10 básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário

Básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário? Sabemos quais são e escolhemos os melhores da estação, em dose dupla.

10 básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário
São básicos mas cumprem as tendências

Quais são os básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário? A lista de essenciais de um roupeiro feminino mudou nos últimos anos? Nem por isso. Para ter um look prático, versátil e atual, há uma série de peças que não podem faltar nas gavetas do seu closet.

É verdade que são, mais ou menos, as mesmas há dezenas de anos mas, a cada estação, podem ser difíceis de escolher. A pensar nisto, fizemos a nossa lista e escolhemos os nossos artigos preferidos das lojas mainstream. Assim, os básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário são:

  1. Trench coat
  2. Blusão e sobretudo
  3. Vestido para o dia-a-dia
  4. Vestido preto
  5. Blusa branca
  6. Calças de ganga
  7. Calças clássicas
  8. Camisola básica
  9. Sapatos altos e rasos
  10. Carteira

Básicos de qualidade para comprar esta estação


Gabardine

gabardine classica

gabardine com folhos

Para os dias mais frescos de primavera ou para os primeiros dias de outono, uma gabardine é quanto precisa como agasalho. Mas o poder de uma gabardine – ou trench coat, numa linguagem mais fashion – vai além do resguardo que permite. Uma gabardine clássica, elegante, tem a capacidade de transformar um coordenado aborrecido (umas calças e uma t-shirt) num look cheio de estilo.

Artigos

Blusão e sobretudo

blusao

sobretudo

Um blusão ou sobretudo, verdadeiramente quente, que não nos obrigue a vestir cinco camadas de roupa para nos mantermos a uma temperatura confortável, é uma peça difícil de encontrar. Especialmente difícil quando o orçamento é apertado. Na lista de básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário, um blusão curto, para dias práticos, e um sobretudo, para fazer frente ao frio, não podem faltar.

Artigos

Vestido preto

vestido redoute

vestido hm

“Com um vestidinho preto nunca comprometo”, disse a atriz Ivone Silva na rábula entre Olívia Patroa e Olívia Costureira. Numa leitura mais simplista, pode a leitora julgar que um vestido preto é uma opção básica, desinteressante ou vulgar mas é o oposto. Um vestido preto é como uma tela em branco onde cabe tudo o que evidencie a personalidade de quem o usa: com umas meias coloridas, uns brincos statement ou um casaco felpudo. Tenha uma opção para o dia-a-dia e outra para festa.

Artigos

Vestido para o dia-a-dia

wrap dress asos verde

wrap dress asos bordeaux

Diane von Fürstenberg, designer de moda, criou em 1972 o vestido envelope – ou wrap dress, em inglês – e mudou o mundo da moda. O vestido combina tudo numa só peça: é prático, feminino, sensual e favorece todas – mesmo todas – as formas. Em tecido fluido, com decote em “V”, fecha com uma faixa junto ao peito e faz, de qualquer mulher, das mais magras às mais voluptuosas, altas ou baixas, loiras ou morenas, uma supermodel em estilo, confiança e sensualidade!

Artigos

Camisa ou blusa branca

camisa branca zara

camisa branca hm

Uma camisa branca não pode faltar no seu armário, seja para um look mais formal ou para outro descontraído, combinada com uns jeans, umas calças clássicas, um calções ou um vestido. Não importa se prefere um estilo mais executivo ou romântico, mais casual ou tendência, à camisa branca aplica-se o mesmo princípio que os little black dress, não compromete e fica sempre bem.

Artigos

Calças de ganga

jeans classicos

jeans skinny

Um armário sem um bom par de calças de ganga nunca está completo. É, porventura, a peça de roupa mais versátil da história da humanidade. Ricos e pobres, altos e baixos, gordos e magros, fashionistas ou nem por isso, são poucos os que vivem sem uns jeans justos ou largos, claros ou escuros, com lavagem ou clássicos, rotos, remendados ou inteiros. Por cá, preferimos os modelos mais escuros, com cintura média, pela elegância que garantem.

Artigos

Calças clássicas

calcas classicas cinza

calcas classicas bordeaux

Antes de mais, importa esclarecer: um par de calças clássicas não implica um look formal, aliás, preferimos nomear esta peça como “calças básicas”, uma espécie de “pau para toda a obra2. Este tipo de calças são essenciais já que tanto servem num contexto profissional, como para uma saída à noite ao juntar uma peça mais bling bling, ou para uma saída descontraída combinando-as com uma t-shirt despojada.

Artigos

Camisola básica

camisola bordeaux

camisola preta

É um daqueles básicos de qualidade que todas as mulheres devem ter no armário pela sua imensa versatilidade. Mas esclarecemos: básica quanto baste. Como assim? Simples: opte por um modelo com corte simples, um tecido acolhedor mas fluido – ou seja, que permita conjugar com uma saia fina ou umas calças de ganga, numa cor única mas que tenha alguma personalidade, como seja umas mangas diferentes, uma cor forte ou um pequeno aplique.

Artigos

Sapatos altos e rasos

sapatos pretos

bailarinas cinzentas

No armário de uma mulher não podem faltar uns sapatos com salto, para looks e dias que exigem mais cuidado, e uns rasos, para acompanhar a loucura do dia-a-dia, que cumpram os seguintes requisitos: intemporais, versáteis e de qualidade. Nesta senda, escolhemos duas marcas reconhecidas por apresentarem, a cada coleção, modelos que cumprem as tendências mas, principalmente, de qualidade e conforto superior.

Artigos

Carteira impecável

carteira preta

carteira camel

Como os sapatos, é difícil que uma mulher tenha uma só carteira, porém, ao falar de básicos essenciais num roupeiro feminino, há duas peças que não podem faltar: uma carteira maior, para o dia-a-dia, e uma de mão ou tiracolo, para dias mais descontraídas, umas férias ou uma saída com amigos. Opte por cores que permitam uma larga combinação como preta ou camel.

Artigos

Veja também: