O que ver e fazer no bairro Westerpark em Amesterdão

Está a pensar visitar Amesterdão? Se sim, vai gostar deste roteiro sobre Westerpark, um dos bairros mais agradáveis da cidade, onde não falta o que ver e fazer.

O que ver e fazer no bairro Westerpark em Amesterdão
O nome do bairro não engana: zona oeste e amplas áreas verdes

Amesterdão é a capital da Holanda, ainda que a sede do governo esteja em Haia. Mas ainda que a maior cidade do país não fosse oficialmente a capital, por ditame da constituição holandesa, seria, por mérito próprio, a sua capital comercial e cultural. O bairro de Westerpark, que lhe damos a conhecer neste guia, é uma das zonas que contribui para este espírito vibrante e sedutor de Amesterdão.

Museus, galerias de arte, mercados, cafés, restaurantes, bares… enfim, não faltam pontos de interesse em Westerpark, unidos pelo maior atrativo deste bairro: o enquadramento natural, com amplos relvados junto ao canal.

No bairro Westerpark em Amesterdão, não deixe de explorar…

Westerpark

Westerpark Amesterdão

É o parque urbano que dá nome ao bairro e uma das zonas verdes mais interessantes da cidade. Um dos motivos? Não estar inundada de turistas, mas sim de locais ou visitantes discretos que vêm aqui descansar, caminhar, praticar skate, fazer um piquenique ou molhar os pés: sim, leu bem, pois numa das margens relvadas do canal, há um pequeno areal que faz as delícias das famílias.

Para além disso, há árvores frondosas, pequenas cascatas e lagos espalhados pelo parque – um amplo espaço com ligação ao complexo cultural e de lazer Westergasfabriek. Todos os primeiros domingos do mês, realiza-se aqui o Sunday Market Amsterdam. A cereja no topo do bolo? Foi o primeiro parque ao ar livre da Holanda a disponibilizar wi-fi gratuito.

Westergasfabriek

Westergasfabriek Amesterdão

Edifícios industriais históricos, datados de 1885, acolhem agora lojas, escritórios, estúdios de tv e cinema, auditórios, espaços para festivais, exposições e outros eventos, restaurantes, cafés e bares, numa atmosfera criativa única. Falamos do Westergasfabriek, um dos principais motores do bairro de Westerpark.

Antigas instalações da companhia de gás, onde o carvão era transformado em energia, este animado complexo lúdico e artístico confere uma identidade própria à paisagem do bairro, à semelhança do vizinho Westerpark. Uma vez por mês, realiza-se aqui o NeighbourFood – um mercado que junta comida e artigos vintage.

Brouwerij Troost

Cervejaria Troost Amesterdão

Os holandeses são aguerridos apreciadores de cerveja, não fosse a Heineken uma marca do país, nascida no século XIX. Há imensas cervejarias artesanais espalhadas pela cidade, onde pode experimentar vários tipos de cerveja e fazer uma visita guiada ao processo de fabrico. Já que está em Westerpark, não deixe de visitar a Brouwerij Troost, que em português significa “Cervejaria Consolo”.

Fica no Westergasfabriek e aqui vai poder provar várias cervejas produzidas no local. Todos os sábados, às 16h, há visita guiada à unidade de produção, com prova e oferta de uma garrafa de cerveja para levar para casa. Para além da área interior, dispõe de uma agradável esplanada e em ambos vai poder acompanhar a cerveja com hambúrgueres e petiscos.

Museu Het Schip

Het Schip Amesterdão

A “Escola de Amesterdão” é um estilo de arquitetura que marcou os edifícios da cidade nas primeiras décadas do século XX. Um dos expoentes máximos desse estilo, que deriva da arquitetura expressionista, é o complexo residencial Het Schip, com os seus edifícios revestidos do característico tijolo. São 102 apartamentos construídos para a classe operária da altura, um átrio comum e uma estação dos correios, que hoje é o Amsterdam School Museum.

Michel de Klerk, o arquiteto responsável por esta obra singular, terminada em 1920, quis que o conjunto de edifícios fizesse lembrar um barco, daí o seu nome: Het Schip, que significa “o navio”. No museu vai poder ficar a conhecer o enquadramento social, político e artístico desta linguagem estética e inclusivamente ver um apartamento decorado por dentro, com mobiliário da época, igualmente desenhado de acordo com as normas da “Escola de Amesterdão”.

Milkshake Festival

Festival Milkshake

Se no final de julho estiver por Amesterdão, saiba que nos relvados de Westerpark se realiza, por esta altura, o Milkshake Festival, cuja organização define como sendo “para todos os que amam”. Música ao vivo, nomeadamente eletrónica, com DJ Sets e performances artísticas, prometem dar um colorido especial ao já de si sensacional cenário do parque. As atividades decorrem normalmente das 12h às 23h, por isso prepare-se para um pôr do sol, no mínimo, diferente.

Comer em Westerpark

Dormir em Westerpark

Veja também: