Assistência em viagem: como funciona

Saiba como funciona a assistência em viagem. Como solicitar, quais as garantias e ainda as principais exclusões.

Assistência em viagem: como funciona
Tudo o que precisa de saber.

A assistência em viagem é uma das coberturas, do seguro automóvel, mais importantes e, simultaneamente, mais dúvidas suscita entre os segurados, dadas as suas características muito próprias. Desde logo, o facto de não ser do conhecimento comum que a cobertura de assistência em viagem funciona de forma distinta consoante o serviço solicitado – acidente ou avaria – origina muita confusão e reclamações. Saiba tudo o que precisa saber a respeito da assistência em viagem.
 

O que é e como funciona

A assistência em viagem é uma cobertura obrigatória adjacente ao seguro automóvel que garante a assistência ao veículo, em caso de acidente ou avaria, e às pessoas, em caso de doença com as pessoas seguras ou no transporte até ao seu domicílio ou até ao local de destino da viagem (desde que este último não seja de distância superior ao transporte até casa).
É uma cobertura que poderá ser acionada a partir de qualquer ponto, ou seja, independentemente da distância a que está do domicílio. Assim, a responsabilidade da seguradora começa a partir da residência do segurado. Além disso, a maioria das garantias da assistência em viagem são válidas em grande parte da Europa.

 
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A cobertura da assistência em viagem habitualmente garante as seguintes situações, respeitantes ao automóvel:
  • Reboque do veículo;
  • Desempanagem;
  • Falta ou troca de combustível em Portugal;
  • Substituição de roda em caso de furo de pneu.
  • Viatura de substituição – a maioria das coberturas de assistência em viagem garante um veículo de substituição, mas nem todas as companhias de seguro o facultam/consagram. Informe-se antes de contratar o seguro. No entanto, atente que a viatura de substituição só está disponível em caso de avaria, com necessidade de reboque, e por tempo determinado, ou seja, não inclui os casos de acidente. 

A cobertura da assistência em viagem habitualmente garante as seguintes situações, respeitantes às pessoas:
  • Apoio médico ou hospitalar às pessoas;
  • Transporte e repatriamento de feridos, doentes ou falecidos.

Veja também: O que fazer em caso de avaria na autoestrada

 

Como solicitar a assistência em viagem

Basta um telefonema para a respetiva seguradora. Os números estão indicados na Carta Verde, consoante se encontre em Portugal ou no estrangeiro. Não deve solicitar o serviço diretamente a um prestador, pois a seguradora pode-se recusar a pagar os custos com o reboque. Só as autoridades o podem fazer, em casos extremos, como por exemplo em acidentes com feridos ou mortes, de forma a desimpedir o local o mais rapidamente possível.

 

Exclusões

A cobertura de assistência em viagem pode ter várias exclusões. Algumas das mais comuns:
  • Acidentes ou avarias resultantes da prática de desportos de competição;
  • Despesas de funeral;
  • Reparação do automóvel – peças e mão-de-obra;
  • Despesas com combustível.

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