Está doente? Saiba qual a melhor maneira de avisar o seu chefe

Ninguém está livre de adoecer e ter que faltar ao trabalho, por isso, deve saber como avisar o seu chefe de modo a preservar a boa relação profissional.

Está doente? Saiba qual a melhor maneira de avisar o seu chefe
Como avisar o chefe de que está doente

Avisar o chefe de que não vai poder ir trabalhar por estar doente, logo hoje que tinha uma série de reuniões importantes, irá, provavelmente, deixá-lo apreensivo. Sendo certo que ninguém é obrigado a trabalhar doente, todos são, no entanto, obrigados a comunicar a ausência. Aqui estão algumas dicas para se sair bem nesta situação.

Como avisar o chefe de que está doente

Seria mais um dia normal de trabalho, mas acordou com uma gripe violenta, escorregou ao descer as escadas e torceu o pé, ou sente-se simplesmente debilitado… E agora? Em primeiro lugar está a saúde: está doente e precisa de ir ao médico, que muito provavelmente recomendará repouso. Diga ao seu chefe o quanto antes, mas com as devidas cautelas.

A primeira vez

A primeira vez que avisar o seu chefe de que está doente pode ser determinante para o futuro da sua relação com a entidade patronal. A maneira como o irá fazer vai mostrar muito sobre si e como é como colaborador; como equilibra as suas responsabilidades para com a empresa e os colegas, em conjunto com a vida pessoal; como está consciente do seu papel na empresa e das expectativas que recaem sobre si. E é uma boa previsão de como irá lidar com situações imprevistas no dia-a-dia no trabalho.

Não se sinta arrependido nem com receio

Seja qual for o meio que escolha para avisar o seu chefe de que está doente, o mais importante é não pedir desculpas, ou soar como se tivesse medo de pedir uma dispensa ou uma baixa. Se está doente, não pode trabalhar – facto consumado.

Não entre em detalhes clínicos para se justificar

Não precisa de entrar em muitos detalhes médicos. O seu chefe não terá tempo nem interesse em saber os detalhes. Ele quererá, sim, resolver a sua ausência no trabalho e distribuir responsabilidades pelos restantes colegas.

doente

Não desligue o telefone

Não interessa o quão doente se sente, convém deixar sempre o telefone ligado, porque os seus colegas poderão estar à procura daquela papelada que só a pessoa que falta sabe onde se encontra.

Prepare uma resposta automática no email

Desta forma, toda a gente que o tentará contactar via email irá ser informada automaticamente que se encontra ausente do trabalho por razões de saúde.

Exemplo de resposta automática: “Obrigada pelo seu contacto. Estarei ausente do trabalho até ao dia X por razões de saúde”.

Talvez seja boa ideia deixar o contacto de algum elemento da sua equipa para encaminhar os assuntos que estavam dirigidos a si.

Formas de avisar o chefe

a) Telefonar: convém ligar-lhe pessoalmente e o mais cedo possível. Desta forma, ele(a) terá mais tempo e espaço de manobra para colmatar a sua ausência. Evite deixar apenas uma SMS ou mensagem no voice mail. Faça-o apenas se não conseguir mesmo falar com o seu chefe ou algum supervisor. Nesse caso, deixe claro que o tentou contactar via telefone e não conseguiu.

b) Redigir um email: em alguns locais de trabalho, o email é uma maneira aceitável de informar o seu chefe de que está doente e não poderá trabalhar. Antes de clicar em “enviar”, no entanto, deve certificar-se de que o email está redigido corretamente para evitar quaisquer repercussões negativas – seja para si, para a sua equipa ou para o seu chefe.

Prazos

Se teve que solicitar baixa médica junto do seu médico de família ou Centro de Saúde, verifique até quando é que a mesma é válida, ou seja, quantos dias de baixa irá ter.

Verifique ainda se no Certificado de Incapacidade (“baixa”) que lhe passaram pode encontrar-se alguma indicação dos horários em que está autorizado a sair do seu domicílio: em caso afirmativo, não se esqueça de que pode, dentro dos horários estipulados para as saídas (geralmente das 11h às 15h e das 18h às 21h), ir entregar o certificado à sua entidade patronal. Geralmente, o prazo para entrega do mesmo é de 5 dias úteis.

Quanto ao prazo “moral” a respeitar para informar o seu chefe, defendemos, uma vez mais, que avise o mais rápido possível e, se se sentir com forças, escreva um email aos colegas de equipa a informar sobre qualquer assunto pendente que possam ter que resolver.

As melhoras!

Veja também: