As melhores cidades para empreendedoras

Há cada vez mais mulheres a abrirem a sua própria empresa e a arriscarem um caminho no mundo dos negócios. Saiba quais são as melhores cidades para empreendedoras.

As melhores cidades para empreendedoras
Saiba quais as cidades no mundo onde as mulheres mais investem para abrir o seu negócio

Se historicamente as mulheres sempre foram colocadas num lugar submisso e abafadas, muitas vezes, pelo poder masculino, a verdade é que ao longo dos anos se têm travado muitas batalhas a em prol da conquista dos direitos femininos. A igualdade de género é um dos temas mais debatidos a nível mundial e, mesmo nas sociedades mais desenvolvidas, ainda assistimos a grandes discrepâncias entre o sexo masculino e o sexo feminino. 

Um dos setores onde isso mais se verifica é no setor laboral. Entre homens e mulheres sempre houve diferença salarial, diferença de condições e uma maior preferência pela contratação masculina. Por outro lado, se analisarmos a história, os grandes cargos são maioritariamente ocupados por homens.

Atualmente, a inversão deste cenário já se sente em muitos países, embora seja um processo de conquista gradual. Se hoje falarmos em empreendedorismo feminino, sabemos que o número de mulheres empreendedoras muito tem crescido nos últimos anos. Um estudo feito pelo Global Ecosystem Ranking indica que cerca de 10% das stratups mundiais em 2012 foram fundadas por mulheres. Em 2015, o instituto especializado em empreendedorismo já assegura que este número subiu para 18%, o que é um dado muito positivo.

Neste contexto, quais serão as melhores cidades para empreendedoras? Há determinados lugares no mundo onde as mulheres têm investido mais, pelas mais variadas razões. Se quer abrir uma startup, veja de seguida onde deve apostar.
 

Top 10 das melhores cidades para empreendedoras



1. Chicago, Estados Unidos
Os Estados Unidos ocupam os quatro primeiros lugares deste ranking, assumindo-se como o continente onde as mulheres empreendedoras mais têm investido para abrirem as suas startups.
Chicago é a cidade onde a percentagem de startups fundadas por mulheres é mais elevada, atingindo os 30%.

2. Boston, Estados Unidos
A cidade de Boston não fica muito distante de Chicago, existindo cerca de 29% de startups fundadas por mulheres.

3. Silicone Valley, Estados Unidos
Em terceiro lugar, a famosa Silicone Valley assume-se como mais uma das melhores cidades para empreendedoras. Em 2015, já existiam cerca de 24% de startups fundadas por mulheres.

4. Los Angeles, Estados Unidos
Los Angeles também têm excelentes condições para trabalhar e para abrir novos negócios. Há 22% de startups fundadas por mulheres.

5. Montreal, Canadá
Empatada com Los Angeles está Montreal no Canadá, também com uma percentagem de 22%.

6. Paris, França
Entrando em território europeu, a melhor cidade da europa para empreendedoras é Paris. Embora seja uma cidade cara para viver, Paris oferece oportunidades de negócio que podem captar a atenção feminina. Atualmente, há 21% de startups fundadas por mulheres.

7. Tel Aviv, Israel
Embora o ambiente no Médio Oriente esteja conturbado, a verdade é que Tel Aviv, em Israel, é a sétima melhor cidade para as mulheres apostarem nos seus negócios, existindo cerca de 20% de startups geridas pelo sexo feminino.

8. Singapura
Singapura é um mundo de startups, de novos negócios, de diferentes culturas e pessoas de todos os lugares que fazem desta cidade uma das mais cosmopolitas de sempre. Atualmente, há cerca de 19% de startups fundadas por mulheres.

9. Kuala Lumpur, Malásia
A Ásia também aparece com destaque neste estudo. A cidade de Kuala Lumpur está empatada com Singapura, assumindo a mesma percentagem de startups (19%).

10. Toronto, Canadá
É o terceiro empate e a cidade que fecha este top 10. Em Toronto, no Canadá, também há cerca de 19% de empresas fundadas por mulheres.