Assistente virtual: o que é e o que pode fazer pelo seu negócio

Qual é o melhor assistente virtual para empresas? E porque razão esta “ferramenta” pode ser uma mais-valia para o seu negócio? Explicamos-lhe tudo.

Assistente virtual: o que é e o que pode fazer pelo seu negócio
Uma "ferramenta" que lhe permite poupar tempo e dinheiro

Um assistente virtual pode ajudar uma empresa a poupar muito dinheiro no final do mês – uma notícia bastante agradável quer para os novos negócios que se pretendem lançar no mercado, quer para as grandes empresas. Para além disso, é uma forma de poupar tempo nas tarefas mais simples.

Mas o que é mesmo um assistente virtual? Para que serve? E onde é que pode encontrar um? Encontre as respostas às suas dúvidas.

Assistente virtual: tudo o que precisa de saber

O que é um assistente virtual?

É, como o próprio nome indica, uma “ferramenta” que pode assistir uma empresa (ou uma pessoa) em diversas tarefas básicas e, consequentemente, poupar tempo para que esta possa preocupar-se com outras tarefas mais importantes. Para além disso, é virtual, ou seja, não rouba espaço no escritório e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O que faz um assistente virtual?

Tarefas muito simples, como se fosse um assistente normal:

  • Atendimento de chamadas;
  • Gestão de agenda;
  • Marcação de viagens;
  • Facilita o acesso a produtos e serviços a cliente, etc.

Quer um exemplo? Imagine que um cliente liga para o escritório, mas não está ninguém presente para atender. O assistente virtual entra em ação e atende a chamada em nome da empresa. No atendimento que realiza, o assistente virtual pode fazer diversas perguntas previamente desenvolvidas em conjunto com a sua empresa. Após o término da chamada, a empresa recebe um resumo da ligação com as necessidades do cliente. Quem é que fica a ganhar? Todos!

Assistente virtual: humano ou máquina?

Um assistente virtual pode ser, simplesmente, uma pessoa por trás de um computador que trabalha numa empresa que fornece esses serviços. Esse profissional é capaz de realizar todas estas tarefas básicas e de se desdobrar em trabalhos por diversas empresas.

Contudo, em pleno século XXI, cada vez mais estes assistentes consistem em algumas linhas de código escritas de propósito para uma empresa, negócio ou instituição (por exemplo, a Maria da Universidade da Beira Interior) ou em bots.

O melhor assistente virtual para empresas

Em Portugal, este serviço ainda não parece ser uma prioridade. Porém, há imensos serviços em todo o mundo que disponibilizam um assistente virtual, por exemplo, a 24/7 Virtual Assistant ou a Tasks EveryDay. Estes têm, contudo, o problema de não disponibilizarem serviços em português.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.