Arrendar casa: 8 boas razões para o fazer

Se está indeciso entre comprar ou arrendar casa, aqui ficam algumas razões para considerar o arrendamento.

Arrendar casa: 8 boas razões para o fazer
Porquê arrendar casa? Descubra as vantagens

Ter casa própria é o sonho de muitas pessoas. E quando se fala em casa própria fala-se em comprar casa. Mas porque não arrendar casa?

A verdade é que quando o assunto é a compra ou arrendamento de casa, ambas as possibilidades têm vantagens e desvantagens. Há que pesar as condições de vida, a disponibilidade financeira e/ou o modo de estar na vida de cada um. Ainda assim, é importante que perceba que o arrendamento – criticado por muitos e chamado até de "mau negócio", por passar uma vida a pagar uma “prestação” por algo que nunca será seu – apresenta várias vantagens. Nós damos-lhe algumas. 


8 razões para arrendar casa


1. É mais simples e mais fácil 

Arrendar casa é bem mais fácil que comprar. E não falamos apenas das questões burocráticas. Além de não ter que ser uma decisão tão ponderada já que implica um compromisso menor, o processo de arrendamento também é mais simples. Basta procurar, selecionar uma série de casas, contactar os senhorios, visitar e tomar uma decisão. Sendo, que mesmo que arrende, não está a assinar um compromisso para a vida e pode sempre mudar a determinada altura.



2. Tranquilidade

Se optar por arrendar casa, a responsabilidade sobre o imóvel cabe ao senhorio. Portanto, todas as burocracias relacionadas a casa são tratadas por ele, bem como as reuniões de condomínio, reparações, obras, etc. A si cabe-lhe pagar a renda todos os meses e garantir que mantém o imóvel em bom estado. Em última instância fica muito mais tranquilo e livre de preocupações. 



3. Não implica um grande investimento 

Para optar pela comprar casa tem que estar preparado para um grande investimento monetário e isso implica alguma disponibilidade financeira, nem que seja, inicialmente, para a escritura da casa e/ou a entrada inicial, por exemplo. O arrendamento livra-o de mais esta preocupação. 



4. Poupança

O arrendamento configura outra grande vantagem chamada poupança. Se vai pagar menos pela casa, pode usar o dinheiro que poupa para aplicar noutras produtos financeiros e gerir novos fundos como poupanças, ações, depósitos, ou até mesmo para comprar outras coisas que necessite. 



5. Possibilidade de mudança 

Se optar por arrendar casa tem maior liberdade para mudar de casa com bastante facilidade, podendo ir variando consoante prefira viver numa zona mais periférica ou central ou até mudar de cidade. É certo que também o pode fazer se comprar casa, se tiver dinheiro para isso. Mas a verdade é que se optar pelo arrendamento não fica preso a um imóvel porque investiu milhares de euros nele. 



6. Mobilidade e flexibilidade

O arrendamento configura outra grande vantagem, possibilita uma maior mobilidade. Basta pensar que nos dias que correm qualquer pessoa pode ter que agarrar as malas e mudar de casa, cidade ou até país. Nesses casos, todo o processo é mais simples se estiver numa casa arrendada.

Se assim for, só precisa de comunicar a saída ao senhorio, cumprir com os requisitos legais da lei do arrendamento e mudar-se. Se tiver comprado a história será diferente. Imagine só ter que vender a casa para se mudar… Só o facto de não estar preso a um crédito habitação já lhe permite uma maior flexibilidade financeira. 



7. Corre menos riscos

Em termos financeiros, se arrendar casa corre menos riscos do que se comprar casa e ainda protege o seu orçamento familiar, visto não fica sujeito às alterações das taxas de juro e possíveis aumentos da prestação a pagar ao banco, que – em última instância – afetam o seu orçamento familiar.  
 


8. O valor da renda

Dependendo da localização e do estado do imóvel, pode encontrar bons negócios e com rendas a preços razoáveis.  Em última análise, o valor a pagar mensalmente pode ser consideravelmente mais baixo do que aquele que terá que pagar ao banco se fizer um crédito habitação para comprar casa. E, no caso do arrendamento, se porventura a renda que tem a pagar se tornar muito pesada para si, pode sempre mudar e procurar algo mais barato. 



Arrendar casa: uma opção para muitos 

Há quem considere o arrendamento um mau negócio, porque simplesmente vai estar a pagar uma renda mensal por uma casa que nunca será de quem arrenda e há quem diga mesmo que o dinheiro dessa renda daria para pagar uma prestação mensal ao banco e comprar uma casa.

Se isto é verdade, também é verdade que a decisão de arrendar ou comprar casa deve ser bem ponderada e deve ter em conta diversos fatores. No fundo, tudo se resume a uma questão de perspetiva pessoal. 

Veja também: