Receita de bacalhau gratinado com abóbora [com vídeo]

Porque o bacalhau é um dos reis da gastronomia portuguesa, novas receitas nunca são demais. Aprenda a fazê-lo gratinado com abóbora. 

Receita de bacalhau gratinado com abóbora [com vídeo]
Fácil e deliciosa!

Delicie-se com esta receita fabulosa de bacalhau gratinado com abóbora e dê ainda mais sabor à sua mesa. Com a ajuda do nosso vídeo, é ainda mais fácil confecionar este prato. Bom apetite!
 

Bacalhau gratinado com abóbora


Ingredientes para o bacalhau
100 g broa
40 g miolo de noz
Salsa q.b.
50 g azeite
170 g cebola em pedaços
6 dentes de alho
220 g alho-francês em rodelas
500 g bacalhau demolhado - sem peles e espinhas
300 g abóbora butternut - limpa, cortada em cubos pequenos
50 g queijo mozzarella ralado
Sal q.b.


Ingredientes para o béchamel
500 g leite
60 g farinha
30 g margarina
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.


Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Num robot de cozinha, triture as nozes, a broa e a salsa. Reserve. Num tacho com azeite, leve a refogar o alho-francês, a cebola e os alhos picados, durante 6 minutos em lume médio. Enquanto isso, coza o bacalhau - assim que a água ferver, está pronto. Junte os restantes legumes ao tacho, tempere com sal e deixe cozinhar um pouco.

Entretanto, prepare o molho béchamel. Para isso, derreta a manteiga, junte a farinha, mexa energicamente com uma vara de arames e deixe cozer um pouco. Adicione o leite sem parar de mexer até dissolver a farinha. Tempere com pimenta, sal e noz moscada e deixe engrossar um pouco, sem parar de mexer.

Envolva o bacalhau com os legumes e coloque a mistura numa assadeira. Espalhe o molho bechamel por cima, polvilhe com o broa picada e o queijo. Leve ao forno durante 30 minutos.



Veja também: