Tudo o que já sabemos sobre a AtariBox

Sem lançar uma consola há 20 anos, a Atari prepara-se para regressar a este mercado com a AtariBox. Não há datas para lançamento, mas as imagens prometem.

Tudo o que já sabemos sobre a AtariBox
A Atari prepara o seu regresso com a AtariBox

A Atari, outrora um gigante das consolas, está de volta com a AtariBox, após uma ausência de 20 anos. Vai ser com a AtariBox que esta lendária empresa vai tentar o seu regresso, tendo o seu último lançamento sido o Atari Jaguar, uma consola lançada em 1993 para tentar fazer frente à Mega Drive e à Super Nintendo.

Foi na cerimónia de prémios para jogos, E3 2017, em junho deste ano, que a Atari exibiu as primeiras imagens desta nova consola, apresentando um teaser de 22 segundos.

A Atari foi salva da bancarrota em 2013 por Fred Chesnais, que é hoje o CEO da empresa. Hoje, a Atari faz dinheiro ao criar jogos para outras consolas, PC, Android e iOS como o RollerCoaster Tycoon TouchAtari VaultCentipede: Origins, entre muitos outros.

AtariBox: o regresso de um gigante caído

Depois de apresentar o teaser, a Atari revelou, através de uma newsletter, as primeiras imagens e informações sobre este dispositivo em julho de 2017.

As imagens desta nova consola sugerem que tem um design vintage, com acabamentos em madeira. Sobre a conectividade, as imagens revelam um slot para cartão SD, quatro portas USB e uma porta HDMI. Também é possível vislumbrar o que parecer ser um jack para headphones e uma porta para cabo ethernet.

A consola vai estar disponível em duas versões: uma em madeira e outra em preto e vermelho. O design faz uma alusão clara à Atari 2600 (lançada em 1983).

Na mesma newsletter, a empresa escreveu: “o nosso objetivo é criar algo novo que se mantenha fiel à nossa herança, apelando aos fãs mais antigos e mais recentes da Atari”.

O que mais se sabe sobre a AtariBox?

Não há uma data de lançamento oficial, apesar de o vídeo teaser sugerir que esteja para breve (talvez pelo Natal). Numa entrevista à Gamesbeat, Fred Chasnais confirmou que a decisão de desenvolver uma nova consola foi inspirada pelo sucesso da NES Mini da Nintendo. O CEO também adiantou que a Ataribox se vai basear em tecnologia de PC.

A Atari não deu nenhuma informação no que toca a preços, datas de lançamento, conteúdo de jogo e/ou especificações técnicas.

A Atari indica ainda que quer passar pelo conteúdo de jogos clássicos, adaptado aos tempos atuais. Para já, só se pode prever que a AtariBox é uma pequena Atari 2600 com componentes atualizados.

Num comunicado oficial, a Atari referiu: “sabemos que querem mais detalhes; sobre especificações técnicas, jogos, timing. Não estamos a fazer suspense de propósito; queremos fazer isto bem, por isso optámos por partilhar as coisas à medidas que as vamos fazendo, enquanto vamos ouvindo com atenção o feedback da comunidade Atari”.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.