Receita de bacalhau com batata-doce: tradição e criatividade

Apostamos que uma bela posta de bacalhau com batata-doce ao murro é capaz de lhe abrir o apetite. Não fique pela água na boca e prove desta receita.

Receita de bacalhau com batata-doce: tradição e criatividade
Uma ideia original para renovar o peixe que é rei em Portugal

Este é o peixe que reina à mesa dos portugueses, mas nem só de tradição sobrevive o nosso apetite – certo? Que tal dar asas à imaginação e apostar numa receita original para dar nova cara e sabor a um dos destaques da culinária nacional? Experimente a nossa receita de bacalhau com batata-doce e invista nos prazeres de consumir os temperos mais marcantes da cozinha contemporânea. Tome nota e comprove: é de fazer crescer água na boca.

Bom apetite!


Receita de posta de Bacalhau com batata-doce

receita de bacalhau com batata doce ao murro
Fonte: Alquimia dos Tachos

Ingredientes para o bacalhau
1 batata-doce (grande)
1 posta de bacalhau (dessalgada e sem espinhas)
6 tomates cherry
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 cabeça inteira de alho assado
Tapenade q.b.

Ingredientes para a tapenade
1 chávena de azeitona preta (sem caroço)
1 c. de sopa de alcaparras
2 dentes de alho
2 c. de sopa de mostarda dijon
2 filés de aliche (em conserva)
1/2 chávena de azeite
Salsa q.b. 

Modo de preparação

  1. Para preparar o alho assado, embrulhe a cabeça inteira em papel alumínio, junte um ramo de alecrim, azeite e sal a gosto, e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus – por cerca de 30 minutos.
  2. Para preparar a tapenade, junte todos os ingredientes indicados acima e misture tudo muito bem, até obter uma pasta.
  3. De seguida, prepare o confit de pimentos da seguinte forma: asse os pimentos em forno pré-aquecido a 180 graus por, aproximadamente, 15 minutos. Retire-os e reserve num recipiente com tampa. Depois de deixar arrefecer, retire-lhes a pele e as sementes, cortando tudo em tiras finas. Cubra este preparado com azeite, junte os tomates e leve ao forno brando por cerca de 10 minutos.
  4. Para preparar a batata-doce, coza-a com a pele até que fique macia. De seguida, amasse a batata e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno médio por 10 minutos.
  5. O último passo, antes da montagem do prato, é preparar o peixe. Cubra a posta de bacalhau com muito azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, por 15 minutos.
  6. Para montar o prato, faça uma base com a batata, cubra com o peixe, o tomate, os pimentos, a tapenade e, por fim, o alho assado.
  7. Está pronto a servir – e apostamos que vai adorar.

 

Veja também: