Batatas fritas saudáveis? Sim, é possível

Conheça a origem das batatas fritas mais saudáveis, saiba de que são feitas e o que faz delas uma escolha preferível.

Batatas fritas saudáveis? Sim, é possível
É possível comer batatas fritas sem culpa

A resposta é sim. Já existem batatas fritas saudáveis. Ou que pelo menos não são consideradas tão prejudiciais à saúde. Descubra tudo sobre elas e reze para que cheguem cá depressa.

De onde vêm as batatas fritas saudáveis?

Felizmente, não é só em gadgets e carros que há novidades que mudam a nossa vida. Na alimentação também há investigação e inovações que mudam a vida das pessoas. Pelo menos, a vida dos chilenos. Isto porque foram, precisamente, cientistas chilenos que inventaram estas batatas fritas mais saudáveis que as tradicionais.

A população chilena é muito apreciadora de batatas fritas. Por isso, cientistas do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Santiago do Chile desenvolveram uma espécie de batatas fritas. Isto porque 63% da população chilena é obesa, existindo uma grande preocupação em reverter este cenário. E já que é difícil mudar os hábitos da população, uma das soluções encontradas foi criar estas batatas fritas.

De que são feitas as batatas fritas?

rice arroz

Chamamos-lhes batatas fritas, mas têm mais um componente: farelo de arroz. O sabor é bastante semelhante às batatas fritas normais, por isso não são de difícil habituação. E hoje em dia há tantas alternativas mais saudáveis, para alimentos que vamos descobrindo que não são a melhor escolha, que o nosso paladar não deve ter dificuldade em acostumar-se a mais uma alternativa. Para quem, por exemplo, já experimentou massas sem glúten, habituar-se a umas batatas com este ingrediente extra não deve ser difícil.

Qual é a diferença entre umas batatas e outras?

Por terem farelo de arroz, estas batatas absorvem três vezes menos gordura durante a sua confeção, e é aqui que elas se tornam mais saudáveis que as tradicionais.

Para além de absorverem menos gordura, estas batatas têm menos acrimalina, que é uma substância que se forma em alimentos fritos, assados ou grelhados. Consumida em quantidades muito elevadas, a acrimalina pode ser fatal, pelo que a sua redução é mais um ponto a favor da nova fórmula das batatas fritas chilenas.

Provavelmente, estas batatas estarão disponíveis para compra mais depressa no Chile, mas não desespere. À velocidade a que tudo circula no mundo hoje em dia, quando der conta vai ter destas batatas fritas à mesa. E não que isso signifique que vai poder abusar, mas sempre vai poder comer mais algumas batatas e sentir muito menos culpa por isso!

Veja também: