Catarina Reis
Catarina Reis
01 Out, 2018 - 14:47

Cultive atitudes positivas no trabalho: dizemos-lhe como

Catarina Reis

Neste artigo vamos perceber em que medida é que manter atitudes positivas no trabalho realmente é benéfico – e como as pode cultivar.

equipa a celebrar com as mãos reunidas ao centro

Ter atitudes positivas no trabalho promove um ambiente saudável, o que constitui um importante pilar para que se sinta feliz a trabalhar e para que as relações entre todos os colaboradores sejam saudáveis.

Como desenvolver e manter atitudes positivas no trabalho?

Não se engane – manter uma atitude positiva não se resume a exibir um bom semblante. Não se trata apenas de sorrir para todos e pensar naquilo que o faz sentir-se bem.

Está preparado para fazer um verdadeiro investimento num ambiente de trabalho salutar? Então aqui ficam as nossas sugestões.

1. Aproxime-se das pessoas positivas

Naturalmente, o primeiro passo é juntar-se aos que já têm uma forma de estar positiva. Como identificar essas pessoas? Esses são os que não passam a vida a queixar-se de tudo e todos, a toda a hora.

Esses são os que estão apaixonados pelo seu trabalho, cooperam de livre vontade, e têm constantemente ideias novas.

2. Rodeie-se de estímulos

Alimente a sua mente com coisas que lhe trazem valor e o fazem sentir positivo. Leia bons livros, ouça boa música, siga pessoas que na sua área profissional são bons exemplos de sucesso: aprenda com eles.

3. Promova rotinas diárias de trabalho

Normalmente associamos a palavra rotina à hora do dia em que temos que fazer as “coisas chatas”. Mas não se trata disso. Trata-se de associar hábitos bons a uma rotina.

Por exemplo, cumprir com a parte mais importante do trabalho diário logo de manhã, que é quando a nossa mente e o corpo estão mais frescos e disponíveis, para que a tarde seja mais tranquila, e possa sair a horas do trabalho.

4. Trabalhe por objetivos

Estabeleça diariamente pequenas metas, que, uma vez atingidas, levam a auto-recompensas. Por exemplo, por cada vez que faz uma venda com sucesso, recompense-se a si mesmo e vá ao seu restaurante favorito comer o prato de que mais gosta.

Isto irá fazer com que, durante o tempo em que trabalha, o seu foco se mantenha no atingir de metas.

5. Estabeleça metas de carreira

Se tiver alguns objetivos a médio ou longo prazo, como subir de posição, ou auferir um ordenado maior, isso ajuda-o a manter-se animado perante todas as etapas do seu trabalho, inclusive a olhar para as dificuldades como oportunidades de crescer.

Não se trata apenas de sonhar alto, mas sim de pensar no que deverá ser feito que se encontra ao seu alcance para evoluir como profissional e pessoa, preparando-se para voos mais altos.

6. Assuma o controlo

Se algo correr de forma diferente do que esperava, não culpe os outros. Acreditar que o nosso trabalho não foi bem sucedido por culpa dos outros é uma fonte de atitudes negativas.

Se estiver tentado a pensar dessa maneira, tente concentrar-se e mentalizar-se interiorizando os seguintes conceitos:

  • sou eu que faço as coisas acontecer;
  • é com trabalho árduo que se alcançam grandes feitos;
  • quando as coisas parecem muito complicadas, sigo em frente.
ser lider

7. Pare de se queixar

Ao contrário do que possa pensar, queixar-se não muda nada. Repare que se analisar um grupo de pessoas que passa a vida a queixar-se, as coisas não melhoram – pelo contrário, podem até piorar.

8.  Se o foco de negatividade vem do seu superior, não se deixe contagiar

É muito frequente isto acontecer – um líder que exibe atitudes negativas, transporta-as uma a uma para os seus colaboradores.

Mas ter a noção disso, conseguir visualizar esse facto de cima, dá-lhe uma vantagem: a de poder escolher entre assimilar esse comportamento e também o exibir, contagiando todos à sua volta e ainda devolvendo negatividade ao seu superior, ou simplesmente não permitir que os seus valores pessoais e profissionais sejam afetados. A isto chama-se integridade!

9. Encontre ou crie significado no trabalho que realiza

É importante encontrar sempre significado naquilo que faz, ou então, mais cedo ou mais tarde, vai acabar a questionar-se se é esse o trabalho que realmente quer fazer.

Tão importante como ter esse sentido de missão, é fazê-lo sentir também aos outros. E temos muitas vezes esse poder. Trabalhar com um propósito dignifica, e isso traz naturalmente atitudes positivas no trabalho.

10. Aprecie os outros e demonstre-o

Não basta que se sinta apreciado pelo seu trabalho, deve também ser capaz de ajudar os outros a crescer, elogiando, dando feedback e promovendo a autonomia dos seus colegas.

Porque não escrever, todos os dias, um email de agradecimento a alguém? Exercitar a sua gratidão é fundamental para se sentir realizado.

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