Barulhos no carro? Saiba a que deve estar atento

Se reparou em barulhos no carro deve ter em atenção à origem do ruído e a todas as circunstâncias em que este acontece para melhor solucionar o problema.

Barulhos no carro? Saiba a que deve estar atento
Chiares, rangeres, zumbidos e apitos podem ser irritantes.

Imagine que está a dormir, feche os olhos e repouse. Das piores coisas que pode acontecer é ouvir ruídos desagradáveis que o mantêm acordado toda a noite. Estes barulhos podem ter diferentes origens: alguém a ressonar, carros a passar, a chuva - que por vezes até pode ser agradável -, o ranger da cama. Também quando conduzimos pode haver barulhos no carro que estragam toda a viagem e nos roubam o prazer da condução. É necessário, portanto, estar atento a todos os ruídos que o seu carro pode emitir para quando fizer uma visita ao mecânico poder identificar a fonte do mesmo com mais precisão.
 

Durante a condução

Quando conduz e ouve um ruído anormal identifique o momento em que ele acontece, isto é, se o barulho acontece quando roda o volante para a esquerda ou para a direita, e se só faz o ruído depois de uma volta ou uma volta e meia, por exemplo. É importante que seja preciso nas informações que, futuramente, vai dar ao seu mecânico. Os ruídos podem também acontecer quando passa em lombas, ou então quando estaciona ou roda a baixas velocidades. Se o barulho no carro acontece quando trava ou acelera mais a fundo não se esqueça de mencionar esse facto ao mecânico pois vai poupar imenso trabalho aos ouvidos do especialista.

 

Os ruídos

Há imensos sons quando estamos ao volante do nosso carro, é, portanto, que estejamos atentos a alguns barulhos no carro pois são esses que nos podem causar problemas.

Assim, esteja atento a:
 

1. Apitos e zumbidos

Quando ouve estes ruídos pode ser algum problema com a aerodinâmica do seu carro. Verifique os retrovisores; alguma das portas pode estar empenada ou mal fechada; o som pode também ter origem nos vidros.
 

2. Sons metálicos e tilintar

Estes barulhos no carro podem ter origem nas bielas (motor) e podem ter sido causados por falta de lubrificação no motor. Estes ruídos variam consoante a rotação do motor.
 

3. Pedras soltas ou cerâmica

Pedras nos rins não é um problema com que se deva preocupar no seu carro. Se o ruído parecem pedras soltas ou cerâmica partida pode ter um problema no catalisador do seu automóvel. A substituição é a solução mais usual.
 

4. Chiar

Quando os barulhos no carro se assemelham a uma chiadeira o problema pode estar nos travões. Pode aprofundar um pouco mais sobre este tema aqui.
 

5. Rangeres

Normalmente estes ruídos acontecem no interior do carro quando este já tem alguns anos. Para solucioná-los visite um mecânico da especialidade (chapeiro) ou então pode utilizar líquidos para limpar interiores que também lubrifiquem a zona de onde vem o barulho.
 

6. Limpa para-brisas  

Estes amigos que nos livram da má visibilidade podem gerar vários ruídos. Conheça mais sobre o assunto aqui.


Veja também: