Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Auriculoterapia: tudo o que precisa saber

Uma técnica milenar que combate doenças, alivia as dores, promete a perda de peso e muda a vida de quem quer abandonar o tabaco. Descubra a auriculoterapia.

Auriculoterapia: tudo o que precisa saber
A técnica que utiliza a orelha como mapa para a cura

Para a auriculoterapia a orelha é um microssistema com diversos pontos a representar todo o nosso corpo. Esta forma de medicina alternativa ou complementar é uma técnica que encara o pavilhão auricular como um verdadeiro mapa de todo o nosso organismo, e visa diagnosticar e tratar várias doenças, sintomas e vícios.

A sua origem está na medicina chinesa, mas esta é uma especialidade independente e que não deve ser confundida com a acupuntura. Para além de tratar mais de duzentas patologias,  a auriculoterapia faz sucesso entre aqueles que desejam emagrecer ou deixar de fumar. A técnica promete trazer de volta a sensação do primeiro cigarro experimentado e a estranheza ao seu sabor e cheiro. Duvida?


Auriculoterapia: o poder na ponta da orelha

A auriculoterapia baseia-se na estimulação dos pontos meridianos localizados nas orelhas, através do uso de agulhas, objetos metálicos ou magnéticos, e sementes de mostarda. Estas ferramentas, quando aplicadas em pontos específicos da orelha ajudam a aliviar dores e a tratar problemas físicos ou psicológicos, como depressão, ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas.

A terapia oriental tem ainda o poder de diagnosticar e colaborar para a prevenção de algumas doenças a partir da observação dos pontos da orelha que se encontram alterados.

 

Indicações da auriculoterapia

•    Dores musculares (torções, contraturas ou distensões)
•    Doenças cardíacas
•    Problemas reumáticos
•    Doenças respiratórias
•    Alterações urinárias
•    Alterações hormonais
•    Problemas como obesidade ou anorexia 
•    Doenças da tiroide
•    Doenças emocionais, como stress, ansiedade ou depressão
•    Hipertensão
•    Vertigens
•    Palpitações
 


Auriculoterapia para emagrecer

A técnica não pretende ser vista como milagrosa, mas a verdade é que quando aliada a uma dieta balanceada e à prática de atividade física, os resultados saltam à vista e é impossível ficar indiferente ao poder que a auriculoterapia exerce sobre quem deseja perder peso.

O método executado pelo especialista em auriculoterapia consiste em localizar na orelha os pontos responsáveis pelo correto funcionamento do estômago e dos intestinos, e ainda os que são correspondentes aos problemas de retenção de líquidos, sono, ansiedade, stress e apetite. Após definir os pontos a tratar, o auriculoterapeuta inicia o processo de estímulos para que o organismo comece a atuar na perda de peso.



Auriculoterapia para deixar de fumar

A medicina tradicional chinesa pode ser uma excelente arma na luta contra o vício do tabaco. A técnica da auriculoterapia, para além de tratar vários tipos de doenças e de dependências, é uma grande aliada para quem quer abandonar os cigarros de uma só vez. O sucesso do tratamento deve-se ao seguinte facto: os chamados pontos meridianos que correspondem ao vício de fumar estão localizados essencialmente na orelha.



Como a auriculoterapia atua contra o tabagismo?

O procedimento consiste em desbloquear os nós energéticos através dos pontos meridianos que se formam por todo o corpo, solucionando assim variados sintomas de mal estar, doenças, vícios ou qualquer condição que interfira no bom funcionamento da saúde. O especialista em auriculoterapia identifica os pontos meridianos que devem ser tratados e aplica o uso de ferramentas como agulhas ou sementes aquecidas sobre a região.

Os pontos meridianos que possibilitam tratar a dependência do tabaco estão localizados próximos aos pulsos e polegares, mas principalmente nas orelhas. Para a medicina tradicional chinesa, os pontos em questão têm a função de oferecer ao paciente o estímulo necessário para gerar um profundo sentimento de determinação. Isto faz com que exista a capacidade de redirecionar sentimentos como ansiedade e nervosismo, desejos e apetite. 



Manter o peso

O aumento de peso é uma das consequências mais temidas por quem está a tratar o tabagismo, mas isto ocorre porque quem está em tratamento tendem a adquirir novos hábitos para direcionar o vício. 

A compulsão por alimentos é bastante comum entre as pessoas que estão a deixar de fumar, mas quando a opção de tratamento é a auriculoterapia o cenário é diferente. Este sintoma é inibido pelo especialista, que pressiona os pontos meridianos associados ao equilíbrio emocional e ao stress, fortalecendo o autocontrolo do paciente em tratamento.
 


Auriculoterapia francesa vs auriculoterapia chinesa

Apesar de consistirem na mesma técnica, na prática as duas formas de atuar são muito diferentes. Na mais antiga das escolas, a chinesa, a auriculoterapia apresenta um mapa com mais de duzentos pontos de tratamento, contra um mapa de 30 pontos da escola francesa

Na realidade, a técnica oriental serviu como base para a criação da mais recente, nascida na década de 50 no século passado. Nesta versão moderna, a auriculoterapia não utiliza as ferramentas tradicionais, mas sim o laser, que é aplicado como estímulo no ponto indicado pelo especialista.

A auriculoterapia francesa tem a vantagem de não fazer uso de métodos invasivos, como as agulhas, e não necessitar de estímulos aplicados durante um longo período de tempo.

Veja também: