Atitudes que prejudicam o seu sucesso financeiro

O sucesso financeiro está ao alcance daqueles que trabalham para ele. O sucesso não é questão de sorte. Envolve trabalho e atitudes positivas. Conheça algumas atitudes a evitar

Atitudes que prejudicam o seu sucesso financeiro
Evite atitudes derrotistas e caminhe rumo ao sucesso

Escrevemos recentemente sobre alguns dos principais erros que deverá evitar se quiser ganhar dinheiro e ficar rico. Erros que o afastam da acumulação de património e que poderão ser evitados com alguma análise e trabalho.

Neste artigo vamos focar a nossa atenção num conjunto de atitudes que prejudicam o seu sucesso financeiro. Queremos com isso alertar para alguns comportamentos que devem ser evitados se o seu objetivo for aumentar o valor do seu património financeiro.


Não se compare com os outros!

A tentação de nos compararmos com os outros é demasiado grande. Tendemos a olhar para os seus carros, as marcas das roupas, a qualidade percebida das suas habitações, entre muitos outros sinais exteriores de riqueza. A comparação é perigosa uma vez que poderá levar-nos a cometer diversos erros. Entre eles, consumir acima das possibilidades e aumentar o endividamento da família. Nunca se esqueça que os seus amigos e vizinhos poderão estar também eles endividados e a viver uma vida acima das suas possibilidades... o que poderá ser sinónimo de problemas financeiros no futuro.


Não seja consumista:

Existe uma diferença entre o consumo e o consumismo. Cada pessoa saberá distinguir a diferença entre a despesa que faz sentido e aquela que poderia perfeitamente ser evitada sem colocar em causa a sua qualidade de vida. O dinheiro serve para ser gasto, seja hoje ou seja no futuro. No entanto, deveremos procurar perceber se precisamos mesmo daquilo que vamos comprar ou se é simplesmente um capricho (o que não é errado à partida).


Não aprende com os erros:

A humildade é uma das virtudes mais amiga do sucesso financeiro por diversos fatores. Uma pessoa humilde não tem vergonha de aprender com os seus erros. Aliás, olha para os erros como oportunidades de aprendizagem e melhoria de comportamentos futuros. As pessoas com maior sucesso não são aquelas que nunca caíram mas antes as que caíram mais que se levantaram com mais força e com bases mais sólidas.


Não desista:

Uma última ideia que não queremos deixar passar. Contrariedades existem sempre e cada vez mais num contexto de competitividade que a economia atravessa. As pessoas bem-sucedidas não desistem. Batalham com força e correm atrás dos seus objetivos. Tarde ou cedo acabam por aparecer.

O caminho para o seu sucesso financeiro não tem segredos. Pode ter sorte e atalhar caminho. Mas o fundamental é seguir algumas regras básicas, aparentemente do senso-comum. E verá que, com o tempo, o seu esforço será compensado.


Veja também: