Publicidade:

As 13 melhores bandas desenhadas de todos os tempos

São intemporais, únicas e fazem-nos regressar à infância. Tratam-se das melhores bandas desenhadas de sempre e com certeza que conhece todas elas.

As 13 melhores bandas desenhadas de todos os tempos
Prepare-se para viajar no tempo

No tempo em que não havia televisão, nem telemóveis, nem internet, as bandas desenhadas eram, sem dúvida, o grande passatempo dos mais novos que passavam horas e horas agarrados àqueles livros de tirinhas, cheios de cor, histórias e muita ação. Se também se perdia nestas leituras entusiasmadas, lembre connosco alguns dos protagonistas que ficarão para sempre na história da BD mundial.

Top das 13 melhores bandas desenhadas por categoria


Bandas desenhadas da nossa infância

bdFonte: Pixabay/tunechick83

1. Pato Donald

Com a magia característica da Walt Disney, todos rimos perante o entusiasmo e a fúria do pato mais irascível do mundo. Mas, quem não gosta do Donald, assim como dos seus sobrinhos e da doce Margarida? Impossível, até porque são os protagonistas da nossa infância.

2. Mafalda

A rapariga irreverente saída da mão do desenhador argentino Quino é um marco na história da banda desenhada. Mafalda mostra-nos como a inquietação perante as grandes questões deve ser uma constante e não se deve perder com a chegada da idade adulta. É, ainda hoje, lida pelos mais novos e, também, pelos mais velhos.

3. Mickey

O ícone da Walt Disney é, desde1928 até aos dias de hoje, o rato mais famoso do mundo, símbolo da honestidade e da coragem. Ao longo dos anos, esta personagem clássica tem-se sabido reinventar, mantendo-se sempre atual e adorada pelos mais pequenos.

4. Tarzan

E quem não se lembra de Tarzan? De origem inglesa, nasceu da pena de Edgar Rice Burroughs e passou da literatura para as tiras de banda desenhada com desenhos de Harold Foster, Burne Hogart, Russ Maning e Joe Kubert. As aventuras do homem macaco são, ainda hoje, mote para filmes e séries.

5. Popeye

Popeye, the saylor man, começou como personagem secundária de uma série, para se tornar no marinheiro mais famoso da banda desenhada. Da autoria de Segar, este amante de espinafres e apaixonado pela sua Olívia Palito é, até hoje, uma figura de referência para todos os fãs de BD.

Bandas desenhadas de super-heróis

banda desenhadaFonte: Unsplash/joeynicotra

6. Homem-Aranha

Nascido em 1962, pelo génio de Stan Lee e Steve Ditko, este símbolo da Marvel é um dos maiores super-heróis de todos os tempos, tendo revolucionado por completo o comic americano. “Com grande poder, vem grande responsabilidade!”: é este o seu principal lema!

7. Super-Homem

É da responsabilidade de Jerry Siegel e de Joe Shuster a criação do primeiro super-herói da banda desenhada. O super-homem nasceu em 1938 e prometia ser “mais rápido do que uma bala, mais poderoso do que uma locomotiva… É um pássaro, é um avião… Não, é o Super-Homem!” – memorável, não?

8. Demolidor

Demolidor, o Homem sem Medo, fez sobretudo as delícias da rapaziada. Este super-herói, inventado por Stan Lee e Bill Everett, tinha uma particularidade única: ser cego.

9. Batman

É claro que não podia faltar o Batman. O alter ego de Bruce Wayne, o homem que na infância vê os seus pais serem assassinados à saída do cinema. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, O Cavaleiro das Trevas é, até hoje, uma figura incontornável do universo BD.

Bandas desenhadas clássicas

Banda desenhadaFonte: Unsplash/Lena Orwig

10. Lucky Luke

Lucky Luke , o cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra, é uma das mais célebres personagens da banda desenhada. Quem não se lembra deste justiceiro e de outras personagens inesquecíveis os irmãos Dalton, Jolly Jumper, Rantanplan, Calamity Jane, Billy the Kid, entre muitos outros. Esta criação de Morris data de 1946 e contou, ainda, com a colaboração do argumentista Goscinny – considerado um dos melhores escritores de BD do mundo.

11. Corto Maltese

Criado pelo italiano Hugo Pratt, este marinheiro romântico é verdadeiro herói da banda desenhada do século XX. Natural de Malta, este aventureiro dá-nos a conhecer um pouco do mundo, através das suas viagens únicas.

12. Tintin 

Em representação da banda desenha franco-belga, eis Tintin. Imaginado por Hergé, todos vibramos com as histórias deste famoso jornalista, acompanhado pelo seu cão Milú e pelo Capitão Hadock.

13. Flash Gordon

Flash Gordon introduz no imaginário da banda desenhada uma temática interessante e algo inédita nesse meio: a ficção-científica moderna. Data de 1934 e é um original de Alex Raymond, um dos maiores desenhadores de banda desenhada de sempre.

Estamos certos de que este artigo o deixou um tanto ou quanto saudosista, correto? Fê-lo, seguramente, lembrar muitas férias de verão a devorar bandas desenhadas e a imaginar que era um daqueles super-heróis que salvavam o mundo da destruição. Por que não recordar estas mesmas histórias, lendo alguns deste clássicos? Experimente fazê-lo em conjunto com os seus filhos ou sobrinhos e partilhe com eles esta manifestação literária tão rica que é a BD.

Veja também: