AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As férias acabaram… e agora?

Foi bom enquanto durou mas agora que as férias acabaram há que voltar ao trabalho. Conheça algumas dicas para regressar em força!
 

As férias acabaram… e agora?
Nem sem é fácil voltar à rotina, mas há algumas dicas que o podem ajudar.

Com o mês de agosto a aproximar-se do fim é tempo de dizer adeus às férias. Fácil? Nada… Depois de um período de descanso, diversão e “boa vida” espera-o o regresso à rotina e a uma pilha de trabalho que se amontou na sua secretária e email durante a sua ausência. Mas não desanime. Se as suas férias acabaram e está a ter alguma dificuldade com o regresso à realidade, aqui ficam algumas dicas que o podem ajudar.

4 Dicas para regressar ao trabalho depois das férias
As férias são ótimas – disso não há dúvida – mas por norma têm um preço: quando terminam obrigam-no a voltar de forma drástica à realidade e a muito trabalho acumulado. E se uns estão ansiosos e cheios de energia para voltar ao trabalho, outros há para quem o regresso é – consideravelmente – mais “doloroso”. Mas antes que comece a stressar (por antecipação) veja como tornar o seu regresso menos “traumático” e a ajudar o seu trabalho a fluir.  

1. Chegue cedo
Vai custar (e muito provavelmente)! Depois de vários dias a acordar tarde e a alternar entre passeios, praia e tempo na esplanada é normal que tenha dificuldade em voltar a acordar cedo. Mas no seu regresso – e para garantir que entra no ritmo – é importante que chegue cedo para ler os emails e criar o seu plano de ação para o seu dia. Além disso se entrar mais cedo pode aproveitar a calmia do seu local de trabalho para se inteirar dos assuntos pendentes, antes que cheguem todos os seus colegas e comecem a perguntar sobre as férias ou a disparar pedidos de trabalho.

2. Trace um plano de regresso
Que é como quem diz defina as suas prioridades para os primeiros dias de trabalho após as férias. Repare. Por norma todos os profissionais se preocupam em deixar tudo organizado e orientado antes de partirem para as tão esperadas férias, mas poucos se preocupam em delinear uma agenda para quando regressarem. Para o ajudar a manter-se focado no primeiro dia de trabalho depois das férias comece por definir um plano de tarefas prioritárias e siga-o. Esta é uma boa forma de voltar a entrar no ritmo e cumprir com as suas obrigações laborais.  Mas atenção. Nada de exageros. O mais provável é ter carradas de emails e trabalhos pendentes, mas não vai conseguir tratar de tudo no primeiro dia de regresso. Aceite esse facto e – lembre-se – estabeleça prioridades.

3. Faça uma coisa de cada vez
É normal que queira fazer tudo de uma só vez, mas tenha sempre em mente que o multitasking é, na realidade, inimigo da produtividade. Ok, tem muito trabalho acumulado e quer pôr tudo em dia, mas tentar fazer várias coisas em simultâneo não é a solução. Por isso, trate de gerir o seu tempo e (pegando nos pontos anteriores e) defina prioridades e foque-se numa tarefa de cada vez. Vai ver que além de ser menos stressante ainda dá mais (e melhores) resultados!

4. Reveja os seus projetos
Lá porque esteve de férias não quer dizer que o mundo tenha parado e, certamente, os projetos/trabalhos em que está envolvido continuaram a “rolar”, portanto, reveja os seus projetos. Comece no ponto em que ficaram antes das suas férias e analise os desenvolvimentos sequentes. Veja o que foi feito e retome a partir daí.

A vida depois das férias
Voltar ao trabalho despois das férias vai exigir-lhe tempo e energia, mas depende de si tornar esse regresso o mais agradável possível. E pequenos cuidados adicionais podem fazer toda a diferença. E então, pronto para voltar ao trabalho?