As 9 piores desculpas para ainda não ter aberto o seu negócio

Considera-se uma pessoa empreendedora e gostava de começar um negócio próprio? Se ainda não o fez, veja as desculpas que provavelmente o estão a impedir de dar o primeiro passo.

As 9 piores desculpas para ainda não ter aberto o seu negócio
Acabe já com as desculpas
  • Se estiver a espera do momento certo para fazer qualquer coisa, vai acabar por nunca fazer nada

1. Não ter uma grande ideia

Pensar em algo novo e completamente revolucionário é muito mais difícil do que pensa, mas não é desculpa para não fazer nada. Em vez de perder o seu tempo em procurar algo novo, tente procurar algo melhor, olhe para tudo à sua volta e veja o que precisa de ser melhorado.


2. Falta de tempo

Os dias têm a mesma duração para todos, por isso é tudo uma questão de organização e gestão do tempo. Se há tantas pessoas que conseguem ter sucesso e manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, você também consegue.


3. Idade

Para todos aqueles que pensam que “já é tarde para mim”, o mundo dos negócios está cheio de exemplos de sucesso que não aconteceram aos vinte nem aos trinta anos de idade. No empreendedorismo, a única coisa que realmente importante é a vontade de ser sempre melhor.


4. Falta de atenção

Se ninguém lhe presta atenção é porque não está a usar a abordagem certa ou porque não está a falar com as pessoas certas. Encontre as pessoas que podem estar interessadas no que tem a dizer e adapte a sua mensagem quando esta não funcione. 


5. Falta de dinheiro

Este é um dos problemas principais de qualquer empreendedor, mas não é por isso que deixam de tentar. Ser empreendedor é a ciência de fazer mais com menos (dinheiro, pessoas, tempo…). Se não tem suficiente investimento, adapte o seu plano em função daquilo que tem.


6. Não conhecer as pessoas certas

Nos tempos das redes sociais, não tem motivos para usar isto como desculpa. Com o Facebook, Linkedin e Twitter é possível chegar a qualquer pessoa, embora isto não garanta que as pessoas respondam. Para isto, reveja o ponto número 4 e adapte a sua mensagem.


7. Falta de conhecimento

Não tem o conhecimento ou as competências necessárias? Isto também não é um problema. Volte a estudar, leia, veja tutoriais… Hoje em dia tem muitas alternativas para aprender os básicos sobre qualquer área.


8. Medo

Todas as pessoas têm medo. Medo a dar o primeiro passo, medo a enganar-se e medo ao fracasso…No entanto, também é aquilo que o separa de atingir os seus objetivos.


9. Não ser o momento certo

Se esperar pelo momento certo para fazer as coisas, vai acabar por nunca fazer nada! Do mesmo modo que dizer que nunca há um momento perfeito para ter filhos, também não há um momento perfeito para apostar num negócio próprio.


Veja também: