Dicas para atingir a estabilidade financeira

Dicas para atingir a estabilidade financeira

Veja como pode atingir o sucesso financeiro em poucos passos.

Procure assegurar a estabilidade financeira para que depois seja mais fácil preparar os seus investimentos rumo à sua independência financeira. Saiba como.

Todos queremos atingir o sucesso financeiro. Queremos ganhar mais dinheiro e satisfazer todas as nossas necessidades e desejos. Contudo, optamos por saltar um passo que é o de procurar a estabilidade financeira. Neste artigo iremos apresentar-lhe algumas dicas para que possa atingir o primeiro passo para o seu sucesso financeiro.


1. Controle o seu orçamento familiar com regularidade:

A generalidade dos conteúdos de finanças pessoais fala da importância clara de construir e controlar um orçamento familiar. Deverá procurar fazer o seu orçamento de forma rigorosa e controlar as suas despesas se não semanalmente pelo menos uma vez por mês. Sendo bem construído, irá conseguir questionar-se da lógica das várias despesas e iniciar um processo de corte de custos que deve ser permanente.


2. Postura permanente de corte de custos:

Depois de fazer o seu orçamento está em condições de cortar os vários custos. Sabe já onde gasta o seu dinheiro e poderá reduzir as suas despesas mensais. Uma vez feito este corte de custos deverá manter esta postura de rigor ao longo da sua vida. Não defendemos que deverá viver sem pequenos prazeres ou luxos mas procuramos que tenha critérios bem definidos para o seu consumo.


TOME NOTA:
Quer atingir o sucesso financeiro? Primeiro assuma o controlo do dinheiro com algumas regras e ideias simples que não são difíceis de implementar.

3. Controle os seus créditos:

Os créditos podem ser muito positivos se bem utilizados. Infelizmente, muitas vezes utilizamos os financiamentos para fazer despesas que não são essenciais. Assim, acabamos por ser penalizados com juros muito elevados. Uma grande dica para que consiga atingir a sua estabilidade financeira consiste no controlo rigoroso da utilização dos seus cartões de crédito. Limite a utilização do seu cartão de crédito ao mínimo indispensável e nunca utilize um cartão de crédito para pagar as dívidas de outros cartões. Se estiver a aproximar-se dessa situação saiba que é altura de encontrar alternativas, como sendo a negociação de créditos ou mesmo a consolidação das suas prestações.


4. Pensar e repensar o consumo:

Um consumo responsável implica que pense e repense as várias despesas, naturalmente que com bom senso. Quantas vezes não concluiu que uma determinada compra não fez muito sentido? Talvez demasiadas vezes se terá arrependido de realizar determinadas compras... uma ideia poderá passar por criar uma regra de apenas fazer uma compra uns dias depois de ter escolhido o produto.


5. Envolva a sua família:

Os temas financeiros influenciam toda a vida da família, especialmente em situação de conflito ou de escassez de rendimentos. Para melhor conseguir controlar o seu dinheiro e atingir uma vida financeira estável, sugerimos que envolva o seu marido/mulher e os seus filhos. Não tome as decisões sozinho e saiba que uma família que comunica é uma família que tenderá a permanecer unida.

Quais são as suas dicas financeiras? O que faz para manter a sua estabilidade financeira? Partilhe com os nossos leitores para que todos consigamos melhorar a estabilidade financeira das nossas famílias!


Veja também: