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Atitudes positivas no trabalho: as que não podem faltar!

Conheças as atitudes positivas que deve ter no trabalho e que o vão ajudar a ir mais longe na sua carreira.

Atitudes positivas no trabalho: as que não podem faltar!
As suas atitudes vão também influenciar o seu desempenho

Alguma vez pensou sobre a importância das atitudes positivas no trabalho?

A verdade é que em contexto de trabalho, as suas atitudes têm um impacto decisivo na sua capacidade de relacionamento com as pessoas que o rodeiam e na imagem que criam de si, mas – mais importante – afetam também o seu desempenho e podem mesmo ser determinantes para o sucesso da sua carreira.
 

4 Atitudes positivas que deve ter no trabalho

Como sabe, no mercado de trabalho atual tudo conta para que se destaque. E as suas atitudes não ficam de fora da equação. Lembra-se quando falamos das soft skills? Pois bem, muitas destas atitudes positivas que lhe vamos falar também se enquadram neste conjunto de competências sociais e comportamentais e que, como sabe, são também fundamentais para que se destaque no trabalho.
 

1. Pontualidade

Sim, pode parecer óbvia, mas acredite que são muitos os profissionais que têm uma tremenda dificuldade em ser pontuais. Aqui falamos de pontualidade a vários níveis. Falamos do cumprimento de horários de entrada no trabalho, de chegada ou início de reuniões, cumprir prazos de entregas de trabalho, a prontidão nas respostas (a pedidos, telefonemas, emails, …), etc.

E esta é uma das atitudes que cada vez mais é valorizada em termos profissionais, já que se assume como um sinal de respeito para com os seus colegas, chefias e/ou clientes, mas também de compromisso e empenho para com o seu trabalho.
 

2. Profissionalismo

Muitos o dizem ter, mas nem todos o respeitam. Falar de profissionalismo é falar da capacidade de manter um bom relacionamento com as pessoas que o rodeiam (colegas, clientes, etc.) e de cumprir o seu trabalho de forma correta e organizada, sempre respeitando a tal pontualidade que falamos anteriormente. Acredite que as pessoas à sua volta vão ficar agradadas com esta atitude (principalmente as suas chefias).  
 

3. Respeito

Mais do que uma atitude positiva, é a atitude base do relacionamento interpessoal e que vai ser determinante para que exista harmonia no seu ambiente de trabalho. Aqui falamos de respeito pelo trabalho, personalidade, crenças, limites (etc.) dos outros.
 

4. Proatividade

Um profissional proactivo é aquele que é capaz de se antecipar aos acontecimentos e procurar dar resposta a certas questões ainda antes que se tornem um problema. E esta atitude vai muito além das necessidades da empresa. O profissional proactivo pode não só ser proactivo na busca de soluções para a empresa, mas também para ajudar os seus colegas.

 

Seja positivo

Simpatia, resiliência, flexibilidade (…) são apenas mais alguns exemplos de atitudes que deve ter no trabalho.

Lembre-se: Atitudes geram atitudes. A ideia não é nova, nem novidade para ninguém. É bem sabido que as atitudes que assumir podem afetar positiva ou negativamente as pessoas que o rodeiam, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. E que essas mesmas pessoas irão (muito provavelmente) responder na “mesma moeda”. E em contexto de trabalho esta ideia torna-se ainda mais importante, na medida em que – ao contrário dos seus amigos e familiares que o conhecem bem e podem até dar um “desconto” – os seus colegas e chefias vão basear a avaliação que fazem de si (enquanto profissional) com base nas suas atitudes.

Não deixe que uma atitude menos boa seja um entrave para o seu sucesso. 


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