Atualizar para Windows 10: Sim ou não?

Vale a pena atualizar para Windows 10? A poucos dias do lançamento do novo sistema operativo dizemos-lhe tudo o que precisa de saber.

Atualizar para Windows 10: Sim ou não?
A saída do novo sistema operativo da Microsoft é iminente.

Ansioso por atualizar para Windows 10? Calma, não seja tão apressado. Há várias coisas que precisa de saber antes de decidir se quer mesmo atualizar para o novo sistema operativo. Lembra-se da polémica em torno do Windows 8 quando muitas das vozes afirmaram que a atualização não valia a pena? Uma polémica tão grande que obrigou a Microsoft a criar o Windows 8.1. Lembra-se? Sempre que atualiza o seu sistema operativo deve procurar inteirar-se de tudo o que lhe é oferecido. Não é por ser mais novo que é melhor.
 

Sim, vale a pena atualizar

 

É de graça

Pela primeira vez na história da Microsoft, a atualização para uma versão mais recente vai ser de graça. Isto, claro, para quem utiliza Windows 7 e 8.1. Aliás, caso utilize alguma destas versões já deve ter reparado num pequeno ícone no canto inferior direito que o convida a atualizar para a nova versão.
 

Dá para voltar atrás

A Microsoft desenvolveu uma ferramenta muito simples para quem não gostar do Windows 10. Se, efetivamente, não ficar satisfeito com o novo, pode sempre voltar ao velho. Claro que só o consegue se não apagar a pasta onde está o antigo.
 

É o verdadeiro “Windows 8”

O novo Windows 10 é tudo aquilo que esperávamos que o Windows 8 fosse. Uma utilização mais intuitiva e integrada entre ecrãs touch e os normais. Não importa onde realiza a tarefa, isto é, não importa se utiliza um smartphone, um tablet ou um computador porque todos eles estão em constante comunicação. E as apps vão ser universais! 
 

Cortana até para os computadores

A assistente pessoal da Microsoft, presente nos smartphones, também vai fazer morar nos computadores pessoais para que seja mais fácil fazer algumas pesquisas.
 

Microsoft Edge

O novo browser da Microsoft (adeus, Internet Explorer!) já não se vai chamar Spartan. Vai chamar-se Edge e tem recebido críticas bastante positivas. Será mesmo capaz de rivalizar com o Chrome e o Firefox? Vamos esperar para ver.


 

Não, não vale a pena

 

O seu sistema não aguenta

Como qualquer tipo de software, o Windows 10 necessita que o computador tenha vários pré-requisitos mínimos. Parece bastante óbvio mas é algo que escapa a muitos na altura de atualizar. Para ter o Windows 10 instalado precisa de um processador de 1GHz, 1 GB de RAM para versões de 32 bits e 2 GB de RAM para versões de 64 bits, entre 16 e 20 GB de espaço livre em disco… Se o sistema não aguentar, não vale mesmo a pena atualizar.
 

Há tempo para atualizar

A oferta grátis de instalação tem a validade de um ano. Ora, pode perfeitamente esperar pelas críticas dos seus amigos para saber um pouco mais acerca do novo Windows. Escusa de instalar logo e de estar com grandes dores de cabeça.
 

Gosta do Windows que utiliza

O suporte para o Windows XP esteve disponível durante cerca de 13 anos e apenas foi deixado de lado o ano passado. Ora, o suporte e as atualizações de segurança para o Windows 7 e 8 ainda vão continuar connosco durante bastante tempo. Se gosta do Windows que utiliza e não sentir necessidade de se atualizar… fique onde está.


Veja também: