Bairros e ruas de Barcelona a não perder

Equaciona visitar Barcelona? Antes de fazer as malas, consulte o nosso guia sobre as zonas que merecem ser visitadas na capital da Catalunha.

Bairros e ruas de Barcelona a não perder
Cada bairro tem a sua personalidade

Cidade extremamente convidativa, aqui não faltam pontos de elevado interesse arquitetónico, cultural, gastronómico e lúdico, para não falar da tentação que são as suas lojas. Mas ocupando uma área tão extensa, quais os bairros e ruas de Barcelona de visita obrigatória?

A resposta está no guia que se segue, onde lhe mostramos as zonas e as ruas mais interessantes da capital da Catalunha, e por onde caminhar e passear será um prazer.

Os bairros e ruas de Barcelona obrigatórios

Eixample

eixample

O nome significa “extensão” e remete para a zona da cidade desenhada a régua e esquadro por Ildefonso Cerdá no século XIX. É uma das zonas centrais da cidade, onde vai poder encontrar ex-libris como a Igreja da Sagrada Família e outras obras emblemáticas de Gaudí como o edifício La Pedrera e a Casa Batlló. No Paseo de Gràcia, perfilam-se as lojas de luxo das mais exclusivas marcas internacionais, como Chanel, Prada, Armani, Valentino e Max and Co, para designar apenas algumas.

As compras podem continuar, agora em lojas mais acessíveis, na movimentada Rambla de La Catalunya. Para os amantes de arte contemporânea, a visita à Fundacão Antoni Tapies é igualmente obrigatória. Se o tempo o permitir, descanse sobre a relva no Parque Joan Miró, onde se destaca a imponente escultura colorida deste artista. Na outra ponta do parque fica o shopping Arenas, que ocupa a antiga praça de touros da cidade. Hotéis em Eixample >>

Bairro Gótico e El Born/ La Ribera

Bairro-Gotico-de-Barcelona

O Bairro Gótico é a cidade antiga e sem dúvida que não podia ficar de fora num guia sobre os melhores bairros e ruas de Barcelona. Ruas estreitas e labirínticas escondem vários tesouros e vão dar a encantadoras praças pitorescas. Pode aceder ao bairro pelas transversais de La Rambla – a famosa e movimentada artéria pedonal arborizada, que une a Praça da Catalunha à frente marítima da cidade e que também é digna de uma boa caminhada.

É no Bairro Gótico que irá encontrar a Praça Real, a Catedral de la Santa Cruz y Santa Eulalia, a Basílica de Santa Maria del Pi, os imperdíveis Museu Picasso e Palácio da Música Catalã, ou a curiosa e romântica “ponte” entre edifícios no Carrer del Bisbe, entre muitos outros locais de interesse. Lojas, restaurantes e bares dão ainda um colorido especial a este bairro medieval cheio de história.

Na continuação do Bairro Gótico e muitas vezes se confundindo com este, irá encontrar as ruas igualmente animadas do El Born/La Ribera, que goza da sua proximidade ao mar. Galerias de arte, lojas irreverentes de jovens criadores e artesanato original são parte da oferta desta zona. Uma vez aqui, não deixe de dar um salto ao Mercado de Santa Caterina. Hotéis no Bairro Gótico >>

El Raval

el-raval

Continuando na área histórica da “ciutat vella”, passear pelo revitalizado bairro El Raval é igualmente obrigatório. Antes uma zona conotada com casas noturnas de frequência bastante questionável, hoje o El Raval fervilha de criatividade e é um dos bairros da moda da cidade, com lojas, galerias de arte e bares originais e irreverentes, onde é possível contactar com uma mescla de culturas e nacionalidades: aqui falam-se pelo menos 20 línguas diferentes.

Também conhecido por “Barrio Chino”, devido, precisamente, à significativa presença de orientais, El Raval fascina pela sua imprevisibilidade e diversidade excêntrica. Deixe-se surpreender por praças e tesouros arquitetónicos que não se apanham num primeiro olhar desatento, pelas lojas intrigantes, pelos museus e galerias de arte vanguardistas e pelo espírito de liberdade e loucura que se sente no ar. Hotéis em Raval >>

Gràcia

parc-guell-barcelona

Animação discreta e boémia elegante: parece contraditório mas é o espírito do Bairro de Gràcia, um pouco afastado do centro. Aqui, as esplanadas são usufruídas sem pressas, por pessoas de todas as gerações, sendo uma zona especialmente frequentada por designers e outros profissionais criativos. Sente-se a qualidade de vida neste bairro familiar e é um dos mais procurados para viver em Barcelona.
As vistas sobre a cidade são privilegiadas, nomeadamente no Parque Güell, essa obra surrealista de Gaudí.

Nas ruas e nas praças, os pequenos detalhes arquitetónicos, como as janelas com persianas de madeira coloridas e ornamentos barrocos, assim como o simpático comércio tradicional, reforçado por novos conceitos, como as lojas de produtos biológicos, tornam a Gràcia cada vez mais apetecível. Em agosto, não perca a “Festa Major de Gràcia”, que deixa as ruas engalanadas, com decorações exuberantes e multicolores. Hotéis em Gràcia >>

La Barceloneta e Poblenou

Barceloneta

E não podíamos terminar este guia dos melhores bairros e ruas de Barcelona, sem passearmos junto ao mar, pelas ruas e praias de La Barceloneta e Poblenau, não fosse esta a cidade europeia com a maior frente marítima integrada na sua área central. Reestruturada e renovada com os Jogos Olímpicos de 1992, a zona piscatória de Barcelona é hoje uma ampla área de lazer, muito procurada por jovens e famílias. Rampas de skate, ciclovias, esplanadas tentadoras e o mar como pano de fundo.

O Museu Marítimo, o Aquário e o Zoo de Barcelona ficam em Barceloneta – uma zona especialmente imperdível se viajar com crianças. Se andar um pouco para leste vai encontrar o Porto Olímpico e Poblenau, uma zona de restaurantes, bares e discotecas, onde pode apreciar a famosa Torre Agbar, de Jean Nouvel, sem dúvida um dos principais símbolos da Barcelona moderna. Hotéis em Barceloneta >>

Veja também: