9 atividades diferentes para fazer numas férias no Douro

Vai de férias para a região do Douro? Quer dicas sobre o que fazer e visitar? Veja a nossa lista de 9 atividades diferentes para fazer numas férias no Douro.

9 atividades diferentes para fazer numas férias no Douro
A região do Douro oferece experiências únicas

Nas férias, sobretudo nas do verão, não fazer nada parece ser um ótimo programa. Mas convenhamos que estando numa região tão rica como a do Douro, não explorá-la seria um desperdício. Mostramos-lhe por isso 9 atividades diferentes para fazer numas férias no Douro. Em família, com amigos, ou simplesmente dois, prepare-se para experiências inesquecíveis.

9 experiências no Douro que não vai querer perder

Andar num comboio histórico

comboio histórico do Douro

Fonte da imagem: CP

A linha do Douro apresenta uma beleza única, com grande parte do percurso a fazer-se junto às margens do rio. E agora a CP dá-lhe duas opções: viajar do Porto ao Tua, numa composição vintage, cujas carruagens remontam aos anos 40 e a locomotiva data dos anos 60; ou fazer apenas o percurso Régua-Pinhão-Tua, na histórica locomotiva a vapor de 1925. A primeira opção está disponível até final de setembro, enquanto que o comboio histórico Régua-Tua fará viagens até ao final de outubro.

Dar um passeio de barco

Passeio de barco no Douro

Fonte da imagem: cruzeiros.com.pt

Visitar a região do Douro e não fazer um passeio de barco é uma falha no curriculum de qualquer visitante que se preze. Vistos a partir do rio, os socalcos e as vinhas formam um espetáculo ainda mais impressionante. Há várias opções de cruzeiros e passeios fluviais, mais curtos ou mais longos, com ou sem refeições a bordo. Um dos nossos passeios favoritos dura cerca de 2 horas, parte da bonita vila do Pinhão e leva-nos até à foz do Tua, percorrendo uma das parcelas mais surpreendentes do Douro.

Dormir a bordo

Dormir a bordo no Douro

E porque não passar uma noite a bordo de um barco em pleno Douro? Assistir ao magnífico luar no convés da embarcação e adormecer embalado pela suave ondulação do rio é uma experiência verdadeiramente memorável. Há cruzeiros que partem do Porto, com dormidas a bordo, mas há também a possibilidade de ficar hospedado num veleiro, por exemplo, apenas uma noite.

Ficar hospedado num chalé na margem do rio

Chalés no Douro, Ferradosa

Fonte da imagem: sertransmontano.pt

No Douro não faltam hotéis e quintas maravilhosas. No entanto, descobrimos na região um conceito completamente diferente e bastante apelativo: os chalés sobre o rio Douro na Ferradosa, em São João da Pesqueira. A panorâmica envolvente é de uma beleza espantosa. As casinhas estão totalmente equipadas, há piscina e acesso a um sem-número de atividades como cruzeiros, aluguer de iates, vela canoagem, entre outras. A localidade é servida de uma estação de comboios, com ligação direta ao Porto.

Relaxar num SPA de luxo

Spa do Hotel Six Senses Douro Valley

Sala de Spa do Hotel Six Senses Douro Valley. Fonte da imagem: sixsenses.com

Mime-se estas férias com uma massagem ou um tratamento que é muito mais do que isso. Os Spas não são todos iguais e se puder estar a relaxar enquanto aprecia uma das mais bonitas paisagens do mundo, pode crer que o resultado será ainda mais retemperador. Este verão, entregue-se nas mãos sábias dos terapeutas do centro de bem-estar do Hotel Six Senses Douro Valley, uma unidade hoteleira de luxo instalada na fabulosa propriedade de Vale Abraão.

Fazer rafting

Rafting num afluente do Douro

Gosta de emoções fortes? Nunca experimentou navegar a remo por um percurso fluvial exigente? Está na hora de experimentar o rafting! Pode fazê-lo no rio Douro, mas também em afluentes como o rio Tua ou o rio Paiva, este último considerado o melhor rio do país para este tipo de atividade. Normalmente, as empresas que organizam descidas em rafting, disponibilizam outras experiências como descidas em kayak, slide, rappel e canyoning.

Participar nas vindimas

Vindimas no Douro

Todos os anos, em setembro, o Douro vive momentos únicos de agitação e entusiasmo. Falamos do período das vindimas e da azáfama intensa que toma conta da região. A boa notícia é que pode participar deste momento alto na vida das gentes durienses. Há muitas quintas de enoturismo que oferecem programas específicos para esta época, incluindo a participação dos visitantes na colheita, na pisa das uvas e restantes processos associados à produção do vinho, visitas, provas, refeições e alojamento. Esta é, sem dúvida, uma época fantástica para fazer férias no Douro.

Visitar as gravuras rupestres

Gravura rupestre de Foz Côa

Fonte da imagem: arte-coa.pt

Ainda que fuja à temática dos vinhos, sempre presente quando se fala no Douro, os achados rupestres do Vale do Côa fazem parte do rol de atrações da região. Se ainda não conhece estes tesouros com milhares de anos, marque a sua visita para estas férias. A Grande Rota do Vale do Côa, com cerca de 200 km, vai muito para além das gravuras, incluindo generosas fauna e flora, sendo possível percorrer os trilhos de várias formas: a pé, bicicleta ou até a cavalo!

Não deixe de visitar o Museo do Côa, onde vai aprender mais sobre o Parque Arquológico do Côa, inscrito na UNESCO desde 1998 como Património da Humanidade. Deslocando-se para o interior, na Reserva da Faia Brava, poderá ver o Sobreiro de Vinhal de Serrão, uma árvore com mais de 500 anos, classificada de interesse público e protegida por lei!

Explorar as aldeias, vilas e cidades durienses

Igreja S. João de Tarouca

Fonte da imagem: Guy Arnold

Por fim, sugerimos-lhe que explore os centros das aldeias, as vilas e as cidades da região. Régua, Lamego, São João da Pesqueira, Pinhão ou a pitoresca aldeia de Provesende, são alguns dos destinos onde vale a pena investir algumas horas das suas férias. Em Lamego, bem como nos arredores desta simpática cidade, por exemplo, há todo um conjunto de monumentos históricos a visitar. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé Catedral, o Mosteiro de São João de Tarouca ou o Mosteiro de Salzedas, são alguns exemplos.

Marque já as suas férias no Douro, sem ter trabalho ou preocupações. Consulte os programas TopAtlântico e adapte-os, se for caso disso, às suas necessidades e perfil turístico.

Ver preços e programas TopAtlântico para umas férias no Douro aqui

Veja também: