AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As 5 coisas que deve fazer se está desempregado

Já seja porque está à procura do primeiro emprego, porque perdeu o que tinha ou porque gostaria de mudar, durante um período de desemprego há muito mais que pode fazer para além de apenas procurar.

As 5 coisas que deve fazer se está desempregado
Como aproveitar o tempo enquanto procura emprego
  • Tente perceber qual é a presença online das empresas em que gostaria de trabalhar

1. Fazer networking

O networking é uma prática útil durante a vida laboral, mas também pode ser aplicada durante um período de desemprego. Esta é a altura para voltar a entrar em contacto com antigos professores, empregadores e colegas, e fazê-los saber da sua situação atual e o tipo de emprego que procura. Saiba como tornar-se um expert em networking.
 

2. Continuar a aprender

Aproveite o facto de ter mais tempo para melhorar as suas qualificações. Já seja por conta própria ou através de cursos, descubra como pode melhorar o seu conhecimento e competências na área em que quer trabalhar.
 

3. Trabalhar por conta própria

Aproveite parte do seu tempo e ganhe algum dinheiro a oferecer os seus serviços, já seja na sua área ou numa área mais geral. Pode não ser o emprego que está à procura, mas pelo menos desta maneira continua a ser produtivo e as suas finanças pessoais não ficam tão prejudicadas. Consulte as nossas dicas sobre trabalhar por conta própria.
 

4. Fazer trabalho voluntário

Oferecer os seus serviços de forma voluntária também pode ser uma maneira de manter o seu CV atualizado e de aumentar as probabilidades de ser empregado posteriormente. Procure uma empresa onde gostaria de trabalhar e faça uma proposta para colaborar com eles. 
 

5. Investir numa boa presença online

Atualize o seu perfil do LinkedIn, crie um portefólio online ou até um blog. Perceba qual é a presença nestes meios das empresas em que gostaria de trabalhar e tente interagir com elas nas redes sociais. Para além de obter informação importante sobre a área e as empresas, pode ganhar um lugar relevante nestes meios. 
 
Veja também: