3 sugestões para árvores de Natal criativas

A decoração das árvores de Natal pode envolver toda a família. Veja as sugestões para um Natal diferente.

3 sugestões para árvores de Natal criativas
Seja criativo!

Luzes, presépios e árvores de Natal. Em muitas casas a decoração já indica que o fim do ano está cada vez mais próximo.

De acordo com a tradição cristã, a data correta para a montagem da árvore é durante o primeiro domingo do Advento, isto é, o quarto domingo antes do aniversário de Cristo, em 25 de dezembro. Em 2017 este domingo é o dia 3 de dezembro.

natal

Contudo cabe a cada família a decisão da melhor data para montar e enfeitar a própria árvore.

Para que o momento em torno da árvore seja agradável e sem maiores preocupações, porque não investir em decorações baratas e divertidas? É possível montar árvores de Natal recicladas e originais, sem afetar tanto o meio-ambiente e o seu bolso.

Ideias para árvores de Natal

Reaproveite os enfeites

Uma sugestão para a decoração das árvores de Natal, e também da casa, é o reaproveitamento de antigos enfeites. Com o termo sustentabilidade em alta, não é necessário comprar novos enfeites todos os anos.

Se tem bolas de plástico que não parecem tão bonitas, experimente fazer uso de cola glitter de várias cores, pedaços de renda e feltros, ou até mesmo lantejoulas para confecionar novos ornamentos. Use colas para trabalhos manuais e seja criativo! É importante lembrar que as superfícies de plástico promovem melhor aderência aos outros materiais.

Invista numa árvore diferente

Algumas vezes, uma árvore tradicional fica mais cara do que se pode pagar, outras vezes o problema é o espaço: onde guardar o objeto quando as festas acabam? Para isso, existe a possibilidade de criar uma árvore de Natal original, diferente do que normalmente está disponível nas lojas.

livros

Se já possui uma árvore em casa e quer renová-la, aposte nos sprays de tinta e neve artificial para modificar as cores e o aspeto. Os sprays não são caros e são fáceis de encontrar.

galhos

Outra opção é criar árvores de outros materiais, como livros, tecido e até galhos secos.

Decoração sustentável

Uma ideia perfeita para quem tem habilidades manuais ou deseja envolver a família num momento criativo é criar os próprios enfeites a partir de objetos que podem ser reciclados ou que estejam disponíveis na natureza.

luzes

Cápsulas de café e chá podem ajudar a criar efeitos nas luzes, por exemplo. As rolhas dispensadas servem para criar pequenos anjos decorativos junto com pedaços de tecido. Pipocas e mirtilos, quando costurados juntos, ficam lindos num fio para envolver as árvores de Natal. As pinhas, abundantes nos pinheiros e abetos, depois de limpas, podem ser personalizadas e penduradas como decoração.

Veja também: