Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona

O assistente de faixa de rodagem é quase como se fosse um “passageiro invisível” que tem como função ser um auxiliar na condução.

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona
É um sistema que alerta o condutor quando vai sair da estrada

A oferta tecnológica que hoje os fabricantes disponibilizam nos carros é bastante alargada, o que faz com que muitas vezes estejam dotados de equipamentos e funcionalidades que desconhecemos e nem percebemos para que servem. O assistente de faixa de rodagem é um dos muitos sistemas de segurança ativa que podemos encontrar nos automóveis mais recentes, nas mais diversas marcas generalistas ou ‘premium’.

A principal função dos vários sistemas de segurança é avisar o condutor cansado ou distraído antes de um acidente. É quase como se estivesse um “passageiro invisível” no carro que tem como função ser um auxiliar na condução. Nesse sentido, e ao nível da segurança ativa, aqui ficam algumas explicações sobre um desses sistemas.

O que é o assistente de faixa de rodagem?

O sistema de manutenção de faixa de rodagem (LKAS) ou assistente de faixa de rodagem é um sistema de segurança que previne a ocorrência de acidentes ao alertar o condutor quando este corre o risco de sair da faixa onde circula.

Por norma, este sistema alerta o condutor durante manobras perigosas a mais de 60 km/h pela deteção da posição do carro. O assistente de faixa de rodagem faz soar um alarme antes do carro passar sobre as linhas brancas, cinza ou azuis, ou sobre traços descontínuos na estrada. Depois do aviso sonoro, o veículo pode induzir uma ligeira correção na direção para orientar o condutor de volta a uma posição segura.

 

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Como funciona?

O sistema analisa a estrada à sua frente através de uma câmara colocada na parte superior do para-brisas e processa essa informação através de um computador. A finalidade desta câmara em conjunto com o computador é identificar as guias que delimitam a estrada e analisar a posição do carro perante essa sinalização.

Se o condutor se aproximar de uma das guias o carro dá um aviso visual, sonoro ou uma vibração do volante ou banco, dependendo da marca do automóvel. Mas atenção, este sistema apenas funciona se o pisca-pisca não estiver ligado porque se o mesmo estiver ligado o carro irá “assumir” que a aproximação à berma/guia é intencional.

É comum que o assistente de faixa de rodagem seja utilizado em conjunto com vários sistemas, como os sensores frontais e traseiros, controlo de ângulo morto e cruise control adaptativo. Todos estes junto permitem que o veículo ajuste a velocidade conforme o ambiente que o rodeia.

No entanto, estas correções podem ser ignoradas pelo condutor através do controlo do volante, pois é o condutor que decide como agir. E tenha em atenção que em algumas situações o assistente de faixa de rodagem pode não funcionar, como por exemplo, em estradas cobertas com neve onde o computador/câmara não conseguem identificar as linhas de rodagem. Nestes casos o sistema desliga-se e informa o condutor.

 

Sistema de assistência da faixa de rodagem compreende até três sistemas

1. O sistema de aviso de saídas de faixa de rodagem que tem a capacidade de evitar acidentes pois avisa o condutor;

2. O assistente de manutenção da faixa de rodagem que quando o carro fica muito perto do limite da faixa, o sistema orienta o veículo de uma forma suave mas firme, na direção oposta;

3. O assistente de mudança de faixa que monitoriza a área envolvente, lateral e diagonal para a traseira do veículo. A luz de aviso no espelho lateral avisa o condutor quando outro carro se aproxima a alta velocidade ou se o mesmo já se encontra no ângulo morto.

Os sistemas de assistência ao condutor podem salvar vidas e, por vezes, são o suficiente para o carro emitir um sinal de alerta para lembrar o condutor que deve fazer uma pausa depois de um longo período a conduzir.

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