AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 dicas para aumentar a empregabilidade

Saiba como pode aumentar os níveis de empregabilidade e chegar mais facilmente ao sucesso. Há muitos factores que dependem de nós e do nosso investimento diário.

10 dicas para aumentar a empregabilidade
Saiba como aumentar os níveis da sua empregabilidade
  • A forte competitividade do mercado obriga a que todos investamos mais na nossa empregabilidade

Com a crise, a falta de emprego e a incerteza constante que se vive actualmente, o mercado laboral tornou-se muito mais competitivo e com uma oferta mais reduzida. Hoje em dia há menos oportunidades de emprego e as que existem não são garantidas. É preciso lutar por elas e estabelecer estratégias para conseguir manter ou aumentar a sua empregabilidade. Já tinha pensado nisto? Poderá encontrar algumas dicas neste artigo.
 

10 dicas para aumentar a empregabilidade

Depois do passo difícil que é conseguir um emprego hoje em dia, é importante depois saber como o pode manter ou, quiçá, como poderá passar de um emprego para outro, investindo sempre na sua empregabilidade. Siga as nossas dicas.
 

1. Mantenha-se actualizado

Tão importante como conseguir um emprego, é manter-se sempre actualizado em relação à sua área. Estagnar na profissão é o pior que pode acontecer face a um mercado competitivo como é o nosso actualmente. Estude, investigue, tenha formações e mostre sempre interesse em crescer e aprender mais. 
 

2. Trabalhe a criatividade

O que diferencia alguém dos restantes? Sem dúvida que existem muitos factores diferenciadores que passam não só por competências técnicas como cognitivas ou emocionais. Para se conseguir diferenciar no mercado e manter a empregabilidade, seja criativo. Não tenha medo de inovar, de propor, de arranjar novas soluções para as mesmas questões. É fundamental que transpareça proactividade. Veja 5 dicas para fazer um CV original.
 

3. Utilize as novas tecnologias

Esteja a sua profissão relacionada ou não com as novas tecnologias, hoje em dia é fundamental que perceba o mínimo sobre elas. Saber utilizar as redes sociais, os motores de busca e determinados programas mais comuns, é fundamental para se enquadrar nos tempos que correm. Ficar para trás no uso das novas tecnologias pode transmitir uma imagem antiquada e de pouca abertura e capacidade para a mudança e evolução dos tempos. Actualize-se e perceba que pode beneficiar muito com isso.
 

4. Invista na comunicação

Nem todos nascemos com o dom de comunicar, seja uma comunicação verbal ou não verbal. Ao longo da carreira, é importante que invista na comunicação e que vá melhorando nos campos onde não sente tanta facilidade. Saber comunicar é um forte impulso para ir mais longe e que o pode ajudar a manter a empregabilidade.
 

5. Espírito de equipa

O trabalho em equipa é fundamental em quase todas as profissões. A troca de conhecimento, a partilha de soluções para os problemas e a vontade de aprender com os outros colegas são factores fundamentais para manter a sua empregabilidade. Na verdade, o espírito de equipa faz toda a diferença no seio de uma organização.
 

6. Invista na formação

Não se iluda! Manter um emprego passa muito por acompanhar a evolução da sua área profissional. Não fique ‘à sombra da bananeira’. Estude, participe em workshops, investigue, actualize-se. O ideal será mesmo apostar na ou nas suas melhores competências e potenciá-las, especializando-se. Estagnar profissionalmente é o erro crasso.
 

7. Tenha vida no mundo online

É sem dúvida um dos hábitos que aumentam a empregabilidade. Tenha uma presença activa, sempre do ponto de vista profissional, não só nas redes profissionais mas também em termos digitais. Crie um perfil no LinkdeIn, tenha um blogue ou site pessoal. Escreva e publique artigos. Participe em fóruns e chats. Elabore um cv e um portfólio online e actualize-os.  


8. Rodeie-se das pessoas certas

Inscreva-se em cursos, participe em palestras, assista a workshops, de acordo com os seus interesses profissionais. Crie as suas próprias oportunidades para aumentar a sua lista de contactos. Nunca se sabe quando poderá encontrar um mentor, um investidor, um patrocinador ou um recrutador que lhe vai abrir as portas.


9. Acredite sempre

Pode parecer um cliché mas não é. Ter uma auto estima elevada e confiança em si e nas suas aptidões é meio caminho para alcançar as suas metas profissionais. Mentalize-se de que é capaz e mantenha o foco no essencial. Não queira dar passos maiores do que as pernas mas não desista à mínima contrariedade. Não duvide de si.


10. Crie relações

Conhecer pessoas novas é sempre uma mais-valia e o mundo laboral não é excepção. Queremos trabalhar com quem desperta em nós simpatia. Saia do seu círculo social habitual e interaja. Crie grupos de debate no LinkedIn, apresente pessoas com interesses em comum, por exemplo. O importante é que alargue o seu leque de relacionamentos. Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>

Veja também: