Organizar bagagem de mão: tudo o que tem de saber

Fazer a bagagem não é propriamente ciência aeroespacial mas ainda há muitas dúvidas na altura de a organizar.

Organizar bagagem de mão: tudo o que tem de saber
Tudo o que precisa de saber para ser um expert em bagagem de mão

O que levar e o que não levar na bagagem de mão acaba por tomar algum tempo no planeamento de uma viagem. Atente nestas dicas que podem facilitar o processo na hora de encher a sua bagagem de mão.


Organizar a bagagem de mão em 9 pontos


1. Medidas e pesos

Cada companhia aérea possui as suas regras quanto a medidas e peso da bagagem de mão. Antes de começar a encher a mala vá ao site da companhia em que vai voar para não ter surpresas desagradáveis.



2. Documentos e dinheiro

Organize os documentos e o dinheiro numa carteira ou pequeno saco e guarde-os num lugar estratégico na bagagem de mão. Lembre-se que ambos poderão ser utilizados em mais do que um momento, por isso devem estar facilmente acessíveis.



3. Gadgets

Quais são os gadgets (portátil, máquina fotográfica, GoPro, tablet, telemóvel, cabos, …) que prevê usar durante a viagem? Faça uma análise prévia dos que serão necessários e leve-os na bagagem de mão. Lembre-se que podem pedir-lhe que retire os dispositivos eletrónicos da mala no aeroporto para passar pela máquina de raio x, por isso mantenha-os num local de fácil acesso.



4. Roupas

Lembre-se que vai viajar e, por isso mesmo, vai querer estar confortável. Leve simplesmente o necessário e, se viajar para um destino frio e que necessite de muita roupa, aproveite para levar vestido o casaco mais pesado e que ocuparia mais espaço na mala.



5. Objetos de valor

Se levar objetos de valor, mantenha-os perto de si, num lugar seguro da bagagem de mão.



6. Voos longos

Para voos longos ou internacionais leve consigo um tapa olhos e ouvidos e uma almofada de pescoço para descansar e dormir melhor. Lembre-se de os deixar num lugar de fácil acesso, pois vai usá-los mal entre no avião.



7. Líquidos

Os líquidos com capacidade superior a 100 ml são proibidos por isso compre antecipadamente produtos em tamanho mini. E lembre-se que só pode levar até 10 frascos.



8. Objetos proibidos

Os objetos cortantes, pontiagudos ou que possam causar ferimentos graves não são permitidos na bagagem de mão. Se tiver de transportar consigo tesouras, canivetes ou alicates lembre-se de os incluir na mala de porão.



9. Organização

Antes de começar a encher a bagagem de mão faça uma lista do que pode necessitar. Como já percebeu há objetos que deve deixar para o fim – aqueles a que terá de aceder com maior frequência.

Veja também: