AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Crie uma assinatura de email original

Tire o máximo partido desta ferramenta de comunicação criando uma assinatura de email original.

Crie uma assinatura de email original
Truques para uma assinatura de email original e profissional

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisPoucas pessoas cuidam da sua reputação profissional online. As que o fazem, prestam atenção a todos os pormenores da comunicação virtual, garantindo que a sua assinatura de email é profissional mas diferenciadora em relação aos outros candidatos a emprego. Uma boa assinatura de email ajuda a transmitir informações-chave sobre o seu perfil profissional. Não desperdice esta oportunidade!

Truques para uma assinatura de email original e profissional


1. Porque deve criar uma assinatura de email?

Este é um elemento que acrescenta credibilidade às suas comunicações por correio electrónico. Se introduzir os elementos certos, dará ao seu interlocutor contactos alternativos para comunicar consigo.



2. Crie uma conta de email só para contactos profissionais

Ao fazê-lo, será mais fácil criar uma assinatura de email adequada ao contexto profissional. Há informações que só faz sentido enviar aos seus contactos profissionais, assim como há informações que só quer enviar aos seus contactos pessoais. Se tiver duas contas de email, poderá personalizar as assinaturas de acordo com as características dos destinatários.



3. Tipo de letra

Escolha um tipo de letra convencional, que transmita uma imagem profissional. Letras demasiado desenhadas podem parecer infantis. Seja sóbrio! Não se esqueça de verificar se o tipo de letra usado na assinatura combina com o tipo de letra do corpo do email.



4. Tamanho da letra

O seu nome pode estar escrito num tamanho de letra ligeiramente superior ao tamanho do restante texto da assinatura de email. Mas não exagere! A sobriedade é chave para passar uma imagem profissional.



5. Cor

Não utilize cores diferentes na assinatura de email. Opte por dois tons da mesma cor (por exemplo, preto e cinzento) para diferenciar as informações mais relevantes, e fique por aí. O seu email deve ter um aspecto elegante e profissional!



6. Imagem

Evite utilizar imagens, pois não conseguirá controlar a forma como estas são visualizadas pelo seu interlocutor. Se tiver um projecto, empresa ou marca com logotipo associado, procure inseri-lo na assinatura de email, mas não se esqueça de testar.



7. Nota curricular

Faça um briefing das suas competências e percurso profissional. Assim, mesmo que o empregador não vá ler o seu curriculum vitae, terá acesso às informações básicas sobre o seu perfil: área de formação ou sector profissional, tempo de experiência e principais áreas de intervenção. Seja sucinto e objectivo!



8. Contactos

Opte por colocar apenas um contacto telefónico. Escreva o seu nome de utilizador do Skype e a sua área de abrangência profissional. Não coloque a sua morada.



9. Use separadores

Entre o corpo e a assinatura de email deverá colocar uma linha separadora ou um hífen.



10. Links para os seus perfis nas redes sociais: sim ou não?

Se o email que vai enviar tem como destinatário um contacto profissional, pode e deve incluir um link para o seu perfil no Linkedin, para o seu portefólio online ou para o seu website profissional. Um link para o Facebook só deve ser inserido na assinatura de email se usar essa rede social para fins profissionais. Por exemplo, se tiver criado uma página para o seu projecto mais recente ou para divulgar o seu trabalho.



11. Não use frases motivacionais

Não expresse opiniões ou pontos de vista na sua assinatura de email. Pode ferir susceptibilidades ou simplesmente cair no ridículo!



12. Seja sucinto

A assinatura de email não deve ter mais do que 4 linhas!



13. Teste a assinatura de email

Antes de começar fazer contactos, teste a sua assinatura de email. Envie um email para algumas pessoas de confiança e peça para ver como é que a assinatura é visualizada nos seus computadores. Não se esqueça de testar a aparência da assinatura em telemóveis e tablets. Boa sorte!
 

Conselhos sobre como subir na carreira, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: