AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

9 dicas para aumentar a confiança para a entrevista de emprego

O seu sucesso na entrevista de emprego depende em muito da confiança que transmite.  Saiba como pode aumentar os seus níveis de confiança.

9 dicas para aumentar a confiança para a entrevista de emprego
O que fazer para ultrapassar a insegurança na hora da entrevista.

Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratado

Independentemente da área ou funções, qualquer recrutador espera encontrar um candidato confiante e seguro de si, esta é uma premissa básica para vencer na entrevista de emprego. Como tal, antes da sua entrevista trate de aumentar a sua confiança.

O frio na barriga e a ansiedade pré-entrevista são naturais e inevitáveis, mas não pode deixar que esse desconforto ponha em risco as suas hipóteses de brilhar, ser bem sucedido e, obviamente, conseguir o desejado emprego ao qual se está a candidatar.

Não quer deixar o nervosismo ganhar, pois não? Siga as nossas dicas para se sentir confiante antes de uma entrevista de emprego e saia vencedor desta batalha!


9 Maneiras simples de aumentar a confiança

Primeiro passo (e mais importante!): nos momentos que antecedem a sua entrevista de emprego RESPIRE FUNDO! Mais básico impossível. Mas a verdade é que esta dica é fundamental para que se mantenha calmo e saiba como fintar os nervos na sua entrevista de emprego.
 
Mas há mais. Veja as dicas que o podem ajudar a aumentar a confiança.
 


1. Pensamento positivo

Por esta altura deve estar a pensar “oh não, outra dica básica!”. Sim, é. Mas é também a mais esquecida pelos candidatos a emprego. Se entra na entrevista a pensar que pode falhar por isto ou por aquilo, ou que não é bom o suficiente, saiba que está condenado ao fracasso.  Pelo contrário, antes de entrar na sua entrevista de emprego mantenha o pensamento positivo.

Interiorize que está no bom caminho, já foi selecionado (entre muitos candidatos) para a entrevista de emprego e isso significa que tem algo que chamou a atenção dos seus recrutadores. Cabe-lhe a si a simples missão de lhes mostrar que estavam certos e de os convencer que é o candidato ideal. Se entrar a pensar positivo, mais facilidade terá em mostrar-se confiante e seguro de si.
 


2. Conheça a empresa

Lembra-se de já ter lido aqui as nossas dicas para se destacar na entrevista de emprego? Pois bem, se lembra já não deve ser novidade que deve pesquisar e saber tanto quanto possível sobre a empresa. Se estiver bem informado e preparado vai ter sempre a reposta na ponta da língua e, consequentemente, passar uma imagem mais segura e confiante.
 


3. Mantenha o contacto visual com os seus recrutadores

Muitos candidatos têm muita dificuldade em manter o contacto visual com os recrutadores enquanto são entrevistados e isso pode ser encarado (e é muitas vezes) como um sinal de insegurança. Evite desviar o olhar quando responde aos seus recrutadores. Para o ajudar, “ensaie” uma entrevista de emprego em casa (nem que seja em frente ao espelho), vai ver que na "hora H" vai sentir-se mais à vontade. E lembre-se, é fundamental que seja capaz de olhar diretamente para as pessoas com quem está a falar – seja na entrevista ou em contexto diário de trabalho.
 


4. Saiba exatamente o que quer da sua carreira e o que pode oferecer aos seus recrutadores

Se quer aumentar a sua confiança é essencial que saiba o rumo que quer dar à sua carreira. Se tiver claros os seus objetivos mais seguro vai estar para saber quais as mais-valias que pode dar à empresa a que se está a candidatar. 
 


5. Esteja preparado

Conhece a empresa à qual se está a candidatar? Preparou as respostas às questões que, muito certamente, lhe irão ser colocadas? Quanto mais preparado se sentir, mais fácil será lidar com o nervosismo.


6. Tenha confiança em si e nas suas capacidades

Se o chamaram para uma entrevista significa que viram o seu CV, selecionaram-no entre outros candidatos e têm interesse em conhecê-lo melhor. Não fique convencido com isso, pois o emprego ainda não é seu, mas procure focar-se nesse aspeto para se sentir mais confiante! Confie nas suas capacidades e qualidades, pense de forma positiva e nunca pare de dar o seu melhor.



7. Preocupe-se com a postura e linguagem corporal

A sua postura e linguagem corporal dizem muito acerca de si e da sua personalidade. O tom de voz que utiliza, os gestos ou até mesmo a falta de contato visual podem ditar o rumo da sua entrevista de emprego.

Procure mostrar-se calmo, seguro e relaxado. Mantenha contato visual com o recrutador, seja agradável e sorria. Ninguém vai contratar um carrancudo!
 


8. Clarifique as questões

Não percebeu a pergunta do recrutador? Peça-lhe para clarificar a mesma. Não tenha medo de o fazer, é melhor do que responder com algo completamente fora do contexto ou sem sentido.
 


9. Seja sincero

Não tenha receio de dizer que nunca fez ou não sabe fazer algo. Mentir pode ser aliciante, tendo em conta que não quer perder a possibilidade de conseguir o cargo, mas de que lhe valerá quando descobrirem?

Seja sempre sincero, mas demonstre iniciativa e interesse em aprender. E claro, boa sorte! Como tudo na vida, a prática leva à perfeição ou, pelo menos, a uma melhoria, e não há melhor forma de praticar do que indo a entrevistas de emprego. Mantenha-se tranquilo e seguro, esteja confiante e não deixe o nervosismo levar a melhor!


Confiança em alta

O seu sucesso na entrevista de emprego não depende apenas das suas competências ou da sua experiência profissional, mas sim da imagem que os seus recrutadores criam de si. A confiança e segurança que transmite são uma peça-chave para que possa “brilhar”.
 
Mas atenção! Garanta que é visto como uma pessoa confiante e não arrogante. Por vezes o excesso de confiança pode ser mal interpretado, por isso garanta que “acerta em cheio” e entra na entrevista com a “dose certa” de confiança.
 
E se as dicas anteriores lhe parecem simples, então já não tem mais desculpa. Comece já a trabalhar, porque aumentar a confiança antes da entrevista depende apenas de si.
  Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>  
Veja também: