Receita de arroz de jardineira: saboreie a tradição

O arroz de jardineira é uma receita muito prática e rápida de preparar. Experimente já a nossa sugestão de um arroz diferente e delicioso.

Receita de arroz de jardineira: saboreie a tradição
Receita leve e fresca para os dias quentes

O arroz é, sem dúvida, um dos acompanhamentos mais apreciados pelos portugueses – não só pelo seu sabor, mas pela imensidão de receitas em que pode ser usado. O arroz de jardineira é uma receita muito prática e versátil, que pode fazer imensas vezes e adaptar as combinações de ingredientes de acordo com aquilo que tem na despensa. Apostamos que esta sugestão vai entrar para a sua lista de favoritas…

Arroz de jardineira: uma ideia diferente para os dias quentes

A receita que apresentamos a seguir pode ser servida quente ou fria – com atum e maionese, por exemplo. É esta versatilidade que faz deste arroz uma excelente opção para preparar rapidamente em dias apressados ou para servir numa situação inesperada.

Pode, por exemplo, deixar a refeição pronta no frigorífico de um dia para o outro, sempre que for necessário. Vamos ao passo a passo?


Arroz de jardineira

arroz de jardineira

Receita para 4 pessoas

Ingredientes
1 chávena de arroz agulha
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 cubo de caldo de legumes
Azeite
Sal q.b.
Salsa picada
1 curgete
1 talo de aipo
1 chávena de ervilhas
1 cenoura

Modo de preparação

  1. Num tacho, faça um refogado com a cebola e o alho picados e o azeite.
  2. Quando alourar, junte o cubo de caldo de legumes e o arroz e mexa.
  3. Junte a água a ferver e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido e seco.
  4. Numa panela com água a ferver e um pouco de sal, coza as ervilhas, o aipo cortado em tiras e a curgete em rodelas. Escorra e reserve.
  5. Rale a cenoura com a ajuda de um raspador ou de um espirilizador.
  6. Coloque o arroz numa taça grande e misture com os legumes. Polvilhe com salsa picada
  7. Sirva temperado com azeite e vinagre ou, se preferir, envolva em maionese. Combine com carnes estufadas ou grelhadas e delicie-se!

Esta receita pode também ser servida fria, para isso deve guardá-la no frigorífico num recipiente com tampa ou tapado com película aderente. Os legumes utilizados podem ser outros, em substituição dos sugeridos na receita.

Uma dica extra que acrescenta muito sabor, cor e nutrientes: decore o seu arroz de jardineira com rodelas de ovo cozido e enriqueça esta receita.

Veja também: