sair "vitorioso" na sua próxima entrevista.

5 Dicas para arrasar na entrevista de emprego
Conheça algumas "regras de ouro" para que seja o candidato escolhido.

A entrevista de emprego é provavelmente o momento mais ambíguo do processo de recrutamento, já que pode – simultaneamente – ter tanto de entusiasmante como de aterrador. É aquele momento onde todas as palavras e quaisquer gestos estão a ser analisados e podem ser bem ou mal interpretados.

Mas não stresse por causa disso. Há que pensar positivo. A fase mais difícil já está ultrapassada: já deu nas vistas entre centenas (ou mesmo milhares) de candidatos, agora só tem que fazer o seu “trabalho de casa” bem feito e não deixar margem para dúvidas de que é a pessoa ideal para as funções a que se está a candidatar.


Modo “arrasar na entrevista de emprego” ativado

Certamente já leu imensos artigos sobre as várias fases do processo de recrutamento e acha que está “careca de saber” o que deve fazer numa entrevista de emprego. Não duvidamos! Mas nunca é demais relembrar algumas regras “básicas” que podem fazer a diferença entre ser ou não selecionado.


Veja as nossas dicas:


1. Leve uma (ou várias!) cópia(s) do seu Curriculum Vitae (CV)

Nunca assuma que por ter enviado o seu CV na candidatura, o seu recrutador vai ter um exemplar com ele. A si não custa nada ter um exemplar pronto a entregar; e o seu recrutador agradece (se necessitar da tal cópia). Isto sem falar que pode ser uma boa forma de começar desde início a criar uma boa impressão. Lembre-se é nos pequenos detalhes que está a diferença.


2.Informe-se sobre os concorrentes da empresa a que se está a candidatar

Não basta que conheça a empresa para a qual está a ser entrevistado. Deve (impreterivelmente) estar informado sobre os concorrentes. Faça uma pesquisa e conheça não só as empresas, mas também a forma como se colocam no mercado.  Os seus recrutadores esperam alguém que ofereça mais-valias à empresa. Estar informado sobre o mercado já é uma ajuda.


3. Esteja preparado para realizar testes (individuais ou de grupo)

Sim, estas são práticas cada vez mais comuns nos processos de recrutamento, que além da entrevista de emprego propriamente dita, podem incluir testes, nomeadamente: testes de línguas, psicotécnicos, resolução de possíveis problemas relacionados com as funções em causa, ou dinâmicas de grupo. Nada melhor que estar preparado para essa eventualidade.
Veja também as nossas dicas para se destacar nas entrevistas de grupo.


4. Prepare-se para responder às perguntas mais traiçoeiras

Fale-nos de si” ou “fale-nos dos seus defeitos e qualidades” são apenas dois dos exemplos de perguntas que lhe podem ser colocadas e que podem facilmente conduzi-lo na direção errada. Tendencialmente, os candidatos enveredam pelas respostas pré-fabricadas ou clichés e isso não podia ser mais errado. Seja honesto nas suas respostas, veja as nossas dicas para encarar “de frente” estas questões e ser bem-sucedido.


5. Tenha atenção à sua linguagem corporal

Até pode ter um discurso impecável, mas basta um gesto – um pequeno gesto – para “ir tudo por água abaixo”. Tenha sempre em mente que é fundamental que a sua linguagem corporal não transmita uma mensagem errada aos seus recrutadores.


Receita do sucesso

Se às dicas anteriores juntar uma boa postura, uma imagem irrepreensível, uma boa dose de interesse e um CV exemplar; a que vai depois acrescentar uma “pitada” de otimismo e confiança e, claro, uma “mão cheia” de atitude e muita preparação tem os ingredientes para a receita do sucesso.

Boa sorte!


Veja também: