Arrendar casa com ou sem mobília: qual a melhor opção?

Se está a pensar arrendar casa, saiba quais as vantagens e desvantagens de arrendar casa com ou sem mobília. Avalie os dois “pesos da balança” e tome a sua decisão. 

Arrendar casa com ou sem mobília: qual a melhor opção?
Analise bem as opções e perceba qual a mais vantajosa

Nos últimos anos, são cada vez mais os portugueses que optam por arrendar casa. E aqui há muito por onde escolher. Desde as localizações às tipologias das habitações, passando pelo número de quartos ou outras características (como ter garagem, terraço, jardim, etc., bem como a possibilidade de arrendar casa com ou sem mobília, sendo esta uma das questões que deve ser bem avaliada.

Nós ajudamos a perceber quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções. 


Arrendar casa com ou sem mobília: o que escolher? 

Na hora de arrendar casa há muitos fatores a ter em conta e que podem fazer a diferença no preço a pagar no final do mês. 

Se está indeciso e não sabe se deve arrendar casa com ou sem mobília, aqui ficam algumas vantagens e desvantagens de cada uma destas possibilidades a ter em conta e que o podem ajudar a decidir qual a melhor opção. 


Vantagens de arrendar casa mobilada

  • É uma boa opção para quem vai fazer um contrato de arrendamento a curto ou médio prazo (um a 12 meses; para quem está a arrendar por motivos profissionais, por exemplo). Visto ser um período mais reduzido além de ser mais fácil, prático, rápido e cómodo para si, ainda lhe permite poupar algum dinheiro, em mobiliário que pode não usar depois. 
  • Fica mais barato. Normalmente os preços das rendas de casas já mobiladas são relativamente mais elevados quando comparados a preços de casas sem mobília, mas ainda assim pode configurar uma poupança considerável. Pode até pagar mais 50€ ou 100€ de renda, mas é mais económico do que gastar alguns milhares de euros em mobília e eletrodomésticos para a casa. A única coisa que precisa de levar consigo são os lençóis, toalhas e outros artigos de baixo valor. 
  • Pode mudar-se imediatamente. A casa já está preparada para o receber, pelo que pode mudar-se mais rapidamente. 



Desvantagens de arendar casa mobilada

  • Não escolhe os móveis e/ou a decoração. Esta é a grande desvantagem de arrendar casa com mobília. É certo que antes de arrendar já fica a conhecer o espaço e as mobílias e ainda pode dar um toque pessoal, mas nunca será tão personalizado como se fosse você mesmo a comprar móveis a seu gosto. 
  • O estado de conservação dos móveis pode não ser o melhor. Tendo já sido usados pode vários inquilinos, a longo prazo, pode dar-se o caso de não encontrar os móveis no seu melhor estado de conservação, o que configura uma desvantagem. 
  • Implica a responsabilização pelo zelo e conservação dos bens. Cabe ao inquilino zelar pelo estado da casa e do seu recheio, caso opte por arrendar casa mobilada. Aqui convém sempre fazer uma vistoria detalhada do imóvel na hora de fechar contrato, para que fique descriminado o estado de todos os elementos que integram a habitação.



Vantagens de arrendar casa sem mobília 

  • Permite dar um toque pessoal à casa. Se optar por arrendar a casa vazia e decidir mobilar tudo, vai pode comprar móveis a seu gosto e decorar de acordo com o seu estilo pessoal. 
  • É uma boa opção para arrendamentos a longo prazo. Se pretende instalar-se por um longo período de tempo, a melhor opção é tornar aquele espaço seu e isso passa em muito pela decoração escolhida. Além disso, neste caso pode economizar na renda mensal e ir comprando os móveis aos poucos.  
  • As rendas são mais baratas. As casas sem mobília têm rendas mais baixas, afinal está a pagar apenas pelo espaço e não pelo que está dentro. 



Desvantagens de arrendar casa sem mobília

  • Requer um maior investimento inicial. Se a casa está vazia e tem que comprar moveis, eletrodomésticos e outros bens para rechear a casa – ainda que não compre tudo de uma vez – vai ter que investir mais dinheiro logo à partida. 
  • A mudança pode não ser imediata. Caso tenha que comprar tudo, pode ter que adiar a mudança até ter as condições mínimas para ir para a nova casa. 


Arrendar casa com ou sem mobília é uma decisão muito pessoal. Há que ter em conta vários fatores como o período de arrendamento, a importância que dá à decoração, o tempo que dispõe para a escolha de mobiliário e se prefere poupar a curto/médio ou longo prazo. Certo é que uma boa pesquisa – em qualquer dos casos – lhe vai permitir encontrar boas opções no mercado.

Veja também: