As 15 atrações turísticas mais visitadas do mundo

Se acha que a Torre Eiffel ou o Coliseu de Roma estão nesta lista, vai ficar surpreendido. Descubra as 15 atrações turísticas mais visitadas em todo o mundo.

As 15 atrações turísticas mais visitadas do mundo
Algumas atrações desta lista são verdadeiras surpresas

Será que consegue adivinhar quais as atrações turísticas mais visitadas do mundo? O volume de viagens e o número de turistas tem crescido um pouco por todo o lado, com destinos emergentes e menos consensuais a ganharem terreno.

Há cada vez mais turistas asiáticos – a China é o país de onde saem mais turistas atualmente: cerca de 135 milhões em 2016, e a Europa ainda é o continente mais visitado, com a França a liderar a lista a nível mundial. No entanto, em termos de atrações individuais, a lista que apresentamos a seguir revela muitas surpresas.

Trata-se de um estudo da conceituada publicação Travel+Leisure, que teve em conta os dados fornecidos pelas diversas atrações, cruzados com estatísticas oficiais dos países e de outras fontes credíveis.

Curioso para saber quais as 15 atrações a nível mundial mais procuradas pelos turistas?

Atrações turísticas mais visitadas: o top 15


Grand Bazaar, Istambul

Grand Bazaar, Istambul

A atração turística mais visitada do mundo encontra-se no 6º país mais visitado: a Turquia. Este grande mercado foi edificado no século XV em Istambul e, hoje, integra cerca de 60 ruas interiores e mais de mil lojas, com destaque para os artigos de joalharia, cerâmica, tapeçaria e especiarias. Estima-se que seja visitado por 91,250 milhões de pessoas anualmente.

El Zócalo, Cidade do México

El Zócalo, Cidade do México

Nesta lista das 15 atrações turísticas mais visitadas do mundo, outra surpresa: em segundo lugar está a Praça da Constituição, na Cidade do México, mais conhecida por El Zócalo. Ainda que a sua origem seja anterior, foi no início do século XVI que a praça foi pavimentada.

Hoje é o ponto nevrálgico da capital mexicana, onde tudo acontece, de manifestações a mercados e festas populares. Conta com cerca de 85 milhões de visitantes anuais.

Times Square, Nova Iorque

Times Square, Nova Iorque

Ok, esta atração estar num lugar cimeiro desta lista não surpreende. A altura em que a praça mais famosa dos Estados Unidos – e uma das mais famosas praças do mundo – recebe mais gente é a Passagem de Ano, mas todos os dias acorrem até este local mítico milhares e milhares de turistas.

Atraídos pelas luzes e pelos ecrãs gigantes, pelas megalojas, pelos cafés ou pelos teatros da Broadway, todos os anos passam pelo epicentro da cidade que nunca dorme cerca de 50 milhões de turistas.

Central Park, Nova Iorque

Central Park, Nova Iorque

Não muito longe da atração anterior fica o Central Park, o grande pulmão de Nova Iorque, que ocupa o 4º lugar deste ranking. Descansar na relva, andar de charrete, visitar o zoo ou remar no lago, são algumas das atividades que atraem os 40 milhões de turistas a este parque todos os anos.

Union Station, Washington D.C.

Union Station, Washington D.C.

Os Estados Unidos são o segundo país mais visitado do mundo, por isso não é de estranhar que nesta lista surjam várias atrações norte-americanas. Aqui fica mais uma: a principal estação de comboios de Washington – a Union Station, aberta ao público em 1907.

Um edifício colossal que junta vários estilos arquitetónicos, desde o clássico ao barroco. Hoje em dia, para além de ser um importante interface de transportes, oferece uma série de lojas e serviços, sendo visitada por 40 milhões de turistas todos os anos.

Las Vegas Boulevard

Las Vegas Strip

Também conhecida por Las Vegas Strip, é a maior e mais importante avenida de Las Vegas, a cidade do jogo e do entretenimento que só encontra rival em Macau. São 7 quilómetros repletos de lojas, restaurantes, hotéis e casinos, com destaque para os célebres Bellagio e Ceasers Palace. Todos os anos, cerca de 30,500 milhões de pessoas visitam a Las Vegas Strip.

Santuário Meiji Jingu, Tóquio

Santuário Meiji Jingu, Tóquio

E da América voemos agora até ao Japão, onde se encontra a 7ª atração do mundo mais visitada. Trata-se do santuário e templo xintoísta Meiji Jingu, localizado em Shibuya, um dos 23 bairros da capital japonesa. A completar 100 anos desde que foi construído, está rodeado de floresta, oferecendo paz e tranquilidade aos mais de 30 milhões de turistas que recebe anualmente.

Templo de Sensoji

Templo Budista de Sensoji, Tóquio

Não muito longe de Meiji Jingu fica o templo budista de Sensoji, dedicado ao Buda Bodhisattva Kannon. É o templo mais antigo de Tóquio, construído no século VII. Fica em Asakusa, sendo também conhecido por Asakusa Kannon Temple. Há uma série de bancas que vendem artesanato e comida junto ao edifício de arquitetura tradicional, o que ajuda a atrair os 30 milhões de turistas anuais.

Niagara Falls, EUA e Canadá

Cataratas do Niagara

Não são as maiores quedas de água do mundo, mas não deixam de ser impressionantes. E são, sem dúvida, as mais famosas e mais visitadas. As cataratas do Niagara encontram-se precisamente no rio Niagara, que faz fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Debitam 1,8 milhões de metros cúbicos de água por minuto e são visitadas por 22 milhões de pessoas por ano. E por falar em quedas de água, conheça aqui as mais bonitas do mundo.

Estação Grand Central, Nova Iorque

Grand Central Station, Nova Iorque

A Terminal Grand Central é a estação mais famosa da Big Apple e o facto de não ser preciso pagar para visitar ajuda a que seja uma das mais concorridas atrações da cidade. Mas há outros motivos, desde logo o poder contactar com o burburinho e a azáfama real de uma das maiores metrópoles do mundo.

O edifício, com mais de 100 anos, é imponente e oferece diversos atrativos como as diversas lojas, cafés e restaurantes, entre eles o mítico Oyster Bar, presença assídua na série televisiva Mad Men. 21,600 milhões de turistas visitam este espaço todos os anos.

Basílica de Nossa Senhora da Guadalupe, Cidade do México

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México

A Basílica antiga começou a ser construída no século XVI, tendo sido inaugurada em 1709. Hoje tem atrás de si uma versão moderna e bastante maior, que data dos anos 70 do século XX e consegue acomodar no seu interior 50 mil pessoas.

O principal motivo de atração é uma escultura da Virgem Maria que se estima ser de 1531. Cerca de 20 milhões de pessoas visitam anualmente este templo católico.

Magic Kingdom, Orlando

Parque Disney Magic Kingdom, Orlando

Os parques temáticos, nomeadamente os da Disney, são das atrações visitadas por mais pessoas em todo o mundo. No topo desta lista está o Disney World’s Magic Kingdom, em Orlando, na Flórida. Abriu portas em 1971 e assume-se como o local “mais mágico” à face da terra.

Mais de 19 milhões de pessoas deliram todos os anos com o fabuloso Castelo da Bela Adormecida, a montanha-russa dos 7 Anões e o fantástico fogo de artifício, entre muitas outras atividades espalhadas por mais de 10 hectares de recinto.

Mercado Faneuil Hall, Boston

Faneuil Hall, Boston

Este edifício do século XVIII foi palco de importantes momentos políticos, no tempo de americanos que fizeram história, como George Washington, o primeiro Presidente do país, que aqui discursou mais do que uma vez.

Situado na Baixa de Boston, hoje funciona como um centro comercial, com lojas, cafés e restaurantes. Todos os anos é aqui que é colocada a maior árvore de natal da cidade. 18 milhões de visitantes passam por aqui anualmente.

Disneyland, Tóquio

Disney Sea, Disneyland Tóquio

A marca Disney espalhou-se pelos quatro cantos do planeta e é no Japão que se encontra um dos seus parques mais visitados. Na Tokyo Disneyland não faltam as atrações clássicas, como os castelos, as montanhas-russas, os cruzeiros na “selva” e a parada com as personagens.

Oferece ainda uma área bastante interessante designada por Disney Sea, entre outras atividades que fazem as delícias dos cerca de 17.500 milhões de miúdos e graúdos que aqui vêm todos os anos.

Disneyland Park, Califórnia

Disneyland Park, Califórnia

E terminamos esta lista com as quinze atrações turísticas mais visitadas do mundo com outro parque Disney, desta vez o primeiro parque temático dos estúdios Disney, inaugurado em 1955 em Anaheim, perto de Los Angeles, projetado e supervisionado pelo próprio Walt Disney.

Para além dos atrativos ligados às personagens clássicas, alguns dos entretenimentos mais ousados estão aqui no pioneiro Disneyland Park, como é o caso da área dedicada aos Piratas das Caraíbas ou ao Indiana Jones. Mais de 16 milhões de pessoas visitam o parque todos os anos.

Por último, deixamos-lhe algumas curiosidades, de acordo com esta lista: a Catedral de Notre Dame está no 19º lugar e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ocupa a 25ª posição. A Disneyland Paris vem no 28º e o Museu do Louvre vem em 35º lugar. A Torre Eiffel não está nos 50 primeiros.

Veja também: