Os 10 bancos mais importantes do mundo

Os bancos mais importantes do mundo têm em comum serem cruciais à saúde económica global. Alguns têm raízes histórias, enquanto outros são muito recentes

Os 10 bancos mais importantes do mundo
Saiba quais são e onde estão localizados.

Abra já o seu novo Depósito a Prazo e goze de descontos para o próximo Rock in Rio!O Financial Stability Booard (FBS), entidade internacional que controla a saúde financeira a nível global, tem uma lista de bancos com grande importância na economia mundial – os bancos mais importantes do mundo. A lista foi divulgada pela revista Forbes.

A lista é fortemente dominada por bancos dos Estados Unidos, com algumas presenças do Reino Unido no final.
 

Os 10 bancos com maior influência no mundo

 

1. Bank of America

País: Estados Unidos

O Bank of America (BoA) foi criado em  1904 e é uma das maiores empresas não só dos Estados Unidos como de todo o mundo. Com milhares de milhões de dólares em rendimentos anuais, não é de admirar que seja tão importante.

 

2. Bank of New York Mellon

País: Estados Unidos

O Bank of New York Mellon nasceu em 2007, resultado de uma fusão entre o Bank of New York e a Mellon Financial Corporation. Este ano, foi declarado o maior banco de depósitos com $1,6 biliões sob gestão em ativos, e $28,5 biliões sob sua administração. Com estes números, não admira ser dos bancos mais importantes do mundo.

 

3. Goldman Sachs

País: Estados Unidos

O banco Goldman Sachs foi formado em 1849, há 147 anos atrás. Em toda a sua história já conquistou muito, mas não chega ao tamanho de outros como, por exemplo, o New York Mellon.

 

4. JP Morgan Chase

País: Estados Unidos

O JP Morgan Chase foi fundado em 2000, e apesar de não ter tanta histórias como outros na lista, é o maior banco dos Estados Unidos, o que só por si faz claramente com que seja um dos bancos mais importantes do mundo. 

 

5. Morgan Stanley

País: Estados Unidos

Fundado em 1835, o banco Morgan Stanley opera em 42 países, dando no total mais de 60,000 postos de trabalho ao mundo, além de vários serviços financeiros. Tem um grande alcance global, e a sede é na cidade de Nova Iorque.

 

6. Citigroup

País: Estados Unidos

Citigroup é dos bancos mais velho desta lista de bancos mais importantes, com 203 anos de história. Antes da crise financeira de 2008 que atingiu o banco em força, este tinha mais de 350.000 empregados mas, com a crise, essa força desceu em mais de 100.000 postos. Ainda assim, este número dá para entender o porquê de ser um banco tão importante – de certeza não tem tanto trabalhador apenas à espera que o  tempo passe.

 

7. State Street Bank

País: Estados Unidos

Mais velho que o Citigroup é o State Street Bank, fundado em 1792, e que persiste ainda até aos dias de hoje. Não é importante apenas pelo valor histórico, mas também pelos seus serviços. Em 2014, teve rendimentos de mais de 10 mil milhões de dólares.

 

8. Wells Fargo

País: Estados Unidos

Wells Fargo é o último banco americano desta lista. Fundado em 1852, passou recentemente (no final do ano passado) o Citigroup, tornando-se o terceiro maior banco americano em termos de ativos, sendo ainda a 30ª maior empresa dos Estados Unidos (em 2015), de acordo com a Fortune 500.
 


9. Lloyds Banking Group

País: Reino Unido

O Lloyds Banking Group estreia a Europa na lista, apesar de não se cingir à mesma. O banco tem operações nos Estados Unidos, Europa, Médio Oriente e Ásia, tendo tido rendimentos acima dos 11 mil milhões de libras em 2015.

 

10. Royal Bank of Scotland

País: Reino Unido

O Royal Bank of Scotland é o mais antigo da nossa lista, fundado em 1727, ainda ante da Revolução Francesa! Apesar da sua idade, continua a ser muito influente na economia global,  tendo ainda grandes operações a decorrer.
Um Depósito a Prazo no melhor banco português dá-lhe descontos para o próximo Rock In Rio >>
Veja também: