Bae: conheça a nova gíria dos famosos

Há uma gíria que tem dado que falar, mas que ainda provoca muita confusão. Se é um entusiasta do inglês, tem que conhecer a palavra Bae. Vamos lá?

Bae: conheça a nova gíria dos famosos
I love you, Bae!

Quem está a aprender inglês, já deve ter ouvido falar numa gíria que tem provocado polêmica entre os defensores mais tradicionais da língua. Presente em músicas, filmes e séries, a palavra Bae tem levantado dúvidas – mas nós vamos ajudar a esclarecer todas. Quer estar com o inglês na ponta da língua? Fique atento.

“O Que Significa bae?”. Esta questão tem sido colocada constantemente pelos entusiastas da língua inglesa, mas se ainda não sabe como usar a gíria ou traduzi-la para o português, vai gostar de saber que reunimos todas as respostas neste artigo. Porque para nós, o que interessa é levar o idioma mais social do mundo para mais perto de si. Vamos à aula de hoje?

Bae: a gíria que tem dado o que falar

A gíria ficou famosa na internet e passou a ser uma hashtag popular entre as celebridades, que ajudaram a dar força ao termo e – até – passaram a incluir a palavra em letras de músicas bastante conhecidas do público. É o caso de “Come Get it Bae”, de Miley Cyrus e Pharrel Williams. Aliás, a sua relação com a música é tão estreita que há quem afirme que a origem da gíria está no hip-hop afro-americano.

Mas, ainda que seja bastante popular, há quem deteste a gíria e defenda a sua exclusão. Para os que odeiam a expressão, acredite, a sua origem estaria na palavra dinamarquesa que define as fezes – bæ. Mas, na verdade, parece que pouco interessa ouvir os argumentos que surgem contra a gíria norte-americana. O seu sucesso é tanto, que Bae já esteve na mira do Oxford Dicionary e passou a fazer parte oficial do dicionário da língua inglesa – isto quer dizer que a gíria ganhou o seu próprio espaço. A solução? Encare a palavra, aprenda a usá-la e turbine o seu inglês do dia a dia.

O Que Significa Bae?

bae

Esta é aquela gíria inglesa que pode ser usada para definir situações românticas, carinhosas e muito, muito fixes. Para entender melhor, damos um exemplo básico: pode substituir as palavras sweetie e honey por Bae, ou empregar a gíria para definir algo que é, de facto, bom em exagero.

Veja mais exemplos para ilustrar:

I love you, bae.

Amo-te, bebé.

Welcome home, bae.

Bem vindo a casa, amor.

Pizza is bae!

Pizza é tão bom!

Christmas is bae.

O natal é fixe.

Origem de Bae

Está a perguntar-se de onde surgiu a gíria mais famosa do momento? Saiba que o mais provável é que ela seja uma abreviação de Babe ou Baby, mas alguns estudiosos apaixonados pelo inglês garantem que a palavra nasceu para ser um acrónimo para “before anyone else” – que, em bom português, pode ser traduzido como “antes de qualquer pessoa” (ou seja, seria algo ou alguém que vem antes de qualquer outra coisa ou pessoa).

Fim da nossa aula. Agora que já descobriu o que significa a gíria mais polémica do inglês, já pode publicar uma foto com o seu amor e escrever na legenda algo como “me and my bae”.  A criatividade é tarefa sua.

Continue atento aos nossos artigos e descubra sempre alguma novidade sobre o inglês. Afinal, não quer estar de fora deste movimento.

Veja também:

Os mais vistos